Assespro-Paraná incentiva negócios entre associados

Publicidade

Não importa o ramo de negócio da sua empresa. Sem networking, a sobrevivência no mundo dos negócios se torna praticamente impossível e os caminhos para o sucesso são bem mais complicados.

Networking empresarial é a prática em que empresários se reúnem em busca de relacionamentos comerciais benéficos para ambos, criando uma cadeia de negócios e, sempre que possível, agregando mais parceiros à rede.

Atenta à importância dessa prática no business, a Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná), entidade que auxilia e assessora empresas de tecnologia e inovação no Paraná, tem cada vez mais fomentado essa prática entre seus associados, agindo até mesmo como ponte entre as empresas associadas para trazer benefícios mútuos.

Publicidade

Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR, diz que a instituição tem buscado esforços para conectar seus associados. Para ele, o fato de uma empresa estar dentro do ecossistema da associação traz credibilidade e confiança de seriedade no trabalho:

“Aqui na Assespro-PR prezamos muito pela idoneidade das empresas que são nossas associadas. O networking acaba sendo um processo natural, pois muitas dessas empresas, com os projetos certos, podem se complementar e oferecer soluções espetaculares”, ressalta Lucas Ribeiro.

Cases de sucesso

networking entre associados da Assespro-PR já gerou cases de sucesso. A ACOM Sistemas, empresa que fornece sistemas ERP (planejamento de recursos empresariais), em especial para o ramo de Food Service, teve a oportunidade de realizar não apenas um, mas dois projetos em conjunto com duas outras associadas da Assespro-PR na prospecção de novos clientes.

Um dos projetos em conjunto foi com a QLA Soluções em Tecnologia, que também fornece soluções em ERP, porém, com foco no ramo industrial. Ao invés de atuarem como “concorrentes”, a QLA passou a oferecer aos seus clientes de ERP mais soluções dentro do seu pool de negócios. Assim, ao invés de desenvolver as soluções do “zero”, a ACOM Sistemas pôde entrar com sua expertise e agregar novas soluções.

Já com a Golden IT, também associada da Assespro-PR, que trabalha com sistema de gestão de indústrias, a parceria se deu em torno do PCP (Planejamento e Controle de Produção), em que ambas as empresas uniram forças e apresentaram uma solução integrada para a indústria, em especial para os clientes da ACOM Sistemas que desejavam esse serviço.

Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas, diz que o feedback até agora é extremamente positivo. A junção de esforços na integração tem sido benéfica para as duas empresas. Porém, ele ressalta que ainda existe um desafio pela frente: “Em alguns casos os clientes não enxergam bem trabalhar com dois ou mais fornecedores, pois preferem um único contrato. Estamos também avançando neste sentido: para termos um único ponto de contato comercial e técnico com os clientes.”

Outra parceria de sucesso foi firmada entre a TS Performance, empresa de consultoria e treinamento em criação de Máquina de Vendas e geração de receita previsível, e a DevMaker, empresa de desenvolvimento de aplicativos mobile para empresas. Neste caso, o approach feito via Assespro-PR permitiu que a DevMaker pudesse contar com os serviços de consultoria da TS Performance para alavancar seus negócios.

“Fizemos um projeto de revisão da estratégia comercial, incluindo a segmentação de mercado, a proposta de valor e o ciclo de vendas. Nas etapas do processo comercial realizamos uma análise profunda dos mecanismos de geração de leads, de qualificação da venda, passando pelos indicadores de gestão do ciclo completo comercial”, explica Julio Cesar Borges de Souza, diretor e fundador da TS e diretor adjunto de Alianças e Parcerias da Assespro-PR.

Alguns benefícios já podem ser observados, como uma melhoria substancial no processo comercial e no entendimento das necessidades do segmento de atuação da DevMaker, que, em contrapartida, teve todo o aval da Assespro-PR ao buscar essa parceria.

Julio Cesar Borges de Sousa, da TS Performance

Julio Cesar reforça que o Paraná tem um dos ecossistemas de tecnologia mais vibrantes do Brasil, com diversas empresas de longa atuação no âmbito nacional, assim como startups com grandes oportunidades de crescimento.

“Vejo que essa troca de experiências e colaboração mútua é essencial para garantirmos nosso crescimento. No meu caso, fui sócio e líder comercial durante quase 20 anos de uma das maiores empresas de tecnologia com sede no Paraná. Entendo ser uma ótima oportunidade fomentar o networking e manter o nosso estado entre os líderes nacionais”, celebra o executivo.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui