Para líder da entidade, Adriano Krzyuy, programa lançado pelo governo paranaense vai fomentar o desenvolvimento do setor de TI

As empresas paranaenses de tecnologia da informação (TI) terão a oportunidade de conquistar mercados, crescer e contribuir para o desenvolvimento local. Esta é a avaliação do presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná), Adriano Krzyuy, sobre o “InovaInvest”, programa lançado pelo Governo do Estado do Paraná.

Conduzida pela Invest Paraná, agência de administração estadual voltada à atração de investimentos, a iniciativa conta com ampla rede de articuladores e apoiadores. A Assespro-Paraná (associação de classe que representa as empresas de TI localizadas no estado) é um dos atores sociais envolvidos.

O presidente da entidade, Adriano Krzyuy, participou da solenidade de lançamento do programa, que aconteceu virtualmente. O líder empresarial destacou que a ação governamental vai ampliar a visibilidade dos empreendimentos na área de TI. Será fundamental também para assegurar uma expansão sustentável do setor.

“O setor de inovação do estado cresce a cada ano. O “InovaInvest” vai permitir que as empresas de base tecnológica acessem um mercado mais amplo, para potencializar o desenvolvimento do Paraná, e das próprias empresas. É uma vitrine de negócios”, assinalou.

SOBRE O PROGRAMA

De acordo com o Governo do Paraná, o “’InovaInvest’ vai promover as soluções desenvolvidas por startups e empresas de tecnologia paranaenses, entre parceiros no mercado nacional e internacional”. O programa vai selecionar ferramentas tecnológicas desenvolvidas por empresas locais para serem utilizadas e divulgadas nas ações da Invest Paraná.

A agência governamental de inovação atua na interlocução com empresas, compradores e investidores nacionais e internacionais. “Somente no ano passado, a Invest fez a interlocução com mais de 300 empresas, em eventos como o Paraná Day, realizado em Curitiba, Brasília, Nova Iorque e Madri, atingindo um público de cerca de mil pessoas”, salienta o Governo do Estado.

Para Adriano Krzyuy, tal capilaridade se apresenta como um excelente canal de promoção das empresas de tecnologia da informação do Paraná. “As soluções paranaenses terão maior visibilidade dentro e fora do Brasil”, aposta.

FOMENTO

A iniciativa, explicou o vice-governador Darci Piana, que conduziu o lançamento, é similar a um programa federal da Apex-Brasil, o Inovapex, que tem abrangência nacional. “É mais um grande passo que damos para fomentar o processo de inovação. Muitas empresas que investem no Paraná têm necessidade de novas ferramentas”, observou Piana.

“A ideia é pegar startups já constituídas, que tenham soluções operando, utilizar essas ferramentas dentro da Invest e do governo e mostrá-las para as empresas parceiras”, acrescentou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin. “Em contrapartida, a Invest funcionará como vitrine, para apresentar essas soluções em todos os nossos eventos, principalmente aqueles envolvendo investidores.”

O superintendente geral de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, também mencionou as perspectivas que se abrem para startups. “A participação em fóruns e eventos com investidores e a aproximação com grandes empresas são fundamentais para que startups paranaenses sejam bem-sucedidas”, afirmou.

SELEÇÃO DAS EMPRESAS

Segundo o Governo do Estado, a seleção das empresas será feita por meio de um chamamento público. “As empresas podem apresentar suas propostas em qualquer período ao longo dos próximos 12 meses. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site: www.investparana.org.br/Pagina/InovaInvest”, informa o governo.

Numa segunda etapa, as empresas classificadas vão compor o banco de parceria para promoção de soluções tecnológicas paranaenses. “As marcas serão usadas em todos os canais de divulgação da Invest Paraná, online e offline. Também faremos conexões com as empresas que atendemos diariamente, para que as startups sejam mais bem divulgadas e alavanquem seus negócios”, explicou o diretor de Internacionalização da Invest, Giancarlo Rocco.

Além das lideranças mencionadas, o evento de lançamento do programa contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; do diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura; do superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta; e do coordenador estadual de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Parreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui