10 estratégias para empresas bombarem no Tik Tok

Publicidade

Conhecida como uma plataforma de vídeos curtos, o Tik Tok recentemente superou o YouTube em número de visualizações nos Estados Unidos e Reino Unido, segundo estudo da consultoria internacional App Annie. Isso demonstra o sucesso estrondoso que a plataforma vem conquistando.

Segundo a especialista em influência digital e estrategista em mídias digitais, Aline Bak, uma das razões do sucesso do aplicativo chinês se dá pela sua evolução constante desde a sua criação, em 2014, quando ainda se chamava Musical.ly. “Em 2018 que passamos a conhecê-lo pelo seu nome atual, quando a empresa ByteDance comprou a plataforma; desde então, o Tik Tok vem crescendo e revolucionando a forma de se consumir conteúdo online”, explica Bak.

A especialista lembra que o Tik Tok é hoje o aplicativo mais baixado do mundo. E acrescenta que em 2020, o faturamento da empresa mais que dobrou, chegando a 34,2 bilhões de dólares. “O Tik Tok definitivamente mostrou para o que veio, não é modinha; ele chegou para ficar”, diz Bak.

Publicidade

Além disso, a especialista explica que o engajamento na plataforma chinesa é muito mais eficiente do que outras plataformas, por exemplo. “A quantidade de entregas do Tik Tok supera em quatro vezes a do Instagram”, afirma ela.   “Com isso, o microempreendedor consegue impactar mais pessoas e atrair mais clientes com seus vídeos”, conta Bak.

”O sucesso do Tik Tok provocou mudanças nas outras mídias sociais, que acordaram para a grande tendência dos vídeos curtos. Incomodados com o sucesso do Tik Tok, o Instagram lançou o Reels e o Youtube, o Shorts”, conta.

 “É um conteúdo fácil de fazer em casa, rápido, direto e divertido, por isso caiu no gosto dos brasileiros”, explica Aline. “A fórmula deu muito certo, e é um dos motivos de seu rápido crescimento”, destaca ela.

A especialista ressalta que, com a pandemia do coronavírus, o app ganhou muitos adeptos e teve seu crescimento acelerado. “Com a entrada de várias celebridades na plataforma, o Tik Tok conseguiu alcançar ainda mais popularidade. “Uma vez que sua origem remete ao extinto Musical.ly, a influência musical está fortemente presente no Tik Tok atualmente, sendo este um dos de seus diferenciais”, conta Aline.

Para empresas que almejam atrair seguidores e gerar conversão, Bak reforça que o Tik Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma, ela atrai no início os mais jovens, mas vai depois amadurecendo e atingindo também um público mais velho”, explica Aline.

Para empresas que almejam atrair seguidores e gerar conversão, Bak reforça que o Tik Tok é hoje uma rede cheia de oportunidades. “Como toda plataforma, ela atrai no início os mais jovens, mas vai depois amadurecendo e atingindo também um público mais velho”, explica Aline.

 “Sobre os conteúdos mais assertivos para atrair seguidores: música, humor, beleza e culinária são carros-chefes do Tik Tok”, explica Aline.

Confira abaixo dicas importantes dadas pela especialista para empresas que querem bombar no aplicativo:

  1. Torne sua conta comercial. Ao transformar sua conta comerciail, algumas métricas (insights) vão aparecer. “Assim, o empreendedor saberá quais resultados estão sendo alcançados”, explica Aline Bak. Toda mídia social dispõe de métricas, e é de extrema importância que se saiba o que a sua audiência está buscando”, indica Bak.
  2. Tenha uma bio estratégica. “Quando se fala em perfil em rede social, tudo começa pela bio”, diz Bak. “É preciso informar ao público por meio da bio o que você faz, quais serviços ou produtos sua empresa oferece e qual é seu propósito no digital”, indica. “E é possível ainda linkar sua conta do Tik Tok ao seu site e perfil do instagram”, destaca Aline. “Tal como a bio, o nome do usuário também é algo bem estratégico para a empresa”, aponta.
  3. Crie uma experiência para o seu seguidor. “Quando for postar vídeos no Tik Tok, reflita sobre qual tipo de conteúdo faz mais sentido para os seus seguidores e potencial clientes”, explica Aline “É válido ressaltar que eles precisam ser dinâmicos, leves e divertidos”, explica.
  4. Dê dicas sobre a sua área de atuação. “Uma ótima estratégia para o empreendedor atrair o seu público-alvo é transmitir o conhecimento que ele tem sobre a sua área de atuação”, explica Bak. “Fazendo isso, ele ganhará autoridade como especialista”, completa. “Mostrar no Tik Tok ensinamentos e tutoriais, de modo bem dinâmico, tem enorme potencial de engajar potenciais clientes”, recomenda Aline. “Por exemplo, se o empreendedor tiver uma loja de roupas, pode ensinar como montar looks ou, ainda, como se saber que cores e tipos de roupas combinam com cada pessoa”, exemplifica.
  5. Aposte em influenciadores digitais. “Fazer parcerias com influencers é altamente recomendável para fins de divulgação de sua marca no Tik Tok”, ensina Bak. “Isso faz com que seu perfil escale, pois, muitas pessoas confiam na opinião desses formadores de opinião, ” enfatiza.
  6. Mostre os bastidores. “Quanto mais seu público se conectar com você, mais sua audiência irá desejar saber sobre seu dia-a-dia. Você pode fazer isso através de músicas, datas comemorativas, realizar challenges, usar o recurso de imagem acelerada, entre outros. Tudo isso, deve ser incorporado à realidade do seu negócio”, conclui a especialista.
  7. Poste nos melhores horários. Ao transformar sua conta para modo pro do Tik Tok, algumas métricas vão aparecer. “Assim, você saberá em que parte do dia seus seguidores se conectam mais, podendo postar esses horários”, indica Aline.
  8. Utilize as hashtags do momento. Sempre preste atenção nas tendências que estão rolando na plataforma. “Fique de olho nos trends para descobrir essas hashtags e adapte seu conteúdo de acordo com o que está acontecendo. Fazendo isso suas chances de viralizar seus vídeos serão maiores”, explica Aline.
  9. Utilize as músicas. “Como foi dito anteriormente, o Tik Tok é um aplicativo musical, portanto, é interessante sempre ficar de olho nas canções do momento e inseri-las em seus conteúdos”, enfatiza ela.
  10. Tenha consistência e constância. O algoritmo do Tik Tok leva em consideração sua relevância a partir de sua frequência de postagens na plataforma. Por isso, é fundamental manter um ritmo consistente de postagens em sua conta.
Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui