7 dicas para mandar bem em uma entrevista de emprego

Publicidade

Se preparar para uma entrevista é essencial para chegar cada vez mais perto do tão desejado sim. Receber uma ligação com o tão esperado sim é o desejo de muitos profissionais e, para impressionar gestores, analista de RH e outras pessoas que podem compor uma “banca de avaliação” é preciso se preparar para se destacar em meio a outros talentos.

Ir para uma entrevista de emprego é muito mais do que vestir uma roupa bacana, mas é importante se preparar para que esse momento seja leve e não seja de grandes tensões e medo para o talento.

Você sabe como mandar bem em uma entrevista de emprego e se preparar para esse importante momento? Confira algumas dicas que reunimos para você!

  1. Pesquise sobre a empresa
Publicidade

Muitas vezes os profissionais mandam tantos currículos e participam de tantos processos que esquecem sobre algumas empresas, não é mesmo?

É preciso chegar conhecendo o mínimo do local e, para isso, o candidato precisa se preparar e buscar informações sobre a vaga e empresa em que você se candidatou.

Antes da entrevista acontecer, dê uma olhada no site e nas redes sociais da organização, entenda um pouco mais sobre o trabalho realizado. É muito relevante para os recrutadores perceber que o candidato se preparou, fez pesquisas e se mostra interessado pela organização e posição.

  1. Tenha atenção na sua postura

A postura é muito avaliada pelos times de RH, afinal, mais do que respostas e currículo, a forma como um candidato se porta diz muito sobre ele. Por isso, tenha atenção aos seus sinais corporais, mantenha contato visual, procure não se mexer tanto, sente-se de forma confortável e com boa postura.

Tenha atenção no seu tom de voz, fale com calma e de forma a ser ouvido, transmita confiança e credibilidade naquilo que você está falando e apresentando. 

3. Estude as perguntas mais comuns

Algumas questões estão presentes em basicamente todas as seleções e, para isso, é interessante estudá-las com antecedência e dedicação para preparar as melhores respostas.

Imagine-se respondendo perguntas como “por que você se interessa em trabalhar na empresa?”, “Quais são seus pontos fortes e fracos?”, “Do que você mais se orgulha?”, “Quais são suas maiores conquistas?”.

O autoconhecimento é crucial para saber responder perguntas importantes e comuns no mercado de trabalho.

4. Esteja preparado para responder perguntas difíceis 

Nem sempre as perguntas são as comuns e clássicas e é preciso saber responder sobre elas também. É natural que os profissionais fiquem nervosos e levem algum tempo a pensar sobre algumas questões, mas é importante se mostrar preparado e pronto para falar sobre sua vida pessoal ou profissional.

Aqui, conhecer sobre a empresa faz mais uma vez muito sentido, afinal, é importante responder de acordo com o que se conhece sobre a cultura e valores da organização.

5. Foque em resolver o problema do recrutador

Para contratar profissionais a empresa tem problemas e demandas a resolver, certo? É importante ter olhar para isso e se mostrar disponível e atento às necessidades da empresa.

De acordo com o que é explicado, entenda quais são as necessidades da empresa e baseie suas respostas nessas carências para demonstrar que você pode fazer toda a diferença para o setor.

6. Utilize o método estrela

Na entrevista de emprego, principalmente para quem já tem experiência profissional, é sempre importante mostrar resultados e cases de sucesso. Para apresentar suas entregas e realizações profissionais você pode utilizar a técnica STAR, estruturando os casos em Situação-Tarefa-Ação-Resultado.

Com a metodologia é possível apresentar em uma sequência lógica e estruturada suas conquistas e demonstrar valor para os recrutadores.

É importante pensar em seus cases de sucesso e estruturar os acontecimentos da vida pessoal e profissional para apresentar o melhor de você em tão pouco tempo.

7. Faça boas perguntas

Não é apenas respondendo às perguntas do entrevistador da melhor forma que você pode ganhar pontos com ele. Fazer perguntas também é importante, afinal, isso demonstra seu interesse e sua pesquisa de informações sobre a empresa.

Tome cuidado para não fazer perguntas simples demais e foque no que realmente faz sentido para você e para sua posição.

Se preparar para uma entrevista de emprego é essencial para que o tão desejado sim seja possível e sua carreira vá para novos lugares. Como você se prepara para esses momentos? Aproveite nossas dicas e se destaque em seu próximo desafio! 

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui