quinta-feira , 23 maio 2024
Ínicio Agronegócio Centro-Oeste ganha laboratório moderno com foco na tecnologia da aplicação
AgronegócioNoticiasTecnologia

Centro-Oeste ganha laboratório moderno com foco na tecnologia da aplicação

63

Nos últimos anos o agronegócio tem vivenciado um salto tecnológico com o desenvolvimento e lançamento de soluções e ferramentas que ajudam no dia a dia e potencializam a produção e os negócios. Para acompanhar todo esse crescimento, a Sell Agro acaba de inaugurar um laboratório referência em tecnologia de aplicação, na cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso.

O novo espaço contará com o Sympatec, um equipamento importado da Suíça, (o sexto no Brasil) que possui uma tecnologia inovadora de difração a laser. O intuito da novidade, segundo Leandro Viegas, CEO da empresa, é poder avaliar o efeito dos adjuvantes agrícolas e dos diferentes tipos de bicos sobre o tamanho e a distribuição das gotas produzidas pela aplicação de caldas de pulverização utilizadas nas principais culturas do País. “Essa análise precisa que o equipamento vai proporcionar é fundamental para garantir a eficácia na aplicação dos defensivos e nutrientes e minimizar o impacto ambiental, como a deriva, que acontece quando as gotas são desviadas para áreas não-alvo”, explica.

Impacto da Internet das Coisas (IoT) na Gestão Operacional de Empresas: Oportunidades e Desafios

Além disso, os dados que serão apurados e os gráficos gerados pelo principal equipamento no novo laboratório ajudam a otimizar as configurações e as formulações das caldas. Dessa maneira melhoram a cobertura foliar, a aderência nas folhas e a penetração na camada cerosa das plantas. “Assim contribuímos para maior produtividade e menor perda da aplicação e claro, consequentemente levamos à uma produção agrícola mais eficiente e sustentável”, pontua o executivo.

A máquina adquirida pela Sell Agro, conforme explica o químico responsável por P&D da empresa, Marcelo Hilário, é um balizador de tamanho de gotas, que mede com alta precisão, 0,5 micrón (μm), uma unidade da grandeza física de comprimento. “Isso é importante para conseguirmos também ajustar nossos adjuvantes com as caldas que apresentam problemas no campo e dizer ao produtor quais são as quantidades exatas para ele não ter deriva”, completa.

Crescimento sólido

O novo laboratório complementa as atividades das linhas de pesquisa e desenvolvimento da companhia, aumentando a capacidade e assertividade no oferecimento de produtos e soluções em tecnologia de aplicação. Este ano, o executivo da Sell Agro, adianta que será de crescimento robusto, impulsionado por inovações que atendem às necessidades no campo. “Em 17 anos de atuação sempre crescemos anualmente de forma segura, sem comprometer o fluxo de caixa, vegetativamente, um crescimento natural e saudável”, pontua Viegas.

Em 2023, a empresa alcançou um marco histórico com a produção e comercialização de mais de um milhão de litros de adjuvantes. Este volume corresponde a uma vasta área de aplicação. “Destaco a ausência de incidentes, graças ao nosso rigoroso controle de qualidade, desde a recepção das matérias-primas até a entrega final nos pulverizadores agrícolas. Este compromisso sublinha a dedicação da Sell Agro em garantir a excelência em toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro”, ressalta o CEO.

Inovação aberta: Como colaborar com parceiros externos para impulsionar a inovação em sua empresa

Os próximos meses, segundo o executivo, devem ser desafios ainda mais intensos, e nesse sentido cada decisão impacta diretamente nos resultados do campo. “A Sell Agro se posiciona como parceira estratégica do produtor rural, garantindo precisão e eficácia na tecnologia de aplicação para maximizar o sucesso das suas lavouras”, finaliza.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Negócios com Coração: Por que Empreender Precisa de Propósito

Vamos papear sobre uma empreendedora que sabe bem o que é ter...

Estamos na era do áudio? No Brasil, 90% dos brasileiros consomem o formato

O lançamento da rede social AirChat trouxe à tona uma questão pertinente:...

Setor de Serviços segue em crescimento e franquias se destacam como opção promissora de investimento

O setor de serviços continua a demonstrar sua resiliência e potencial de...

Vendas de imóveis batem recorde e impulsiona setor moveleiro

O mercado imobiliário brasileiro celebrou um próspero ano em 2023, marcado por...