quinta-feira , 25 abril 2024
Ínicio Noticias As possibilidades da realidade virtual em streamings: como essa tecnologia pode revolucionar a experiência do usuário?
NoticiasStreamings

As possibilidades da realidade virtual em streamings: como essa tecnologia pode revolucionar a experiência do usuário?

588
Compartilhe

Se você é fã de cinema já deve ter visto diversas obras que tinham como foco a apresentação da realidade virtual e sua inserção no mundo moderno, “Matrix”, “Tron”, “Jogador Número 1” “Free Guy” “Jumanji” enfim, são inúmeros exemplos de obras de ficção que abordam esse tema, mas mais do que sua aparição nas telonas, a R.V já é um conceito aplicado dentro da nossa rotina. 

Abordada a primeira vez em 1938 e com seu começo de desenvoltura datada no ano de 1970, a realidade virtual é uma tecnologia que permite o usuário a navegar por um novo mundo sem precisar sair de casa ou ao menos se mexer, ela consegue projetar um universo virtual no qual a pessoa pode se inserir como se estivesse lá pessoalmente. 

Vemos muito essa tecnologia em jogos, por exemplo, no qual o player deve desarmar uma bomba de vácuo, enfrentar bandidos ou até mesmo simular um voo de avião, tudo isso sem sair de casa, com cenários realistas, imersivos e sendo como se ele realmente estivesse naquele local. 

Geralmente, a R.V vem acompanhada de óculos que transmitem essa sensação, mas muito mais que nos jogos, essa é uma tecnologia usada em diversos outros pontos, inclusive, combinada com outra tecnologia bem popular: os streamings. 

No texto de hoje, iremos mostrar quais são as possibilidades da realidade virtual dentro dos streamings e como essa tecnologia pode revolucionar por completo a experiência do usuário, bora conferir? Então vamos lá!

Streamings e realidade virtual, como se conectam?

Os streamings tem crescido cada vez mais nos últimos anos, se tornando uma das fontes de entretenimento mais populares principalmente entre os jovens, seja para assistir filmes e séries usando a Netflix, Prime Videos, Disney Plus ou HBO, e até mesmo para acompanhar vídeos ao vivo como transmissões de jogos na Twitch, ou até mesmo no YouTube. 

No meio de tantas opções, os streamings já possuem números maiores que a TV aberta nos EUA, e aqui no Brasil, essa modalidade fica em segundo lugar em termos de pontos de Ibope, atrás apenas da Globo, em números frios, a junção dos streamings chega a 9,7 pontos, um pouco abaixo dos 17,7 registrados pela emissora mais popular do país, porém bem acima de outros canais tradicionais como o SBT com 4 e a Record com 3,9.

A tendência é que essa modalidade se popularize e cresça ainda mais, de acordo com a Nielsen, cerca de 38,1% das TVs atuais tem conexão com algum streaming e isso deve ampliar cada vez mais, bom, mas onde a realidade virtual entra,  nisso tudo? Com a popularização do streaming, a forma como consumimos o conteúdo em vídeo deve mudar e se tornar cada vez mais imersiva. 

A realidade virtual proporciona algo único, uma experiência completa que encaixa perfeitamente com o streaming, como vimos acima, é possível fazer qualquer coisa como uma manutenção de elevadores ou estar em qualquer local, é possível criar experiências únicas aos usuários e trazer algo diferente no quesito entretenimento, abaixo, separamos algumas possibilidades que a R.V pode ter nesse mercado. 

Transmissão de eventos ao vivo em Realidade Virtual

O consumo de eventos ao vivo tem se tornado uma prática comum nos streamings, muitos influenciadores, youtubers ou pessoas que trabalham no ramo digital, estão transmitindo jogos de futebol, basquete, futebol americano, e-sports, competições, lutas e diversas modalidades através dos streamings, que cada vez mais, ganham força na sua transmissão. 

O influenciador Casimiro Miguel, por exemplo, reuniu 5,2 milhões de usuários simultâneos durante a sua transmissão na copa do mundo, agora imagine se tivesse a possibilidade de inserção da realidade virtual, e todos os usuários tivessem acesso ao evento?

Sem dúvidas, a sua experiência ficaria ainda mais imersiva, sendo considerado como algo único e bem diferente daquilo a que estamos habituados, já pensou presenciar uma copa do mundo ou um show de música mesmo a distância? Sem dúvidas algo inesquecível. 

Personalização da experiência de visualização

Quem acompanha streaming sabe que às vezes você queria dar uma olhadinha de um outro ângulo, parar uma cena e poder enxergá-la sob uma nova ótica, certo? E com a realidade virtual você pode. 

Ela permite que o usuário personalize suas escolhas e interaja dentro da cena com uma perspectiva diferente, talvez a cena daquela série seja diferente vista de um outro ângulo, ou a jogada de um influenciador fique ainda mais bonita com uma outra experiência de visualização. 

Essa personalização é imersiva e ajuda a agradar ainda mais os usuários, que têm o direito de escolher a forma como querem ver aquilo, ver o corte de uma chapa de ACM de um outro ângulo pode trazer diferentes percepções, sentimentos e emoções, deixando tudo ainda mais completo. 

Colaboração remota

Que tal reunir a equipe e fazer com que todos possam colaborar de forma remota, a fusão do streaming com a realidade virtual pode permitir o contato entre diferentes pessoas mesmo estando em locais distintos. 

É possível criar reuniões, encontros e até mesmo uma espécie de “sessão de autógrafos” tudo isso de forma remota, com uma colaboração de longe que pode ser tão completa quanto um presencial. 

Criação de ambientes virtuais completos e interativos

Já pensou entrar no espaço da sua série preferida? Talvez conhecer o mundo invertido de Stranger Things, o famoso Los Pollos Hermanos de Breaking Bad, o trono de ferro de Game Of Thrones ou até a agência TVA de Loki, todos esses mundos podem ser reais com o uso da realidade virtual. 

Com ela, é possível criar ambientes virtuais completos e interativos e fazer com que o usuário se sinta dentro da sua obra preferida e até mesmo participe e interaja com a transmissão de outros usuários. 

Tudo fica muito mais próximo, com possibilidades de conexão e uma aventura única de acordo com as suas preferências e gostos, é possível viajar em diferentes mundos, ter novas sensações e conhecer espaços que você tanto ama de pertinho. 

Educação e treinamentos

É claro que essa combinação também pode ajudar na educação e nos treinamentos, ela pode ajudar tanto em aulas mais interativas, quanto na criação de simulações como uma operação médica ou o procedimento que deve ser seguido ao acionar uma luminária de emergência

Definitivamente, a realidade virtual em streamings pode trazer muitas possibilidades para melhorar a experiência do usuário, oferecendo novas formas de interação e imersão em ambientes virtuais. À medida que essa tecnologia continua a se desenvolver, é provável que vejamos ainda mais possibilidades diferentes e empolgantes no futuro, então apertem seus cintos, vistam seus óculos, e esperem que ainda tem muita coisa que está por vir. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus na Agrishow

A Agrishow se consolidou como uma das maiores vitrines de tecnologia agrícola...

O Melhor de ‘Sociedade da Virtude’ chega à Max dia 3 de maio

A animação brasileira de super-heróis que conquistou o canal [adult swim], SOCIEDADE DA...

IA generativa: especialista explica o impacto das novas ferramentas na economia criativa digital

Desde que “inteligência artificial” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário...

Era do taxi voador está se tornando, rapidamente, uma realidade

Se você vive, trabalha e se desloca dentro da capital do Reino...