sexta-feira , 19 abril 2024
Ínicio Celulares Brasil, o país do celular? Conheça os números do mercado em 2022
CelularesNoticias

Brasil, o país do celular? Conheça os números do mercado em 2022

616
Compartilhe

O Brasil marca presença constante em rankings quando o assunto é o uso de aparelhos móveis, aplicativos e alguns dos principais serviços digitais. Nos últimos anos, o mercado de celulares e smartphones no país ganhou uma projeção surpreendente, motivada por diversos fatores.

A Black Friday — evento que foi adotado como tradição pelo comércio varejista brasileiro — é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de aparelhos no país. De acordo com dados da Neotrust de 2022, a Black Friday teve lucro de 28% a menos que nos demais anos, com perda de 4,6% nas vendas de celulares no país.

No entanto, isso não significa que os brasileiros estão deixando de consumir novos aparelhos, inclusive das marcas mais desejadas. Confira neste post um pouco mais sobre o panorama do mercado de celulares no Brasil e entenda como o comportamento dos consumidores tem mudado a forma como as marcas enxergam o perfil dos brasileiros.

Brasil possui mais aparelhos móveis em funcionamento do que habitantes

Essa informação não é novidade, já que diversos levantamentos nos últimos anos apontam o enorme crescimento no uso de aparelhos móveis no país. Um dos estudos mais recentes, realizado pela FGV em 2022, mostrou que existem cerca de 242 milhões de smartphones em uso frente aos cerca de 214 milhões de habitantes no país. 

O levantamento indica que é comum o uso de mais de um aparelho móvel por pessoa, o que pode ser justificado por diferentes motivos. Um deles, e hoje menos comum, é o uso de celulares com slot para mais de um chip. Com isso, pessoas conseguem contratar mais de um plano de operadoras, fazendo uso conforme a necessidade.

Outro motivo é a separação entre telefone pessoal e profissional, embora seja menos comum na maior parcela da população. Uma última razão pode ser explicada pelas pessoas que optam por não descartarem seus aparelhos antigos, utilizando-os como reserva em caso de furto ou até mesmo para outras finalidades, como ouvir músicas.

O mercado brasileiro de smartphones atualmente

Dados do IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q2/2022 mostram que foram vendidos mais de 11,3 milhões de aparelhos móveis no Brasil em 2022, 5% a mais que em 2021. Os consumidores brasileiros ainda optam, em grande parte, por smartphones de entrada, considerando os menores preços e também o foco no uso cotidiano.

O estudo ainda aponta que os brasileiros têm a vontade de investir em aparelhos com mais funcionalidades, mas a economia é um dos fatores que limita esse investimento. A popularidade de lojas que reformam e revendem aparelhos seminovos pode ser explicada por esse cenário, permitindo que consumidores comprem aparelhos mais completos por preços abaixo do mercado.

Marcas de smartphones mais vendidas no Brasil em 2022

Embora com preços elevados em comparação com outros países, como os EUA, o Brasil é um dos que mais possuem opções no mercado em relação a marcas. Por aqui, consumidores levam em consideração a qualidade do aparelho e o status oferecido pelas marcas, especialmente com aparelhos recém-lançados. O ranking considera dados da International Data Corporation (IDC) de 2022.

Apple

Considerada uma das mais caras no mercado brasileiro, a Apple lidera o ranking de aparelhos mais vendidos em 2022 no Brasil. O modelo mais popular é o iPhone 13, seguido de seu antecessor, o iPhone 12. Fatores como desempenho da bateria, qualidade das câmeras e vida útil do produto estão entre os pontos de decisão dos consumidores.

Samsung

Concorrente direta da Apple, a Samsung ocupa o segundo lugar no ranking de smartphones mais vendidos no Brasil em 2022. A marca se destaca pela ampla variedade de aparelhos de entrada, mas ainda sim com especificações técnicas que suprem as necessidades de usuários intermediários. 

Motorola

A Motorola aparece entre as cinco principais marcas, recuperando uma presença de mercado que já foi muito forte no Brasil. Consumidores escolhem a marca pela sua credibilidade, além do catálogo com diversos smartphones de entrada que atendem ao perfil de uso de grande parte da população: sem muitos recursos de ponta e com funcionalidades e design atualizados.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O papel das startups nas estratégias de inovação e escala na Indústria Farmacêutica

* Por Rodrigo Carvalho Em um cenário cada vez mais competitivo e...

Da conversa à conversão: 5 dicas para empresas que buscam potencializar seu negócio no WhatsApp

Não é novidade que o WhatsApp impulsiona grande parte da vida social...

Mal uso de emails afeta saúde mental e imagem das empresas

O mundo está vivendo um momento de forte exposição a uma quantidade...

Influenciando o Consumidor: O impacto da publicidade local

Nos últimos tempos, o cenário digital tem se destacado como uma poderosa...