A Viavi Solutions Inc. (VIAVI) (NASDAQ: VIAV) lançou hoje o primeiro conjunto de testes abrangente do setor para especificações O-RAN. A Rede de Acesso de Rádio Aberto (O-RAN) está sendo adotada por operadoras e fabricantes de equipamentos em todo o mundo para reduzir os custos de aquisição de infraestrutura, implantação e operação e diminuir a barreira de entrada para a inovação de novos produtos. Como líder em teste e medição 5G e colaboradora da O-RAN Alliance, a VIAVI desenvolveu um conjunto de testes abrangente com módulos para validação de laboratório, implantação em campo e garantia de rede.

Em um ambiente O-RAN baseado em múltiplos fornecedores, garantir a interoperabilidade se tornará a principal preocupação do operador de rede, pois ele será responsável pelo gerenciamento de recursos avançados de coordenação, algoritmos de controle de energia e interações intra-tecnologia. A rede tradicional de fornecedor único simplifica tudo isso e, quando surgem, inevitavelmente, problemas de desempenho da rede relacionados ao produto, os provedores de serviços trabalham com apenas um fornecedor para resolvê-los. Outros desafios-chave de uma rede baseada em vários fornecedores serão o gerenciamento de rede e recursos, juntamente com a integração de novas funções e a orquestração de novos serviços.

A VIAVI tem trabalhado em estreita colaboração com operadores e fornecedores de todo o mundo para ajudá-los a enfrentar esses desafios. A empresa identificou vários casos de uso que podem ajudar a identificar, isolar e resolver quaisquer problemas de desempenho da rede antes e depois do lançamento de uma rede O-RAN baseada em múltiplos fornecedores. A seguir estão as áreas-chave de foco na validação de laboratório, implantação em campo e garantia de rede:

  • Teste de interoperabilidade de múltiplos fornecedores (MV-IOT) para funcionalidade, desempenho, confiabilidade, robustez e resiliência
  • Teste de subsistema (wrap-around)
  • Teste de nível do sistema
  • Avaliação de emparelhamento de fornecedores
  • Compliance de protocolo para interfaces e protocolos abertos
  • Integração contínua (IC) e automação de teste de Entrega Contínua (EC)
  • Processo de teste contínuo durante todo o ciclo de vida
  • Avaliação holística de várias opções de implantação RAN (desagregação de RAN, bandas de espectro, gerenciamento de atraso, recursos, fornecedores, etc.)
  • Monitoramento de desempenho de interfaces e protocolos abertos para garantir a operação ideal.

Além disso, a VIAVI participará de uma vitrine virtual da O-RAN Alliance, patrocinando uma demonstração de fronthaul aberta que consiste em um emulador integrado de O-RU com o emulador TM500 UE, que será usado para testar o O-DU conectado através do fronthaul aberto de O-RAN.

“Como sabemos, a implantação e o gerenciamento da RAN são a parte mais cara de uma rede sem fio, o que significa que as formas atuais de evolução, crescimento e manutenção da rede não serão dimensionadas para atender às oportunidades da rede 5G”, disse Sameh Yamany, Chief Technology Officer da VIAVI. “O O-RAN é uma visão poderosa para enfrentar esse desafio, mas para que ele seja totalmente realizado, os operadores precisam ter confiança no gerenciamento da interoperabilidade e na solução de problemas ao longo de múltiplos fornecedores. O conjunto de testes O-RAN da VIAVI, desenvolvido após nosso extenso trabalho com a aliança e com nossos clientes, alcançará esse objetivo imediatamente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui