Como a tecnologia do Big Data ajuda as empresas a economizar energia

0

Cada vez mais as grandes empresas e seus responsáveis ​​decidem contar com ferramentas inovadoras para reduzir e melhorar seus custos. A técnica mais recente e inovadora é o uso do Big Data, uma análise de informações em larga escala que ajudará sociedades maiores ou mais complexas. Como o Big Data pode ajudar a economizar no setor de energia?

Uma redução gradual que não afeta a organização

As possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias estão se estendendo para todos os tipos de aspectos e aplicações. A última grande inovação foi a possibilidade de as empresas usarem o Big Data para reduzir custos. A fórmula utilizada possui etapas muito específicas: identificar quais serviços ou produtos podem ser eliminados ou reduzidos sem afetar a lucratividade da empresa.

O gasto tecnológico nas empresas está relacionado com os dados

Mais da metade dos gastos com tecnologia em uma grande organização está diretamente relacionada com os dados. O Big Data permitirá a realização de possíveis ações de melhoria e avaliação de impactos. Além disso, servirá para analisar aspectos críticos que podem auxiliar na redução efetiva sem levar à deterioração da qualidade ou para detectar possíveis riscos no plano.

Big Data e a economia no consumo de eletricidade

Com o Big Data, mais de 1.500 milhões de dados podem ser analisados ​​em tempo real para a elaboração de um relatório de energia. Além disso, permite criar padrões de consumo. Com esta ferramenta você poderá descobrir porque um determinado consumo está acima do devido.

Os dados que o Big Data analisa

Para que uma grande empresa explore todas as suas possibilidades, dados de várias fontes devem ser analisados. Abrange praticamente qualquer núcleo presente em uma organização: processos administrativos, operacionais, financeiros, bem como outros tipos de fontes de entrada, como e-mails, sites, formulários ou blogs.

A poupança de energia é baseada na execução, contratação e controle das operações, bem como nos custos por estoque ou em seus modelos de planejamento. Em última análise, trata-se de examinar cada processo da organização para promover novos mecanismos mais econômicos e detectar áreas de melhoria.

O boom do Big Data já está inundando todas as grandes empresas. O resultado é uma análise instantânea e massiva de dados para que todos os tipos de negócios possam tomar melhores decisões. No setor de energia também se tornou uma ferramenta essencial de economia, de forma que os serviços oferecidos não sejam afetados.

Vantagens do Big Data no setor de energia

As vantagens dessa utilização se traduzem em ganhos de produtividade e se tornam um dos pilares fundamentais para o crescimento das empresas de energia

A utilização do Big Data no setor de energia é fundamental para oferecer soluções customizadas aos clientes e solucionar os problemas do setor elétrico. Nos casos a seguir, o Big Data otimiza processos e torna o investimento lucrativo:

  • Previsões precisas para a geração de energia de parques eólicos.
  • Os operadores de sistema precisam de previsões de geração e demanda para obter uma melhor correspondência de oferta e demanda.
  • Detecta fraudes e perdas de energia de empresas de distribuição de luz. 
  • Graças às redes inteligentes, é possível uma melhor gestão de energia para fornecer um fornecimento de eletricidade seguro, econômico e sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui