quarta-feira , 17 abril 2024
Ínicio Noticias Como a IA atua na segurança cibernética em operações de due diligence
NoticiasTecnologia

Como a IA atua na segurança cibernética em operações de due diligence

110
Compartilhe

Além do aumento da produtividade, com a automatização de processos repetitivos, a Inteligência Artificial apoia processos de due diligence, como as consultorias e auditorias realizam com seus clientes. O recurso acaba movimentando uma considerável quantidade de dados sigilosos de empresas e, para isso, contar com boas práticas de cibersegurança é essencial, como explica o especialista em segurança cibernética para empresas, Cristiano Ribeiro de Souza, gerente de TI da Microservice, que oferece soluções de cibersegurança corporativa. “A união da IA com o due diligence penetra em camadas profundas da rede para buscar dados vazados e ameaças de riscos cibernéticos para a empresa”, diz.

Verificações antes da compra de um veículo seminovo

Dados da PwC mostram que 68% das empresas já sofreram algum tipo de ataque cibernético durante o processo de due diligence. Cristiano aponta, ainda, as principais aplicações da IA na análise de informações corporativas:

  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): esta é uma tecnologia de machine learning que dá ao computador a habilidade de interpretar, manipular e compreender linguagem humana. Ela pode analisar contratos, acordos e documentos legais para identificar cláusulas críticas e riscos potenciais. Também permite extrair informações de documentos, otimizando o trabalho humano;
  • Identificação de Vulnerabilidades: a IA pode identificar vulnerabilidades de segurança em sistemas e softwares da empresa alvo, utilizando técnicas como análise de código estático e dinâmico. Além disso, a tecnologia pode vasculhar a dark web para encontrar informações sobre a empresa que não estejam disponíveis na web pública, como dados vazados ou atividades ilegais;
  • Análise de ameaças cibernéticas: O monitoramento do ambiente de TI da empresa pela IA ajuda e agiliza a identificação e resposta a ameaças cibernéticas em tempo real, como ataques de malware, phishing ou ransomware.

A investigação constante de grandes conjuntos de dados identifica padrões que podem apontar para fraudes ou outras atividades maliciosas. O monitoramento de transações financeiras e outras atividades ajuda a identificar desvios de comportamento que podem indicar fraude ou lavagem de dinheiro. Além disso, a IA pode analisar e-mails tanto para identificar problemas de gerenciamento quanto para reconhecer links e anexos suspeitos de conterem vírus e outros problemas para a corporação.

Regulamentação do Uber ignora segurança de passageiros e motoristas

“Boas práticas de segurança cibernética são essenciais para que toda a companhia fique livre de ameaças que podem levar a milhões de reais em prejuízos, além de manchar a reputação da empresa perante a todos os players do mercado. A cibersegurança é, principalmente, um problema de conscientização dos próprios profissionais de dentro de casa, que não têm uma cultura de proteção de dados. Assim, além de treinar e informar muito bem todos os setores da organização, contar com boas ferramentas para detecção de mitigação de riscos, como softwares atualizados constantemente e firewalls, por exemplo, é essencial para evitar dores de cabeça com possíveis vazamentos de dados”, reforça Cristiano.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Linguagens Tech: Como escolher a melhor para o negócio?

Escolher a linguagem de programação certa pode ser o divisor de águas...

Hora Max: TNT, TNT Séries e Warner Channel transmitem ‘O Regime’ em abril

A Hora Max seleciona os melhores títulos do streaming e os leva para os...

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...