7 Dicas para melhorar a sua captação de leads

Publicidade

A captação de leads é uma das estratégias de marketing digital conhecida por ter grande impacto na conversão de clientes em potencial, afinal, o consumidor moderno prefere ter conhecimento prévio de um negócio antes de fechar a compra de um produto ou serviço.

Atualmente, os profissionais que sabem como fazer essa obtenção de leads, que nada mais são do que potenciais clientes de uma empresa, são considerados essenciais dentro das principais companhias no mundo, pois são responsáveis por ter um grande capital.

Entenda mais sobre esse assunto, bem como algumas dicas essenciais para aumentar os leads da sua companhia no artigo de hoje. Além disso, fique por dentro sobre o que de fato significa a captação de leads para as companhias no mundo digital. Acompanhe!

O que é a captação de leads?

Publicidade

Antes de compreender como funciona a captação de leads, é preciso entender seu significado, que trata-se de um cliente em potencial da empresa, que mostrou interesse em algum conteúdo ou serviços e produtos, mas que ainda não concretizou a ação.

Geralmente, os negócios fazem a captação de leads por meio de produtoras de conteúdo e outras formas de comunicação direta com o cliente, possibilitando formulários e obtenção de informações para que o contato continue após o interesse imediato.

Por exemplo, é comum vermos em sites de empresas como lojas de móveis que vendem quarto planejado casal, cujos produtos são adequados para cada interesse e disposição do imóvel de um cliente, formulários para preenchimento de informações, como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone para contato;
  • Localização da residência.

A partir da obtenção desses e dados similares, o setor de venda entra em ação para explicar as condições de compra e tirar todas as dúvidas sobre a aquisição, podendo verificar se de fato aquele cliente seguirá desejando fechar o negócio.

Em outros casos, as empresas podem passar a produzir conteúdos interessantes para usuários na internet, como passo a passo de cronograma capilar para crescimento, feito por uma empresa de produtos para cabelo de atuação regional, por exemplo.

As pessoas que se interessarem vão preencher um formulário, informando que desejam receber conteúdos em seu e-mail, salientando se permitem que a empresa entre em contato por esse canal para oferecer condições de serviços exclusivos.

Além disso, todo negócio que concede informações sobre um produto ou serviço e solicita as informações desses possíveis clientes, está na verdade criando uma forma de captura de leads, que será essencial para entender o quanto a empresa é procurada.

Qual o impacto dessa captação?

Os impactos da captação de leads podem ser considerados interessantes para o setor comercial, visto que, quanto mais pessoas interessadas, mais será a probabilidade de uma empresa fechar contratos de serviços como uma reforma de varandas.

Entender como é possível aumentar a captação faz com que a empresa crie mais oportunidades de convencimento de clientes para a ação de compra, seja por contatos pessoais ou por conteúdos que eduquem e interessem aquele lead.

Um bom exemplo disso é uma empresa na área de construção, que está começando a captar clientes para o lançamento de um novo método de reformas de casas, baseado, em especial, na utilização de materiais 100% sustentáveis e reutilizáveis.

Por meio da divulgação pelas redes sociais, foi colocado à disposição dos clientes que desejavam mais informações um formulário de inscrição, onde o e-mail e o telefone eram solicitados, deixando claro que haveria um contato após o preenchimento.

Em seguida, por meio de ligações ou contato pelas redes sociais, a empresa tem mais artifícios para convencer aquele cliente em potencial da compra, oferecendo condições especiais e muitas vezes inéditas, para que aquela pessoa venha a fechar o negócio.

Como dito, essa conversão pode acontecer por meio da própria rede social, caso os conteúdos compartilhados interessem um futuro consumidor, a ponto dele se decidir pela compra por meio de postagens nas quais achou o produto interessante.

As principais estratégias para aumentar leads

Agora que você entendeu mais sobre o que são os leads e já sabe porque eles são fundamentais, conheça mais sobre as principais estratégias utilizadas pelas empresas para aumentar o número de leads e possibilitar cada vez mais chances de vendas.

1. Conteúdos com formulários de conversão

Os formulários de conversão são itens prioritários para as companhias captarem leads, afinal, sem esses artifícios, seria mais difícil reter as informações de um potencial cliente, além de já trabalhar na indução da ação de compra, por meio do contato direto.

Além de trabalhar para compor o que vai constar no formulário, indo desde informações básicas até dados pessoais, é importante saber localizar bem essa caixa dentro do site, identificando quais os lugares na plataforma são mais visualizados.

2. Pop-ups são essenciais

Os pop-ups, janelas que aparecem nas páginas de sites no momento em que eles são abertos, são ótimas alternativas para captar leads, visto que aparecem em um momento não esperado, e podem trazer novidade e chances de promoções, por exemplo.

Digamos que uma empresa do ramo de arquitetura esteja ofertando uma nova promoção, que dá desconto para a aquisição de armário pequeno para escritório. Por ser uma oportunidade interessante, é algo que deve ser inserido em um pop up no site.

Para deixar a janela mais interessante, as empresas podem trabalhar bem o visual e a comunicação feita, justamente para induzir o cliente ao interesse e à divulgação de dados necessários para que a captação desses leads seja feita.

3. Redação focada em conversão

Trabalhar a forma de comunicação visual também pode ser feita em conjunto com os conteúdos do site, algo essencial para que o convencimento pela opção à empresa seja feito com maior ênfase, apresentando menos chances de escape da página.

Por exemplo, em uma campanha de um novo hidratante para o rosto pele oleosa, é importante que o redator utilize expressões e palavras-chave assertivas, que induzam o desejo e o sentimento de posse daquele cliente, aumentando as chances de interesse.

Uma boa aposta das empresas é o trabalho com copywriters, redatores profissionais da área de comunicação social que são responsáveis pelo desenvolvimento de textos voltados apenas para o impulsionamento de vendas e desejos de consumo.

4. Invista em ferramentas de otimização

Uma opção que tem movimentado os setores de marketing em empresas que focam na captação de leads é a utilização de programas de otimização, capazes de disparar conteúdos e captar, com maior facilidade, dados de leads.

Por meio de um programa próprio para esse objetivo, uma empresa do setor de reforma de loja consegue saber, com maior exatidão, quantos leads foram convertidos em cada uma das plataformas trabalhadas pelas equipes de marketing e vendas.

Além disso, por meio dessas ferramentas, fica cada vez mais fácil enviar e-mail marketing, uma das tantas formas de comunicação com os leads, para um grande número de pessoas, algo comum dentro do esquema de captação.

5. Faça testes constantes

Ainda que a forma como você trabalha a captura de leads seja interessante e apresenta bons resultados, é essencial focar na testagem dessas estratégias, buscando verificar de que forma comunicacional os possíveis clientes mais se interessam por uma empresa.

Digamos que em um site de uma loja de reforma de fachada estejam sendo feitos testes de captação de leads, utilizando duas formas de linguagem e comunicação visual diferentes, na busca pela preferência entre clientes, ou a que mais atingiu o público.

Por meio de uma resposta concreta, baseada em acessos de leads, é possível traduzir essa comunicação em uma campanha mais bem estruturada, podendo potencializar esses resultados com a compra de anúncios em plataformas como o Google e em sites parceiros.

6. Considere métricas e relatórios

Ainda que os bons resultados e a captação de leads na sua empresa estejam excelentes, é interessante considerar verificar constantemente as métricas e os relatórios de trabalho das equipes de comunicação responsáveis pela retenção de potenciais clientes.

Os números mais baixos dentro de um relatório poderão indicar uma boa mudança estratégica na comunicação, já os mais altos, poderão trazer uma resposta de um bom trabalho, que deve ser continuado e ainda mais engajado.

7. Promova ações e eventos

Ações e eventos, em especial os que acontecem online, como lives, webinários, palestras e outras transmissões dentro de plataformas podem ser utilizadas na captação de leads por parte da empresa, o que muitas vezes fica de fora das estratégias das corporações.

Aproveite para colocar em pauta assuntos relevantes, como tendências, e chame a atenção do público para questões que eles solicitam e mostram importância, ou na participação de convidados famosos, como referências do entretenimento e do mundo corporativo.    

Conclusão

A captação de leads é um passo decisivo dentro de empresas para a retenção de mais potenciais clientes, oportunidade em que profissionais podem utilizar para convencê-los de uma compra. Dessa forma, seguir as estratégias certas para isso é essencial.

Neste artigo, abordamos algumas das técnicas que todo negócio precisa saber para ter sucesso na conversão de potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui