5G Apresenta Maior Crescimento de Qualquer Tecnologia Móvel da História

0

• 229 Milhões de Conexões 5G; adoção 4x mais rápida comparada com a LTE • Número de Assinantes 5G Apresenta Crescimento Trimestral de 66% • 143 Redes Comerciais 5G Já Em Operação

De acordo com a 5G Americas, a associação setorial e a voz da 5G e LTE para as Américas, o número de assinantes da quinta geração de tecnologias sem fio “5G” está crescendo quatro vezes mais rápido comparada com a 4G LTE, apesar da pandemia global e os desafios econômicos.

De acordo com dados da Omdia, em termos globais, a 5G adicionou 225 milhões de assinantes entre o 3T19 e 3T20, um nível que a 4G LTE demorou quatro anos para atingir. Em dezembro de 2020, a 5G registrou 229 milhões de assinaturas globais, um aumento trimestral surpreendente de 66% – e deve atingir 236 milhões de assinaturas globais até o final de 2020.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, observou que “A emergência de redes 5G com velocidades mais altas e menor latência está acontecendo num momento importante, quando as pessoas estão migrando para o trabalho remoto. Esse reajuste histórico claramente revela a demanda por conectividade móvel contínua, num contexto de distanciamento físico e social que está mudando a maneira de trabalhar, viver e se divertir”.

De acordo com dados da TeleGeography, 29 novas redes 5G entraram em operação no 3T20, levando a 143 o número de redes comerciais 5G em operação no mundo inteiro, número este que deve atingir 180 até o final de 2020.

O consumidor e o setor também se beneficiaram do crescente número de dispositivos 5G no mercado e de acordo com o último Relatório de Novembro de 2020 da Ericsson Mobility, 69% dos fornecedores de produtos de maior qualidade lançaram smartphones 5G para essas redes.  A Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA) observou que 519 dispositivos 5G foram anunciados, dos quais 303 já estavam disponíveis no mercado até o final de novembro de 2020.

Além da tecnologia 5G, a 4G LTE também está demonstrando um crescimento saudável, ultrapassando as projeções de 5,73 bilhões para o final do ano e atingindo 5,8 bilhões até o final de 3T20. Dessas projeções, 506 milhões de conexões LTE 4G devem vir da América do Norte e 406 milhões da América Latina e Caribe.

Em termos regionais, a América do Norte registrou 3,4 milhões de conexões 5G e mais de 500 milhões de conexões LTE no final do 3T20. Na região, isso representa crescimento trimestral de 47% para a 5G, ou mais de 1 milhão de novas conexões 5G durante o trimestre. Os números também representam crescimento trimestral de 3% para a LTE, que atraiu 14 milhão de novos assinantes durante o trimestre e mantém sua longa trajetória de crescimento.

Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, afirmou que “O número de conexões móveis de alta velocidade continua crescendo devido ao maior número de área urbanas com cobertura de serviços 5G no Brasil e a expansão da LTE em áreas urbanas e rurais na Colômbia e no Peru. Nessa região, novos processos de alocação de frequências no Chile, República Dominicana e Peru devem acelerar a construção de novas redes 5G, consolidando seu papel como a tecnologia móvel de maior crescimento na América Latina e Caribe”.

Com a tecnologia 5G apenas iniciando sua trajetória na América Latina e no Caribe, a região registrou 1.189 novas assinaturas 5G durante o trimestre, atingindo um total de 4.874, representando 32% de crescimento trimestral sequencial.  De acordo com as projeções da Omidia, a América Latina e o Caribe devem registrar 184.000 novas conexões 5G até o final de 2020. No entanto, a adoção da 5G foi mais lenta que esperada na América Latina e as assinaturas não devem atingir os números previstos. Do outro lado, a LTE manteve sua trajetória de forte crescimento, terminando o 3T20 com 391 milhões de assinaturas LTE (4% de crescimento trimestral).

O número de redes usando tecnologias 4G e 5G em dezembro de 2020 é resumido a seguir:

Global: 

  • 5G: 143
  • LTE Advanced: 338
  • LTE: 680

América do Norte: 

  • 5G: 9
  • LTE Advanced: 10
  • LTE: 21

América Latina e o Caribe:

  • 5G: 11
  • LTE Advanced: 49
  • LTE: 124

*Fonte: TeleGeography e 5G Americas

Para saber mais e visualizar uma série de gráficos estatísticos sobre a família de tecnologias 3GPP, além de uma lista de redes LTE e 5G por operadora e região, visite www.5GAamericas.org. As informações sobre assinaturas e projeções são fornecidas pela Omidia e dados sobre a implementação de redes são da TeleGeography (GlobalComm).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui