Benefícios da automação residencial no lar

0

Os benefícios da automação residencial em casa consistem em ouvir e monitorar tudo o que acontece dentro de casa, estando fora dela. É ótimo, não acha?

Sim, você acertou! Podemos morar em casas controladas remotamente por sistema remoto por meio de telefone celular, tablet ou outro sistema de comunicação.

Analisamos mais de perto o que são casas inteligentes e o que a adoção da automação residencial nos traz.

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente é aquela que foi projetada e preparada para que possam agir por conta própria, quase sem a necessidade de intervenção humana.

Por isso teríamos sistemas e funcionalidades integradas para que tudo funcione, aponto, de forma inteligente.

Um exemplo? O sistema de ar condicionado detecta a temperatura da casa e se estiver abaixo do programado, liga o aquecimento.

E como isso é feito? Graças à Internet das coisas, ou se você preferir IoT, tudo é processado em uma central de automação residencial  na qual os pedidos, ordens e os processos são coletados. Esses sistemas estão integrados com a rede de energia elétrica e coordenados com as demais redes com as quais podem ser conectados ao telefone, televisão, calefação, etc.

Portanto, tudo está conectado por meio de um sistema computacional que nos permite controlar as instalações de nossa casa. As possibilidades de interação são ilimitadas e, como os sistemas domésticos inteligentes de hoje são interoperáveis, diferentes dispositivos podem se comunicar entre si, independentemente do fabricante. Mas claro, apenas podem se comunicar os dispositivos que tenham conexão à internet.

Vejamos que vantagens nos oferece a automação residencial

# 1. Benefícios da automação residencial: economia de energia

Talvez o benefício mais óbvio. A casa inteligente funciona de forma que cada eletrodoméstico ou aparelho funcione quando deveria, consumindo somente quando for necessário.

Além disso, são utilizadas medidas para reduzir o consumo de energia: por exemplo, adotar sensores para desligar as luzes quando não há ninguém na sala, diminuindo a intensidade da luz de acordo com o tempo e a quantidade de luz vinda de fora.

#2. Benefícios da automação residencial: Conforto

O uso da automação residencial em casa melhora, sem dúvida, o conforto das pessoas que nela vivem.

Sem sair do sofá, poderíamos controlar o movimento das cortinas, a temperatura, os aparelhos eletrônicos (ligar ou desligar a música, por exemplo).

O conforto das casas inteligentes é incrível, e isso é conseguido através do controle do ambiente interno com a programação de horários específicos para funcionamento de equipamentos de ar condicionado, iluminação, etc.

Em outras palavras, o objetivo das casas inteligentes é que as instalações elétricas, de gás e água possam ser monitoradas e controladas remotamente a partir de um dispositivo eletrônico.

Quem não gostaria de apertar um botão para fazer um café enquanto estamos deitados no sofá?

# 3. Benefícios da automação residencial: Qualidade de vida

Se para nós a vantagem de ter um sistema de automação residencial é considerada um motivo de conforto, para pessoas como os nossos idosos ou deficientes, pode ser uma grande ajuda no cumprimento das inúmeras tarefas do quotidiano.

Apresentam aplicações ou instalações de telecomando com o objetivo de favorecer a autonomia pessoal de pessoas com limitações ou incapacidades funcionais.

# 4. Benefícios da automação residencial: Segurança

Tanto ao nível da proteção patrimonial como para uma maior segurança pessoal.

Por isso, podemos contar com alarmes de segurança sem fio, capazes de controlar o acesso à casa por meio de smartphones.

Além disso, essas casas equipadas com automação residencial permitem ações como interromper um vazamento de água ou avisar se houver um incêndio, fazendo uma chamada simultânea para o corpo de bombeiros.

# 5. Benefícios da automação residencial: Comunicações

Podemos nos comunicar com nossa casa inteligente da maneira que mais gostamos:

Monitore o que acontece dentro ou fora com um controle remoto usando a internet, através de nossos dispositivos Smart, como Tablet ou celular.

Provavelmente já tem internet em casa, mas para conseguir controlar tudo de forma remota, estando no trabalho por exemplo, deve ter dados móveis suficientes

# 6. Benefícios da automação residencial: Tranquilidade

Outro benefício que a automação residencial traz é a ideia de podermos controlar e ter acesso à nossa casa enquanto estamos fora ou de férias. Imagine que viajou e a  meio caminho lembra que as luzes ou o sistema de irrigação ficaram funcionando? Pois é, com um simples acesso ao seu smartphone, pode resolver isso de maneira bem fácil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui