5 dicas para atrair os candidatos ideais para as vagas de TI

Publicidade

Buscar profissionais de TI no mercado não é uma tarefa fácil. A área de tecnologia é muito específica e possui aquela famosa “sopa de letrinhas”, com cargos, linguagens, frameworks e libs. Por isso, muitos recrutadores sentem dificuldades no momento de contratação de um profissional de tecnologia.

Segundo dados do Relatório Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), produzido pela  Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), até o ano de 2024, a demanda de profissionais de tecnologia no país será de 70 mil e, atualmente, por ano, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico.

Pensando neste cenário, Fellipe Couto, CEO e fundador da Vulpi, plataforma que conecta profissionais de TI e empresas, lista algumas dicas para encontrar os candidatos ideais. Confira:

  1. Publicidade

    Tenha uma boa descrição

A descrição de uma vaga é a vitrine dentro da comunicação do processo de recrutamento e seleção. É importante impressionar para despertar o interesse dos profissionais. Esta é a hora de mostrar ao candidato o cargo, as funções, vantagens, os benefícios e muito mais.

Ela também é importante para aumentar a assertividade na contratação. Afinal, quanto mais bem alinhados estiverem as necessidades e os desejos – da empresa e do profissional – melhores as chances de encontrar o profissional ideal. Uma explicação genérica pode acabar trazendo perfis contrários do que se espera.

  1. Entenda a posição

Assim como em todas as outras áreas, é importante saber o detalhamento da oportunidade e o dia a dia da pessoa que será contratada. Isso é importante para a avaliação do currículo ou portfólio, mas também para a entrevista individual. Entenda a fundo a função: quais habilidades técnicas esse profissional precisa? Quais habilidades comportamentais são cruciais? Qual o perfil ideal para essa posição?

Para saber de tudo isso, não basta apenas um formulário respondido pela pessoa que quer contratar, principalmente quando se trata de uma área tão específica, como a de tecnologia. Para se aprofundar ainda mais no entendimento da função e do perfil esperado, converse com a liderança da equipe que está contratando.

  1. Alinhe com a liderança da equipe de TI

Este é um momento importante para que o recrutador entenda os requisitos do cargo, pois é muito comum a gestão dos times pedirem muitos aspectos técnicos. Por isso, é interessante detalhar o que, de fato, é crucial para o dia a dia da pessoa, o que é desejável e, ainda, o que é possível que ela desenvolva durante o trabalho.

Além disso, pergunte quem na equipe já executa uma função semelhante. Deixe claro que o objetivo não é comparar as duas pessoas. A ideia aqui é entender, na prática, como é a rotina de trabalho. Isso facilita na hora de escrever sobre a ocupação e recrutar candidatos.

  1. Capriche no texto

Depois de entender todos os aspectos da função, é o momento de redigir o texto. Uma descrição completa é a base de sucesso do contato entre o RH e a pessoa que será recrutada. Com todas essas informações coletadas nas etapas anteriores, inclua detalhadamente na vaga:

  • Informações sobre a empresa;

  • Projeto que a pessoa irá atuar;

  • Habilidades Técnicas: exigidas, desejáveis e aquelas que podem destacar um candidato;

  • Benefícios;

  • Informações sobre a cultura da empresa e o time;

  • Modelo de contratação, local, horário de trabalho.

Tudo isso pode fazer com que as pessoas se sintam atraídas pela vaga, somando com seus interesses profissionais.

Para não correr o risco de ter erros técnicos no texto, valide termos e jargões com pessoas da área. Isso é muito importante para a atração de talentos. Os profissionais da área podem desconsiderar uma oportunidade por falta de informações ou erros.

  1. Seja objetivo

Existem muitas posições disponíveis para os profissionais de TI, então saiba como despertar o interesse. O encantamento é importante, mas tornar o processo objetivo também é bem fundamental.

Seja objetivo na hora de montar a redação da sua vaga de TI. Vá direto ao assunto, dê destaque ao que é obrigatoriedade e mostre a importância do cargo. Não se esqueça de definir as exigências de seleção. Prefira, por exemplo, avaliar o histórico profissional do que a aplicação de teste. As pessoas costumam avaliar o tempo de candidatura e quanto mais a empresa dificultar esse processo, menos interessados ela pode ter.

Por fim, seja prático também na entrevista individual. Resuma seu roteiro para aquilo que realmente importa. Leve anotado tudo o que é crucial e estabeleça uma conversa franca. Encontrar profissionais de TI pode ser difícil, mas com informações relevantes e uma boa descrição, é possível atrair os melhores talentos para o processo de recrutamento e seleção

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui