Mais

    Comerciantes brasileiros investem em tecnologia para impulsionar negócios

    Publicidade

    A tecnologia se tornou uma forte aliada de diversos setores da economia e um investimento valioso para impulsionar os negócios. No segmento do Comércio, por exemplo, a busca por inovação é cada vez maior. Uma pesquisa recente do LinkedIn, que ouviu mais de 1.500 gestores, mostra que os comerciantes brasileiros pretendem aumentar em, pelo menos, 63% o uso de tecnologias em suas empresas. A expectativa é que o resultado seja alcançado ainda em 2022.

    O levantamento mostra que, dentre as apostas para o setor, os profissionais destacam o investimento em inteligência de dados e ferramentas digitais e capacitação para colocar as prioridades dos clientes à frente do negócio. “A automatização e modernização de processos e a busca por melhores experiências para os clientes se tornaram fortes tendências, cada vez mais presentes em empresas de diversos setores. Na verdade, é um caminho natural para acompanhar um mercado em constante mudança e crescimento, além de oferecer produtos e serviços com mais qualidade e eficiência para um consumidor que está mais exigente com o que consome”, diz Gabriel Siqueira, Diretor de Tech Ventures da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem.

    Publicidade

    Trata-se de um dos setores mais importantes da economia brasileira, corresponsável pelo sucesso de outros segmentos, como agropecuária e indústria, uma vez que entrega os produtos e serviços ao consumidor final. No Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o setor de comércio e serviços, juntos, representam 73% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e são responsáveis por cerca de 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no país.

    Em um mercado dessa magnitude, muitos comerciantes ainda encontram dificuldades na gestão do negócio. Por isso, diversas tecnologias visam automatizar processos para garantir melhor produtividade e novas estratégias para a operação. “Ferramentas de gestão ou softwares ERP, por exemplo, podem ajudá-los no dia a dia, contribuindo na redução de custos e melhora nos resultados de vendas. É possível ter, por exemplo, controle otimizado e unificado de estoque, ponto de venda (PDV) com emissão de cupom fiscal e gestão integrada de vendas em outros canais como e-commerce e marketplaces”, comenta Gabriel Siqueira. Ele ainda destaca algumas vantagens para os comerciantes:

    Sistema PDV para emissão de cupons fiscais

    Em um software de gestão, toda a operação é integrada ao PDV para que o comerciante possa focar em quem mais importa: seu cliente. É possível visualizar e organizar todos os dados com rapidez e em tempo real para auxiliar na tomada de decisões. Além disso, integra o sistema de ponto de venda para emissão de cupons fiscais SAT, NFC-e e ECF. “As soluções integradas para PDV visam entregar uma frente de caixa mais completa, com emissão de cupons fiscais, possibilidade de aplicar descontos e promoções e total segurança”, explica.

    Publicidade

    Integração com apps

    Integração com aplicativos específicos para o comércio, como: Devi PDV, Mintegra, Predify, Loja Virtual 88digital, entre outros. “Essas soluções, geralmente, disponíveis em lojas de aplicativos voltadas para empresas de todos os tamanhos, como a Omie.Store, são complementares de acordo com as necessidades de cada comerciante e podem garantir uma jornada de vendas mais completa e facilitada, graças a esse grande ecossistema de parceiros, além de uma melhor experiência de compra para o cliente final”, diz Gabriel.

    Gestão integrada de estoque e vendas

    Com uma tecnologia ERP para comércio com gestão integrada, todo o processo de compras, controle de estoque, vendas e financeiro é automatizado na retaguarda para garantir o sucesso das vendas e do negócio. É possível realizar a entrada dos produtos em estoque e automatizar o processo de vendas e emissão de cupons fiscais.

    Vendas integradas em e-commerce e marketplace

    A presença omnichannel se tornou indispensável em um mercado altamente competitivo e a tecnologia permite vender pela internet com organização e automação. Um sistema ERP, por exemplo, pode auxiliar comerciantes a anunciar seus produtos em diversas plataformas de marketplace e criar uma loja online com vendas integradas e de fácil administração. Inclusive a venda de kits de produto, possibilitando o aumento do tíquete médio nas vendas.

    Gestão financeira com dados em tempo real

    Integração de todas as áreas do negócio, desde o cadastro de clientes até a gestão financeira completa. A tecnologia usa dados para gerar contas a pagar e a receber, organizar as entradas e saídas do fluxo de caixa e todas as movimentações financeiras com automatização.

    Relatórios personalizados

    As planilhas de vendas e resultados são substituídas por relatórios online e personalizados para organizar as informações. “A solução permite que os comerciantes visualizem os dados em tempo real, facilitando a tomada de decisão para seu negócio. É possível traçar estratégias mais assertivas ou mesmo entender quando uma mudança de rota é necessária para atingir os resultados desejados”, comenta o executivo.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui