quinta-feira , 25 abril 2024
Ínicio Empreendedorismo A arte da negociação e a busca por soluções financeiras durante a pandemia de covid-19  
Empreendedorismo

A arte da negociação e a busca por soluções financeiras durante a pandemia de covid-19  

1.1k
Compartilhe

Por Henrique Carbonell * 

Quem resolve empreender no Brasil sabe que não é tarefa fácil. A própria complexidade inerente à operação de uma empresa mistura-se a questões econômicas e tributárias externas, fazendo o empresário ter atenção máxima a todos os detalhes. A partir de março, mais uma peça entrou nesse tabuleiro, dificultando as jogadas das empresas: a pandemia de covid-19. O avanço rápido da doença provocou uma onda de incertezas, congelando investimentos e diminuindo receitas em muitos setores. Justamente nessas horas que é preciso demonstrar uma habilidade imprescindível na arte de empreender: a negociação.

Com mais de cinco meses de pandemia, e números de infectados e de mortes que teimam em não diminuir, os empreendedores começam a demonstrar adaptação ao novo cenário, buscando alternativas para sobreviverem ao momento difícil e, claro, crescerem assim que possível. A pesquisa Pequenos negócios e o enfrentamento da crise do coronavírus, realizada pelo Sebrae, aponta, entre outras tendências, a operação mais sustentável, com foco na produtividade e sem desperdício financeiro, bem como a ampliação de parcerias com fornecedores e parceiros.

É a medida mais adequada à realidade que as empresas de diferentes segmentos e tamanhos estão encarando atualmente. Quando o presente é desafiador e o futuro, incerto, quais são os próximos passos no tabuleiro corporativo? O erro aqui é imaginar que se deve caminhar sozinho entre as adversidades. A ordem agora é rediscutir contratos, realocar investimentos e readequar os planejamentos às novas demandas – algo que só é possível quando as organizações se unem em busca de soluções em conjunto que atendam a todas as partes envolvidas.

Não há como manter projetos e acordos estabelecidos antes da pandemia diante das transformações que a doença está provocando em todo o mundo. Prazos de pagamentos e de processos podem – e devem – ser renegociados e estendidos, permitindo que todos possam se adequar aos novos desafios. Fornecedores de soluções tecnológicas devem buscar um caminho em comum com seus clientes, garantindo haver o mínimo de problemas para todos. Fala-se tanto em “novo normal” nas relações de trabalho e nos modelos de negócios, então por que a parte operacional deveria continuar no jeito “antigo”?

O ditado popular nunca pareceu tão verdadeiro quanto agora: em tempos de pandemia, é melhor ter um pássaro na mão do que dois voando. Melhor do que insistir em manter um planejamento financeiro feito antes da pandemia, com todo o desgaste que isso pode causar no relacionamento com seus stakeholders e na própria imagem da marca, é apostar na aproximação com essas empresas, reforçando a preocupação do negócio com a rentabilidade de toda a cadeia e, mais importante, mostrando-se disposto a agir em prol de um bem comum ao setor em que atua.

Fazer uma boa negociação é o objetivo de qualquer empreendedor – e matéria-prima necessária para o sucesso da organização. Contudo, é preciso reconhecer que a negociação só é boa quando traz vantagens a todas as partes envolvidas. Essa premissa já era obrigatória em situações normais e torna-se essencial agora. Quando há mais dúvidas do que certezas no futuro, o melhor é sentar, se aproximar de seus parceiros e entender o que pode ser mudado para não prejudicar ainda mais a rentabilidade de toda a cadeia. Juntos fica mais fácil superar as adversidades que surgirão no caminho.

* Henrique Carbonell é sócio-fundador da Finanças 360º, empresa especializada em sistema de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejo www.f360.com.br  e-mail: [email protected]

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Dívidas milionárias impulsionam a trajetória de uma empreendedora que mudou as regras do jogo

Em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, uma jovem enfrentava...

Rede de franquias aposta em importação direta da China para ampliar catálogo de produtos e impulsionar vendas

Em uma estratégia audaciosa para fortalecer sua presença no mercado e oferecer...

Vai abrir um negócio? Veja 5 dicas para impulsionar suas vendas

No Brasil, o mercado de varejo continua a mostrar sinais de recuperação...