terça-feira , 23 abril 2024
Ínicio Carreira Cibersegurança: saiba quais são as certificações para atuar na área
Carreira

Cibersegurança: saiba quais são as certificações para atuar na área

1.1k
Compartilhe

O número de ataques cibernéticos, vazamentos de dados e infecções por ransomware tem aumentado nos últimos anos e a demanda por profissionais de cibersegurança é muito alta. De acordo com dados do (ISC)², o Brasil possui um déficit de 441 mil profissionais desse segmento, que são responsáveis por protegerem o espaço cibernético das organizações usando diferentes estratégias e técnicas de defesa.

A capacitação para desempenhar essa profissão inclui, além de uma pós-graduação, algumas certificações, que podem variar de acordo com os objetivos do profissional. Pensando nisso, o Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista – IDESP, escola de negócios referência em cibersegurança, gestão de riscos e continuidade de negócios, lista as principais certificações para quem deseja atuar nesta área que está em alta no Brasil e no mundo.

“A ausência de um especialista em cibersegurança pode causar prejuízos para as empresas, ainda mais aquelas que lidam com uma grande quantidade de dados. O mercado vem sentindo a necessidade de profissionais qualificados e habilitados para lidar com segurança ofensiva e defensiva, visando minimizar a superfície de ataques. Nesse contexto, certificações na área são importantes para quem possui interesse em atuar na profissão, pois elas são uma forma de validar a capacidade técnica do profissional”, pontua Cristian Souza, professor no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP) e consultor de Cyber Security na Daryus Consultoria.

De acordo com um levantamento do Global Digital Trust Insights Survey, da PwC, 83% das organizações brasileiras preveem um aumento nos gastos em cibersegurança em 2022. Já no mundo, esse percentual é de 69%. Ainda segundo o levantamento, 45% das empresas no Brasil estimam um aumento de 10% ou mais nos investimentos em segurança de dados.

Com isso, existe uma variedade de certificações para os profissionais que buscam aprendizado na área de cibersegurança, principalmente para quem já atua em testes de intrusão. A escolha de uma certificação depende de fatores como a subárea de atuação do profissional e sua experiência. Confira abaixo algumas das provas de certificação mais conhecidas:

Fundamentos: as provas dessa categoria são indicadas para profissionais de segurança em início de carreira, que necessitam de uma base para atuar nesse segmento.  Confira abaixo as certificações indicadas para esse nível:

  • Security+  CompTIA
  • Information Security Foundation based on ISO IEC 27001 (ISFS) – EXIN
  • Ethical Hacking Foundation – EXIN

Nível intermediário: as provas dessa categoria são indicadas para profissionais que já possuem uma experiência na área de segurança da informação. Confira abaixo as opções de certificações:

  • Pentest +  CompTIA
  • Certified Ethical Hacker (CEH) – EC-Council
  • Offensive Security Certified Professional (OSCP) – Offensive Security
  • GIAC Penetration Tester (GPEN)

Nível avançado: nessa categoria o profissional precisa atuar no mercado há algum tempo e ter experiência em áreas como gerenciamento de riscos. Confira abaixo as opções para esse nível:

  • CISSP – (ISC)²
  • CISM – ISACA

Segundo Souza, os objetivos na carreira e o momento profissional podem influenciar na escolha da certificação. “Em sites como LinkedIn, por exemplo, o profissional consegue pesquisar as siglas das certificações, sendo possível identificar quais áreas possuem maior empregabilidade.”

Além disso, é importante o candidato se atentar aos conteúdos exigidos em cada exame.  Geralmente nos sites dos fornecedores é possível encontrar simulados e materiais sobre os tópicos abordados nas certificações.Para quem deseja saber mais sobre a área de cibersegurança, acesse: https://idesp.com.br/pos_graduacao/cyber-security/

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Tecnologia: conheça carreiras em alta e dicas para conseguir uma vaga na área

A tecnologia está fortemente presente em nossas vidas, e esse cenário deve...

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...

Deseja morar e trabalhar legalmente no Reino Unido? Veja como conseguir o visto de trabalho

Quer morar legalmente na Inglaterra? Antes de tudo é importante saber quais...

Destino Espanha: dicas para o intercâmbio dos sonhos e livre de surpresas desagradáveis

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos estudantes e jovens profissionais, que...