Mais

    4 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2023

    Publicidade

    É hora de olhar para frente e pensar nas tendências de Marketing Digital que farão parte das estratégias de negócios ao longo de 2023. Para Robinson Friede, diretor de marketing na RD Station, “vivemos em um período em que tudo muda muito rápido, então apontar o que vem pela frente não é tarefa das mais simples”.

    Com novos conceitos, siglas, redes sociais, formas de agir, a forma de consumir muda e as empresas precisam estar atentas para enxergar as demandas até mesmo antes que elas surjam. “Isso não significa que as tendências precisam ser coisas muito mirabolantes ou necessariamente revolucionárias – como metaverso ou NFTs, pois ainda são um pouco distantes do dia a dia das pequenas e médias empresas”, diz Friede.

    Publicidade

    O executivo lista abaixo quatro das tendências de marketing digital para ajudar pequenas e médias empresas de diversos setores:

    1. Conversational Marketing – O Brasil é um dos países que mais utiliza o WhatsApp, segundo informações da empresa de pesquisas alemã, Statista. Cerca de 99% dos brasileiros possuem o aplicativo instalado em seus celulares e muitos o utilizam para tarefas do dia a dia, como agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp. O Conversational permite criar conversas que reforçam e criam vínculos entre clientes e empresas ao permitir a criação de fluxos humanizados de mensagens, leads e clientes no processo de vendas.

    2.  Webinars como principal conteúdo educativo – Os webinars podem ajudar a aumentar a popularidade e a visibilidade de uma marca, mas vale destacar que também é o formato de conteúdo que mais atrai leads qualificados. Conteúdos em vídeo chamam atenção por conta das inúmeras possibilidades criativas no desenvolvimento de conteúdos ricos e informativos.  Além disso, o formato ainda funciona como um novo canal de divulgação.

    3. Conteúdo cada vez mais personalizado usando a automação – Não basta apenas disseminar o conteúdo, é preciso ter planejamento. Neste sentido, estratégias de automação de Marketing definidas por segmentação, por exemplo, permite a criação de jornadas super personalizadas. Assim, a empresa de fato segue todos os passos do funil de vendas e o cliente sai satisfeito.

    Publicidade

    4. Conteúdos imersivos e interativos – Foi-se o tempo em que o mesmo conteúdo era apresentado de uma única forma. Hoje, as pessoas consomem conteúdos em múltiplos formatos, diferentes aplicativos e lugares diversos. Vídeos longos no YouTube, ou curtos no Tik Tok, podcasts no Spotify, fotos no Instagram, dentre muitos outros exemplos, mostram como é possível criar de maneira multimidiática. O foco agora é na interatividade.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui