quinta-feira , 18 abril 2024
Ínicio Carreira Empregos Como ajudar os jovens a lidarem com o estresse de ainda não terem o primeiro emprego
Empregos

Como ajudar os jovens a lidarem com o estresse de ainda não terem o primeiro emprego

1.1k
Compartilhe

O Brasil vive uma estatística de desemprego alarmante: 31,4% de todas as pessoas desempregadas no país, no fim de 2020, pertenciam à faixa etária dos 18 aos 24 anos. Essa situação é muito estressante, principalmente porque os jovens precisam cumprir diversos requisitos para conseguirem emprego…

Primeiro, existe a questão da qualificação. Sem estudo formal, as chances de o jovem conseguir uma vaga são baixas. Então, abandonar o estudo é uma das piores ideias que se pode ter (aliás, em qualquer idade), mas, na juventude, significa um enorme empecilho. Cursar o Ensino Médio faz com que uma primeira etapa seja concluída, para que as portas do mercado de trabalho comecem a se abrir. Depois, quem faz cursos profissionalizantes tem chances de empregar-se com mais rapidez. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo IBGE mostrou que mais de 90% das pessoas que fizeram um curso profissionalizante disseram que ele foi útil em sua vida profissional ou pessoal. Optar por uma qualificação pode ser o que diferencia quem chega a uma vaga sem saber absolutamente nada e quem se apresenta com um curso.

O segundo ponto é relacionado à experiência. Os jovens, obviamente, precisam da primeira oportunidade para adquirirem experiência. E as empresas buscam pessoas novas, mas que já tenham passado por um emprego anterior. A conta não fecha! Aqui, então, pode valer recorrer a um estágio, ainda que de curta duração ou mesmo não remunerado, que proporcione a vivência necessária para que o candidato se apresente à vaga com algo a mais. Vale lembrar que muitos cursos profissionalizantes disponibilizam um banco de vagas, no qual empresas anunciam oportunidades e os alunos podem acessá-las com prioridade.

O terceiro ponto – e não menos importante – é o comportamental. Para se conquistar um emprego, é necessário ter disciplina. Pesquisar vagas, manter um currículo atualizado e bem feito, iniciar uma rede de contatos (a famosa networking) e aprender a ter responsabilidade com compromissos e horário é fundamental para ser indicado para vagas e ser chamado para entrevistas. Desenvolver habilidades comportamentais que efetivamente o diferenciarão na entrevista – como boa comunicação, técnica de escuta ativa, empatia e resiliência o tornarão preparado para a entrevista e, claro, para o emprego, quando ele for conquistado.

Falando em resiliência, você sabe o que é isso? A palavra em Português vem do latim, resilire, que significa ‘voltar atrás’. Trata-se da capacidade que cada um tem de superar suas dificuldades e problemas, da forma mais otimista possível, tentando passar pelas tormentas chegando mais forte do outro lado.

Quem é resiliente geralmente busca um significado nos problemas e procura crescer com eles – ao mesmo tempo em que tenta conviver harmonicamente com seus pares, porque busca levar uma vida emocionalmente mais leve.

E o que a resiliência tem a ver com sua busca por um emprego? Sendo resiliente, você provavelmente não se deixará abater quando uma porta se fechar. Durante a vida, recebemos muitos ‘nãos!’, mas eles nunca são definitivos. Preparando-se adequadamente para ser um bom profissional, tendo comportamentos que mostrarão responsabilidade, comprometimento e ética e trabalhando por criar uma boa rede de contatos, certamente suas chances de conquistar uma vaga aumentarão. E, depois de empregado, será a vez de ter garra para conquistar novas oportunidades.

*Fábio Affonso é franqueador da MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental, uma rede com 35 escolas no estado de São Paulo. Apaixonado por ensino profissionalizante, ele idealizou o Coaching Max, primeiro programa de coaching para jovens, oferecido exclusivamente aos alunos da MicroPro como parte da estratégia de desenvolvimento comportamental da marca. www.micropro.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

NAVA tem mais de 100 vagas de trabalho em aberto

A NAVA Technology for Business, empresa que fornece serviços e soluções de...

CVC tem mais de 170 oportunidades de emprego em sua rede de franquias de todo o Brasil

A CVC segue com oportunidades de emprego para atuar na área de...

Startup mira na Geração Z, emprega jovens em todo Brasil e está com vagas abertas

Uma pesquisa inédita sobre a empregabilidade de jovens no país, realizada pela...

Desprezar a tecnologia hoje pode deixar você sem emprego em um futuro próximo

A inteligência artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no...