Mais

    Apps representam mais de 90% do tempo de tela dos usuários

    Publicidade

    Você já parou para observar quantos aplicativos tem no seu celular? Hoje, é praticamente possível encontrar aplicativos para tudo, para fazer transações financeiras, praticar meditação e exercícios físicos, organizar finanças,  ter aulas online, e mais uma infinidade de coisas.

    Quando falamos de smartphone, seja sistema Android ou iOS, encontramos mais de 2 milhões de aplicativos nas lojas da Play Store e App Store disponíveis para os usuários e desenvolvedores que não param de criar aplicativos. Até mesmo porque eles facilitam a vida de todos nós ao concentrar as tarefas que precisamos na palma da nossa mão.

    Publicidade

    A importância dos aplicativos é tão grande, que dentro da ciência de desenvolvimento web o conceito de mobile first vem crescendo e se consolidando, no qual os projetos para desenvolvimento de sites são pensados e projetados inicialmente para celulares e depois adaptados para desktop.

    Mobile e tendências de consumo

    Por meio dos dados, podemos observar uma mudança na forma como as pessoas estão comprando pela internet. Recentemente, passamos por uma mudança significativa nos meios de consumo. Com o isolamento social, a procura por serviços online aumentou, provocando um acréscimo da procura e realização de demandas remotas. 

    O uso de serviços pela internet e a compra de produtos online tiveram um grande aumento. Em 2018, 44% da população utilizava a internet para fazer compras. Em 2020, o aumento foi de 66% e em 2021, ocorreu um aumento de 19%, comparado ao ano anterior.

    A estimativa de fechamento para o ano de 2022 é um aumento em 12% do faturamento relativo a 2021, com projeção de faturamento de R$169,5 bilhões. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, mostrou que temos aproximadamente 200 milhões de aparelhos ativos no Brasil e 92% da população utiliza o celular para fazer compras online.

    Publicidade

    Novas formas de consumo levam a criação de novas estratégias para proporcionar ao consumidor uma jornada de compra excelente. Dessa forma, a preferência do brasileiro pelos dispositivos móveis mostra a necessidade de investir em desenvolvimento de sites responsivos para mobile.

    Por que investir em mobile first?

    O Brasil é um dos países com maior número de celulares com acesso à internet da América Latina e o acesso via smartphone aumenta a cada ano. Dessa forma, a tendência é chegar ao público por meio de dispositivos móveis, uma vez que o mobile se tornou uma prioridade para as empresas.

    Para que a experiência desse usuário seja melhor, os sites precisam ser desenvolvidos prioritariamente para dispositivos móveis. E o modelo de negócio mobile first é uma forma de suprir essa necessidade para quem busca uma melhor posição no universo online. 

    Quais as vantagens de investir em mobile first?

    Optar por desenvolver uma estratégia focada na versão mobile, melhorando ainda mais a experiência de navegação, não só ajudará a aumentar o alcance da sua marca, mas também vai impactar diretamente no seu ticket médio. Entre tantas outras vantagens listamos algumas para te ajudar.

    Aumento do tráfego orgânico

    Para aumentar e qualificar o tráfego do seu site, uma boa estratégia é utilizar o SEO (otimização para mecanismos de busca), que impacta diretamente no ranqueamento da sua página. 

    Entre essas estratégias, está a preferência pelo desenvolvimento do site para mobile ou, nos casos em que o site já está criado, nas otimizações voltadas para essa interface.

    Melhor experiência do usuário

    Com a evolução da internet, os usuários estão mais exigentes. Quando você pensa na experiência do usuário, ao querer proporcionar uma navegação agradável e eficiente, o tempo que esse consumidor passa no seu site e interage com seu conteúdo é maior. 

    Se o site não é responsivo, fica difícil para o usuário visualizar o conteúdo, clicar nos botões, preencher os campos e fazer a compra. Ele vai sair frustrado do endereço, com poucas chances de retornar.

    Assim o Google vai entender que seu site não é uma boa opção para os usuários, e vai deixá-lo escondido nos resultados da pesquisa. E isso é muito negativo para o seu negócio.

    Otimização de carregamento das páginas

    Quando conectados pelo smartphone, a eficiência é palavra de lei, quando tudo é feito de forma rápida. Por isso, investir no carregamento das páginas e na criação de sites mais leves é essencial.

    Entender as dinâmicas de consumo e perceber as tendências te ajudará a ajustar o seu negócio para alcançar um público cada vez maior, de forma a atender com eficiência as necessidades e ofertas do mercado.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui