terça-feira , 19 março 2024
Asian woman using alcohol spray on tissue clean mobile phone before use it for protect coronavirus. Female clean surface for hygiene when social distancing stay at home and self quarantine time.
Ínicio Celulares Álcool em gel pode danificar seu celular. Saiba como higienizar corretamente o aparelho
Celulares

Álcool em gel pode danificar seu celular. Saiba como higienizar corretamente o aparelho

971
Compartilhe

Os cuidados básicos para evitar a Covid-19 devem continuar fazendo parte da nossa rotina em 2021, enquanto o plano de imunização avança em território nacional. O uso de máscara e álcool em gel nas mãos são muito importantes, bem como a descontaminação de objetos de uso pessoal que são muito tocados no dia a dia, como  é o caso do  aparelho celular. No entanto, a higienização do dispositivo não pode ser feita de qualquer maneira, destaca Clayton Mangulin, CEO e fundador da Campinas Celulares, rede de assistência técnica e venda de acessórios para smartphones. “Atendemos muitos casos de pessoas que tentaram desinfetar o objeto em casa e o que fizeram foi diminuir sua vida útil, isso porque o álcool em gel possui componentes que oxidam as peças dos aparelhos”, afirma. Veja abaixo, a melhor maneira de desinfetar seu telefone sem comprometer o funcionamento dele.

Use álcool isopropílico 

O álcool isopropílico 70% é o mais indicado para limpeza de componentes eletrônicos e metais, pois é puro e evapora mais rápido. Produtos em gel não devem ser usados, por conter emulsificantes e hidratantes que grudam nas peças dos aparelhos, além de danificar a tela e a câmera do celular. Além disso, é preciso tomar cuidado com a quantidade de álcool, não é aconselhável aplicar diretamente o produto no aparelho, é necessário utilizar um pano cujo tecido não solte fios, como a flanela, por exemplo, muito utilizada para limpeza de óculos de grau.

Desligue o aparelho 

Antes de fazer a limpeza, desligue o telefone e jamais tente higienizá-lo com o cabo e carregador conectados na tomada. A umidade dos produtos de limpeza podem se infiltrar e percorrer circuitos eletrônicos causando curtos e até danos irreversíveis ao dispositivo.

Higienize a capinha

Por fim, limpe também o case do aparelho, caso esteja utilizando um. Capinhas de  plástico, silicone ou material semelhante podem ser lavadas com água e detergente ou sabonete líquido, mas é preciso deixar secar bem antes de colocá-las de volta no telefone móvel. Se o acessório for metalizado, pode utilizar o álcool isopropílico 70%, com cuidado, sem exagerar na quantidade de produto.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Smartphones mais aguardados para 2024

As principais fabricantes de celulares do mundo, como Apple, Samsung, Motorola e...

7 truques que ajudam a tirar fotos mais bonitas pelo celular 

Na última década, o celular se tornou uma extensão do corpo humano....

Aplicativo de banco: 3 dicas para usar de forma segura no celular

As notícias sobre cibercrimes frequentemente ocupam os telejornais, gerando apreensão, especialmente no...

Os aplicativos móveis do seu celular são a nova porta de entrada para ciberataques cada vez mais sofisticados?

Devido à sua crescente popularidade e à sensibilidade dos dados neles armazenados,...