6 palavras-chave que vão te ajudar na entrevista de emprego

Publicidade

A perspectiva de uma entrevista formal de emprego pode gerar medo e ansiedade, mas com uma preparação prévia, é possível se comunicar com segurança e aumentar as chances de conseguir um novo emprego. Uma maneira de se preparar para uma entrevista é fazer uma lista de palavras do vocabulário familiar de sua área de trabalho, para elaborar conceitos e frases alinhados a habilidades pessoais que ajudem a explicar suas qualificações e traços de personalidade.

Apresentar as melhores respostas sobre a sua personalidade, experiência e habilidades de trabalho é apenas parte do processo de preparação para uma entrevista. Também é importante saber sobre a empresa. Felipe Calbucci, Diretor de vendas do Indeed, afirma que a pesquisa além de mostrar interesse é uma fase crucial na preparação para a discussão na entrevista.

“O candidato pode começar lendo os comunicados oficiais, como o site da empresa, mídias sociais e comunicados à imprensa. Pesquise a história e os valores essenciais da organização, como ela se encaixa no setor. Procurar a empresa em sites como o do Indeed também pode ajudar a conseguir informações sobre a empresa antes da entrevista”, analisa Calbucci. “É importante conhecer os detalhes da descrição do cargo e, na entrevista, citar palavras-chave e explicar como sua experiência e habilidades se enquadram na vaga pretendida”.

Publicidade

Enquadrar a discussão em torno de palavras positivas e fortes pode te ajudar a adquirir confiança e equilíbrio durante qualquer entrevista. Por isso, o site de empregos Indeed traz uma lista de 6 palavras essenciais para demonstrar mais assertividade durante a entrevista e que vão contribuir para o seu sucesso no processo de seleção.

  1. Motivação

Quando estiver em uma entrevista, tente dizer: “estou motivado em discutir o que posso trazer para a sua empresa”. É uma linguagem positiva e esperançosa que mostra que você tem confiança em suas habilidades. Em seguida, durante a entrevista, você pode usá-la para explicar os aspectos da vaga que mais gostaria de desempenhar ou explicar seu estilo de trabalho.

  1. Respeito

Após se familiarizar com a empresa, você pode descrever ao entrevistador aspectos específicos sobre os produtos, práticas, diversidade ou projetos da empresa que você respeita. Expressar seu respeito mostra que você pesquisou a companhia e te ajudará a falar sobre detalhes que podem levar a uma conversa mais profunda sobre esses tópicos. Você também pode descrever mentores ou líderes e as qualidades sobre eles que você respeita e se inspira.

  1. Oportunidade

“Oportunidade” é uma palavra que descreve as chances que você já teve de desenvolver suas habilidades e mostra possibilidade e gratidão. É frequentemente associada a uma oferta de emprego em um ambiente de entrevista. Você pode falar sobre oportunidades anteriores e como está animado com as perspectivas de oportunidades futuras.

  1. Experiência

Embora seu currículo deva falar de sua experiência de trabalho, geralmente é um resumo das muitas tarefas que você realizou durante sua carreira. Quando possível, é bom descrever na entrevista suas funções, projetos ou resultados em termos de sua experiência de trabalho, de estudos e intercâmbios que sejam relevantes durante uma entrevista. Usar a palavra “experiência” vai te ajudar a soar como alguém qualificado e até um especialista.

  1. Liderança 

Mesmo que você não esteja em uma entrevista para um cargo de gestão, a liderança em qualquer função é valiosa. Descreva uma ocasião em que você recebeu uma posição de liderança ou experiências que o ajudaram a desenvolver habilidades de liderança. Pense sobre o que ser um líder significa para você e, então, elabore sua fala.

  1. Flexibilidade

Se você puder demonstrar que pode trabalhar com várias pessoas em muitos ambientes diferentes, como o trabalho remoto, e se adaptar a mudanças em projetos, prazos e escopo, mostrará como pode ser uma adição flexível e positiva para o time. Você pode explicar como se adaptou a uma mudança nas circunstâncias no passado e o que ser flexível ensinou a você sobre si mesmo.

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui