5 tendências do mercado financeiro para ficar de olho

Publicidade

O mercado financeiro muda constantemente de acordo com o avanço da tecnologia e com as transformações da sociedade.

Temas como carteira digital e empréstimo online, às vezes, já parecem até assuntos ultrapassados de tão presentes em nosso cotidiano que estão.

Pensando nisso, fizemos este artigo para te mostrar 5 tendências do mercado financeiro para ficar de olho e aproveitar oportunidades.

Novas tecnologias e transformações no mundo das finanças

Publicidade

As novas tecnologias transformaram o mundo das finanças. Isso se intensificou ainda mais com a pandemia porque acelerou um processo digital que já vinha acontecendo naturalmente.

A chegada do PIX e a inteligência artificial dos bancos a todo vapor provam essas transformações. E quem não se atualiza acaba ficando para trás. 

Por isso, é essencial entender como o mercado está se comportando para poder aproveitar ao máximo os benefícios tecnológicos como pagamento digital e empréstimo online.

O futuro das finanças é digital

Uma certeza que temos é que o futuro das finanças é digital. Isso não significa que os bancos tradicionais irão acabar e que as fintechs substituirão esse modelo econômico. 

Porém, as instituições financeiras estão se atualizando e já implementam soluções digitais para os seus clientes. Com isso, os bancos disponibilizam aplicativos bem completos em que você consegue realizar pagamentos, transferências, pedir empréstimos, realizar investimentos e até aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Além disso, cada vez mais surgem bancos 100% digitais. A agilidade dos procedimentos e a melhora da experiência do usuário são os principais fatores que atraem clientes para esse novo modelo de pagamento.

A segurança tem cada vez mais importância

Assim como o futuro das finanças é digital, a segurança também ganha cada vez mais importância nesse novo cenário tecnológico.

Os dados da ClearSale mostram que as tentativas de golpes digitais cresceram 83,7% quando comparado ao ano passado. Esse número é alarmante e resulta em vazamento de dados, fraudes e roubo financeiro.

Por isso, bancos e instituições financeiras investem pesado em segurança para garantir que transações econômicas sejam confiáveis sem perder a agilidade e desburocratização dos procedimentos.

Experiência do consumidor

Outra tendência clara é o foco na experiência do consumidor. As pessoas estão cansadas de ligações longas que não resolvem problemas ou oferecem empréstimos de maneira insistente e incômoda. Com os bancos digitais, enfrentar filas e perder tempo também virou um pesadelo para muitos clientes.

Por isso, as instituições financeiras estão se modernizando e focando em conquistar clientes através de um serviço de qualidade que os deixem satisfeitos.

Os sites e aplicativos de celular estão cada vez mais diretos e responsivos, para que as pessoas encontrem rapidamente o que procuram e resolvam seus problemas.  Além disso, muitos bancos já oferecem a opção de chat online para que os clientes falem com um assistente virtual e solucionem suas dúvidas com agilidade.

Com o surgimento de novos bancos e a modernização das instituições antigas, a oferta está alta e as pessoas podem escolher entre diversas opções. Como já é possível encontrar muitos bancos oferecendo anuidade gratuita de cartão de crédito e taxas baixas em geral, a experiência do consumidor virou um diferencial importante para conquistar clientes e fidelizá-los.

Novas formas de investimento

Todas essas transformações também mudam a forma de investir. Esse é um setor que oscila bastante e varia com a inflação, a taxa Selic e outros fatores. Mas o avanço da tecnologia e o surgimento de novos investimentos aceleram ainda mais essas mudanças.

Primeiramente, quando falamos em investimento, sugiro que você pesquise, pelo menos semestralmente, sobre o que está valendo mais a pena. Em 2021, por exemplo, o Tesouro Direto e o CDB são boas opções. Com a taxa Selic alta, o próprio Tesouro Selic é um ótimo investimento. Lembre-se de manter a sua carteira diversificada, para reduzir os seus riscos e melhorar a sua rentabilidade.

Mas você pode inovar e apostar em novas formas de fazer o seu dinheiro render. E uma dessas alternativas é a criptomoeda. 

Criptomoedas

Criptomoedas são moedas digitais que não são emitidas por nenhum governo. Hoje já existem várias opções. Mesmo assim, a mais famosa delas segue sendo a bitcoin.

Essas moedas funcionam como dinheiro. Ou seja, elas podem ser usadas como meio de troca e como reserva de valor, por exemplo. Falando sobre investimento, a variação de preço dessas moedas ocorre de acordo com a oferta e demanda. Ou seja, quando muitas pessoas estão buscando criptomoedas, os preços delas sobem.

NFT

Outra alternativa de investimento recente é o NFT, sigla de Non-Fungible Token. Na prática, NFTs são bens digitais em que você adquire um bem que só existe na internet e pode vendê-lo depois.

Vou te dar alguns exemplos para você entender a força desse mercado. O Nyan Cat, aquele meme de um gato deixando rastros de arco-íris, foi vendido por US$ 580 mil. Já a NBA vendeu momentos marcantes dos jogos. Só o lance de LeBron James valeu US$ 200 mil. 

Ou seja, qualquer coisa pode virar investimento se há um grupo de pessoas vendo valor naquilo.

Colaboração entre bancos e fintechs

Com a necessidade de modernização urgente, os bancos e fintechs são cada vez mais parceiros e menos competitivos. E isso faz sentido porque os grandes bancos têm dinheiro para investir e uma grande quantidade de clientes. Enquanto isso, as fintechs têm soluções inovadoras, ágeis e focadas na boa experiência do cliente.

Por isso, a colaboração entre bancos e fintechs tem sido um movimento natural em que ambos saem ganhando, inclusive o mercado, que recebe serviços melhores.

Conclusão

O mercado financeiro muda constantemente. Por isso, você deve prestar atenção nas 5 tendências que vieram para ficar. 

O foco na experiência do consumidor e as novas formas de investimento revolucionam as instituições financeiras e as formas de fazer negócio. 

As pessoas usam a sua carteira digital até para fazer empréstimo online, e quem não acompanha essas transformações, acaba ficando obsoleto.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui