Chatbot: descubra como ele pode ajudar o seu negócio

Publicidade

Como qualquer usuário da internet, com certeza você já se deparou com a situação de ser atendido por um Chatbot. Em diversos sites está tecnologia está sendo aplicada para um aumento maior de resultados.

Se a alguns anos atrás o atendimento robotizado era realizado dentro dos atendimentos telefônicos, este se expandiu a um certo ponto que algumas pessoas sequer precisam de uma pessoa para resolver seus problemas.

Hoje, se sua empresa deseja investir em tecnologia mas não tem capital para isso, uma ótima opção é contratar um empréstimo com garantia de imóvel. No mercado, a modalidade tem se destacado por ser a mais vantajosa em relação a taxa de juros (cerca de 0,85% ao mês + IPCA), parcelas de pagamento (de até 240 meses) e tempo de carência (de 6 à 12 meses).

Publicidade

No texto de hoje, você conhece um pouco mais sobre o Chatbot e como é possível de aplicar essa tecnologia em sua empresa, possibilitando obter resultados mais satisfatórios tanto em acessos quanto em vendas propriamente ditas. Aproveite e boa leitura!

Quais os tipos?

Estes atendentes virtuais podem ser baseados em dois tipos diferentes: os chatbots simples que são baseados em regras de negócio e os chatbot avançados, ou “smart”, que se baseiam em inteligência artificial.

Sua classificação depende de como estes são programados e quais são os pré-requisitos para sua aplicação. Para se tornar mais claro, expandiremos estes, começando por:

Chatbot simples ou baseado em regras

A lógica por trás do funcionamento deste tipo de robô é, na verdade, bastante simples, o que dá a ele este nome. Porém, por mais que sua aplicação seja simplória, o desenvolvimento deste pode ser bem complexo.

Essencialmente falando, conforme o usuário escreve a mensagem que este deseja passar, o bot identifica e procura entender o que este quer dizer através de palavras-chave pré-estabelecidas em sua programação.

Este pode ser visto como tendo um Perguntas e Respostas Frequentes, conhecido como FAQ, inserido em seu código, onde tentará assimilar o que o seu usuário está dizendo comparando os termos digitados inseridos em seu banco de dados.

Chatbot avançados baseados em inteligência artificial

Os chatbots avançados, ou smarts, se preferir, se tratam de atendentes virtuais mais complexos, onde seu desenvolvimento é ainda mais minucioso, uma vez que este tem como base a inteligência artificial para se comunicar com aqueles que vêm em busca dos serviços da empresa.

Uma dúvida comum entre diversos compradores é: como a inteligência artificial entra nesta história, e no que ela realmente pode me ajudar?

Basicamente, o chatbot fará um registro de todas e quaisquer palavras que o visitante do site ou aplicativo utilizar para se comunicar, realizando o processamento posterior destas, permitindo que o mesmo possa assimilar e comparar situações futuras com estas.

Assim, o atendimento deste se torna menos maquinário, onde ele fornecerá respostas adequadas ao assunto. É como se o mesmo aprendesse algo, identificando e criando padrões de respostas para dúvidas corriqueiras.

Como usar na sua empresa?

Graças aos avanços tecnológicos, não apenas as empresas se favoreceram, mas também, o público em geral. Conforme este avanço, os consumidores vêm se tornando cada vez mais informados e exigentes.

Isto faz com que corporações se sintam na necessidade de investir em agentes interativos para suas interações do dia a dia, em um melhor atendimento ao cliente, assim como na comunicação com o mesmo, no processo de vendas e outros atrativos.

Otimização no atendimento 

Existe uma série de perguntas que são realizadas por grande maioria dos possíveis clientes de uma empresa. Principalmente quando está inserida na internet, seja parcialmente ou inteiramente. Perguntas como:

  •  Qual o tempo de entrega?
  •  Quais as formas de pagamento?
  •  Qual a garantia oferecida?
  •  Como o custo do frete é determinado?

Essas entre outras mais compõem um repertório extenso de dúvidas frequentes de diversos usuários. Logo, para otimizar o atendimento ao cliente, é necessário ter a disposição respostas prontas para estas.

É um grande desperdício de tempo e recurso ter de dispor de colaboradores para responder, incessantemente, tais redundâncias. Justamente por serem comuns, é que estas podem ser automatizadas.

Logo, o Chatbot oferece uma alternativa viável em custo/benefício para o empreendedor dono do local, permitindo que este aloque e foque sua equipe em atividades que demandam mais recursos do que responder incansavelmente tais questionamentos.

Relacionamento com cliente

Como dissemos no artigo, os Chatbots usam de inteligência artificial para registrar as palavras usadas por usuários, permitindo a estes que, posteriormente, possam apresentar respostas mais efetivas.

Logo, é quase que explícito que este é um recurso muito utilizado dentro do Marketing Digital, sendo comumente aplicado na estratégia utilizada no Marketing de Conteúdo da organização.

Com base neste histórico de mensagens do cliente, este bot pode sugerir diversos conteúdos que possuam relação com as palavras utilizadas e que possam despertar o interesse do usuário.

Compartilhamento de informações

Assim como é possível utilizar do Chatbot para se comunicar com a audiência, também é permitido o utilizar a outros programas usados na comunicação interna da corporação com a finalidade de compartilhar as informações conquistadas por este.

Assim, a facilidade de comunicação entre cada departamento torna-se mais ágil, facilitando diversas tarefas operacionais e administrativas, fora o fato de oferecer mais tempo para focar em questões mais complexas da empresa.

Automatização de vendas

Estes bots são sim capazes de realizar a automação de vendas dentro da organização, tornando este processo, além de mais rápido, muito mais barato para o dono do empreendimento.

Uma vez que o cliente escreva o que deseja na caixa de diálogo, o Chatbot encaminhará tais informações para o setor da empresa que ficará a encargo deste processo.

Chatbot melhora diversos processos

Ainda que este tenha como objetivo principal o atendimento ao cliente, isto não o impossibilita de atuar em outras áreas da entidade. Na verdade, sua aplicação na empresa como um todo é muito mais que bem-vinda.

Claro que o que mais lhe oferecerá recursos é, sem dúvida, o avançado. Entretanto, ao depender do estilo do negócio, o simples será muito mais atrativo tanto para o dono quanto para a clientela.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui