Bacharelado ou Tecnólogo? Qual a melhor opção?

Publicidade

Você decidiu fazer faculdade, já escolheu a área, mas, ops, bateu aquela dúvida: Bacharelado ou Tecnólogo? Qual é a diferença entre eles? Qual é a melhor opção pra mim?

Apesar de ambos os formatos garantirem o Diploma de Ensino Superior, eles não têm o mesmo objetivo.

? Graduação: que diferença isso faz na minha vida?

Publicidade

Mas, relaxa, que a gente vai responder às suas principais dúvidas sobre esses dois tipos de curso e te ajudar a optar pelo que é mais adequado ao seu plano de carreira.

Vamos lá!

O que é o Bacharelado?

O Bacharelado é a formação de Ensino Superior mais conhecida. Com duração de 3 a 6 anos, é voltado para uma grande área do conhecimento, com um enfoque mais generalista, combinando as disciplinas fundamentais de determinada profissão com sólida formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

A matriz curricular desses cursos dá destaque à teoria, a conceitos importantes e a uma contextualização maior. O aluno acompanhará muitas leituras e também terá aulas em laboratório.

Conheça os cursos de Bacharelado da UNISUAM: AdministraçãoArquitetura e UrbanismoBiologiaBiomedicinaCiências ContábeisDireitoEducação FísicaEnfermagemEngenharia CivilEngenharia de ProduçãoEngenharia ElétricaEngenharia MecânicaFarmáciaFisioterapiaJornalismoNutrição,  PedagogiaPsicologiaPublicidadeServiço Social.

O que é o Tecnólogo?

O Curso Superior de Tecnologia, mais conhecido como Tecnólogo, tem duração de 2 a 3 anos e oferece uma formação mais focada nas necessidades do mercado de trabalho, formando profissionais qualificados em menos tempo do que um Bacharelado.

Como esse formato é direcionado para segmentos mais específicos de uma grande área do conhecimento, a sua grade curricular tem um viés mais prático, com disciplinas e/ou módulos voltados para a rotina profissional, uma vez que a intenção é que o candidato já termine a Graduação com as habilidades e competências necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.

Conheça os cursos Tecnólogos da UNISUAM: Análise e Desenvolvimento de SistemasDesign GráficoDesign de InterioresDesign de ProdutosEstética e CosméticaGastronomiaGestão AmbientalGestão ComercialGestão de Negócios e InovaçãoGestão de Recursos HumanosGestão de Serviços Jurídicos NotariaisGestão FinanceiraGestão HospitalarGestão PúblicaInternet das CoisasLogísticaMarketingProcessos GerenciaisRedes de ComputadoresSistemas para Internet.

Qual é a diferença entre Bacharelado e Tecnólogo?

Muitas pessoas pensam que a diferença entre o Bacharelado e o Tecnólogo é somente a duração dos cursos. Mas, não é só isso: a abordagem é diferenciada.

Enquanto o Diploma de Bacharel significa que o aluno obteve um conhecimento generalista a respeito de um campo de atuação, o Tecnólogo é mais focado em um determinado segmento.

Duração: o Bacharelado pode durar entre 3 e 6 anos. Já o Tecnólogo, dura entre 2 e 3 anos.

Foco: o Bacharelado é uma formação mais generalista, enquanto o Tecnólogo tem disciplinas mais práticas e voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Tipo de Diploma: o curso de Bacharelado confere o grau de Bacharel, que é obrigatório para o exercício de algumas profissões, como Advogado e Médico, por exemplo. O curso Superior de Tecnologia confere o grau de Tecnólogo.

? Graduação presencial ou EAD – Qual é melhor pra mim?

Os dois formatos garantem o Diploma do Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, são valorizados no mercado e aceitos para concorrer em concursos no Brasil. Ambas as formações permitem, ainda, fazer uma certificação profissional e também cursar uma Pós-Graduação, como uma Especialização, MBA, Mestrado ou Doutorado.

Como saber se devo optar pelo Bacharelado ou pelo Tecnólogo?

Vamos explicar com um exemplo bem prático! Imagine que o aluno faça Administração.

No Bacharelado, ele aprende sobre diversos assuntos, como Gestão Financeira, Recursos Humanos, Comércio Exterior, Marketing e outros. Assim, terá um conteúdo que passa por diversos nichos da profissão.

Então, se você ainda não tem muitos conhecimentos sobre a área e nem sabe em que profissão seguir, o Bacharelado pode ser a melhor pedida. Com ele, você terá mais tempo para aprender, ter uma visão geral e decidir melhor o que fazer.

? 10 maneiras de ganhar experiência profissional na faculdade

Usando o mesmo exemplo da Administração, vamos supor que você já sabe que quer trabalhar com Gestão de Pessoas. Nesse caso, você terá boas oportunidades escolhendo o curso tecnológico em Recursos Humanos.

Logo, se você já tem uma ideia do que quer fazer e que profissão seguir, o Tecnólogo pode ser uma ótima opção. Com temas mais focados, esse tipo de formação vai ajudá-lo a se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho, dando o conhecimento que precisa.

Mas, qual deles é mais vantajoso para a carreira?

Bom… A resposta para essa pergunta depende muito do perfil e dos objetivos profissionais.

Se a pessoa pretende ter uma inserção relativamente mais rápida no mercado e quer atuar em funções com atividades mais especializadas e restritas, o Tecnólogo é uma excelente opção.

No entanto, se o profissional desejar uma atuação mercadológica mais ampla, o Bacharelado é a escolha acertada.

Embora optar entre um Bacharelado e um Tecnólogo dependa de certas variáveis, o Bacharelado pode ser mais interessante, pois, além de possibilitar a construção de conhecimentos mais diversificados no interior de uma área profissional, ele abre um leque maior de opções de trabalho.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui