6 maneiras de pedir uma promoção ao seu chefe!

Publicidade

Ter um plano de carreira é muito importante para que os profissionais enxerguem seus momentos e futuros dentro de uma empresa e saibam como alcançar novos patamares de acordo com o tempo de trabalho.

Muitos lugares, porém, não deixam esse plano claro e o colaborador se sente pressionado e, muitas vezes, com medo ou sem saber quando é o momento ideal para pedir sua promoção.

Para ter uma resposta positiva e crescer dentro do ambiente é importante ter atenção a alguns aspectos e, por isso, reunimos dicas importantes para você. Confira!

1. Mostre seus resultados

Publicidade

Para entender sobre o momento correto de pedir um aumento ou uma promoção, é preciso fazer uma autoanálise sobre seu desempenho. É claro que todo mundo quer ganhar mais, mas só esse desejo é suficiente?

Sendo assim, o primeiro item a se pensar é sobre seu desenvolvimento na empresa. Mapeie suas entregas, seus resultados positivos e o que você tem dado de retorno para o negócio.

É importante mostrar ao chefe que você merece uma promoção e o pedido deve ser baseado em fatos e não apenas no simples querer. Portanto, mapeie seus resultados e mostre o quanto seu trabalho faz diferença e tem contribuído para o negócio.

2. Tenha um planejamento

É interessante mostrar para seus líderes que você quer crescer dentro da empresa e que uma promoção é parte desse caminho profissional da sua carreira. Mais do que um simples aumento de salário, demonstre o quanto a promoção é importante para seus planos e como ela caminha junto com seus objetivos.

Ter um planejamento, seja de vida pessoal ou profissional, é importante para que se caminhe aos resultados e mostrar planejamentos dentro da almejada posição faz toda a diferença para que os gestores entendam a sua vontade de seguir contribuindo na organização.

3. Apresente dados do mercado

Além de olhar para seus resultados e desempenho, é crucial fazer uma pesquisa de mercado para ter informações e dados de base para apresentar.

Busque em outras empresas, sites de vagas, converse com colegas de profissão e levante referências sobre como está o salário e a função para as atividades que você desempenha.

Muitas vezes as pessoas iniciam na empresa como júnior, incorporam muitas atividades, mas não são promovidas, não é mesmo? É interessante entender como isso tem acontecido no mercado e unir essas informações às suas tarefas, tempo de experiência e formações na área para compor seu argumento.

4. Apresente uma proposta

Antes de pedir um aumento de salário ou um novo cargo, é importante saber qual cargo está disponível para seu crescimento, onde você e suas tarefas se encaixam na organização e ter base para não chegar apenas com “gostaria de ser promovido”.

Faz toda a diferença apresentar os argumentos anteriores, assim como ter bases salariais, escopo de trabalho e mapeamento de novas responsabilidades para que seu gestor enxergue ainda mais valor na sua atuação.

É preciso estar aberto para negociações, afinal, nem sempre os gestores e empresas vão aceitar de primeira o cargo ou salário desejado, mas ter ideia de onde se quer chegar é importante para não aceitar o que não vale a pena para sua carreira.

5. Entenda a situação da empresa

Por melhor que seja sua performance e resultados, caso a empresa passe por um momento delicado no mercado, mais difícil torna-se de existir mudanças de cargos e, principalmente de salários, não é mesmo?

Leve em consideração o cenário geral da organização, se há mais contratações ou demissões, se há reclamações dos líderes quanto aos resultados e perceba como está o clima dentro do negócio.

Olhar de forma estratégica para a empresa pode te poupar de pedidos rejeitos e de mal-estar gerado por tocar nesse assunto em momentos delicados.

6. Escolha um bom momento

O relacionamento com os líderes influencia na resposta para a promoção e é importante escolher “a hora certa” para essa conversa. Essa não pode ser uma conversa rápida, informal e de corredor, portanto, é preciso se preparar para que ela seja feita com tempo e da melhor forma possível.

Observe sua liderança, entenda como está sua semana e agenda e busque por momentos mais tranquilos. Procurar pelos líderes em tempos de grandes entregas, pressão e estresse, pode ser uma frustração.

Pedir um aumento e promoção é um momento importante na vida do profissional e ter estratégias para esse pedido faz toda a diferença para que a resposta tenda a ser positiva. Como você está em seu cargo? Acredita que é a hora de dar um novo passo? Aproveite nossas dicas e entenda mais sobre sua carreira e seu momento!

 

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui