quinta-feira , 13 junho 2024
Ínicio Tecnologia As principais tendências de tecnologias sustentáveis
Tecnologia

As principais tendências de tecnologias sustentáveis

932

Sustentabilidade deixou de ser uma pauta distante da vida das pessoas e está cada vez mais próxima do dia a dia. Com as novas tecnologias sustentáveis, diversas invenções estão se adaptando a essa realidade, ajudando a proteger o meio ambiente e levar mais qualidade de vida às pessoas.

Muitos especialistas e profissionais desenvolvem soluções que visam reduzir ou eliminar os problemas que levam às mudanças climáticas, que, além de causarem danos à vida do planeta, geram crises sociais de grande extensão ao redor do globo.

O investimento em “tecnologias verdes”, portanto, é uma necessidade para que o ser humano possa continuar vivendo em sociedade, com mais bem-estar e segurança a todos.

Da redução da exploração excessiva de recursos naturais à substituição de comportamentos nocivos ao meio ambiente, algumas invenções ajudam a reverter esse cenário.

Carros elétricos

Demorou muito tempo para as montadoras de veículos conseguirem criar carros elétricos que fossem viáveis para as ruas. No início, essa tecnologia era muito pesada e não conseguia guardar energia o suficiente para viagens mais longas, exigindo que os motoristas precisassem fazer várias recargas.

Entretanto, hoje em dia, as baterias estão bastante avançadas e permitem cargas mais duradouras, sem interferir no desempenho do veículo. A expectativa é que até 2030 já estejam nas ruas modelos de carros elétricos com super baterias, que carregam rapidamente e duram mais tempo.

Captura e armazenamento de carbono

Outro grande avanço tecnológico que promete mudar o mundo é a captura do carbono. Ela permite capturar o carbono nas grandes commodities industriais, como cimento, carvão e plásticos. Após a captura, ele pode ser enviado de volta ao solo ou até mesmo a um outro tipo de armazenamento seguro.

Com o CO2 recuperado, é possível diminuir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa. Além disso, ele é um poder lucrativo, já que pode gerar mais dinheiro ao ser transformado em outros produtos.

Uma das possibilidades é a produção de poliuretano, que é utilizado para confeccionar novos produtos ao mesmo tempo que neutraliza o CO2.

Energia solar

A possibilidade de ter energia renovável à disposição de um número cada vez maior de pessoas é algo que está se concretizando à medida que a tecnologia avança. Hoje em dia, muitas residências e empresas já produzem sua própria energia com a ajuda do sol.

Com a popularização desse modelo de geração de energia, os equipamentos, como os painéis fotovoltaicos, vão se tornando mais acessíveis, e cada vez mais pessoas podem adquirir e mudar a sua maneira de consumir energia elétrica.

Compartilhar