Ao infinito e além: o que esperar dos investimentos dos bancos digitais

Publicidade

A tecnologia mudou tudo na nossa vida. Por meio de aplicativos, colocados em um pequeno smartphone, conseguimos contratar e cancelar serviços, enviar dinheiro em segundos para pessoas de qualquer lugar do mundo e, às vezes, até fazer portabilidade previdência privada.

Nos últimos tempos, temos visto alguns bancos digitais entrando na onda dos investimentos. Apesar de ser uma notícia interessante – afinal, investir é fundamental para garantir um futuro seguro e o aumento do patrimônio! -, ainda há bastante dúvida sobre a situação.

O que podemos esperar dos investimentos dos bancos virtuais? Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o que tem sido oferecido por essas instituições. Confira!

Bancos digitais: o que eles podem oferecer, em termos de investimentos?

Publicidade

O primeiro detalhe é: alguns bancos digitais fazem render o dinheiro “parado” na conta.

No caso do Nubank, por exemplo, o sistema de rendimento é diário. Ele vale 100% do CDI e possui rentabilidade de 1,9% ao ano – o que é próximo da Taxa Selic.

Trata-se de um rendimento agradável, acima do rendimento padrão da poupança – que, como nós sabemos, não é exatamente um investimento.

O Nubank não oferece apenas esse tipo de rendimento. Em abril deste ano, a fintech anunciou a criação de fundos de investimentos.

Os investimentos do Nubank são feitos diretamente pelo app e existe a possibilidade de investir a partir de um real. A experiência está, por enquanto, disponível a um grupo pequeno de clientes, que poderão investir em três produtos: os fundos de investimento Nu Seleção Cautela, Nu Seleção Equilíbrio e Nu Seleção Potencial.

Como os nomes podem sugerir, trata-se de fundos de investimentos com perfis diferentes – o primeiro é para perfis conservadores, o segundo para perfis moderados e, por fim, o terceiro é para investidores ousados ou mais arrojados.

Outras opções que temos visto em fintechs e bancos com versões online são:

Banco Inter

No site oficial da iniciativa, há algumas informações interessantes. Por lá, é possível conhecer opções de emissores e prazos de ativos de renda fixa, investir em títulos públicos, entrar em fundos de investimentos e até comprar e vender ações.

O aplicativo do Banco Inter permite ao usuário que faça um teste e descubra qual é o seu perfil de investidor – o que, como sabemos, é necessário para que possamos escolher quais ativos farão parte de nossa carteira e até onde podemos ir.

O Banco Inter não cobra taxas de administração. Isso não significa, porém, que o usuário não terá que pagar por cobranças obrigatórias do Tesouro Nacional, Imposto de Renda e similares.

PagBank

Conta digital oferecida pelo PagSeguro, também faz com que o tal “dinheiro parado” na conta renda 100% do CDI. Mais uma razão para você deixar a poupança para lá, não é verdade?

É sempre indicado ao cliente que deixe o valor render por 30 dias na conta; dessa forma, o rendimento poderá ser aplicado. Do contrário, o usuário entende que a vantagem será aplicada somente no valor que permaneceu na conta por um mês completo.

Banco Neon

Pelo aplicativo do Banco Neon, é possível investir em CDBs do banco parceiro da companhia, o Banco Votorantim.

Segundo material publicado na página do Neon, os investimentos oferecidos rendem de 95% a 101% do CDI.

Não há nenhuma tarifa para investir em CDB e o app permite que o usuário faça o resgate quando quiser, sem a aplicação de taxas.

Porém, não se deve esquecer que, no momento do resgate, é preciso pagar um valor de Imposto de Renda. Além disso, se o resgate for feito antes de trinta dias completos de aplicação, também incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), proporcional ao valor resgatado e ao período de investimento.

O IR, assim como o IOF, são calculados sobre os rendimentos e não sobre o total.

Banco Next

O Banco Next oferece ao usuário duas possibilidades de investimento.

No primeiro caso, é possível calcular um valor a ser investido por mês, a partir de R$50,00, e então escolher um dos fundos de investimentos oferecidos pelo aplicativo.

No segundo caso, o usuário escolhe o produto que deseja entre as opções – CDB, Fundos e Poupança -, escolhe uma data e aplica a partir de 100 reais no ativo de sua preferência.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui