Como calcular o market share em um ambiente digital?

Publicidade

O market share é um mecanismo que permite avaliar a participação de uma empresa física ou e-commerce dentro do mercado. Ele é medido em termos percentuais e tem como principal propósito definir o grau de domínio dessa empresa no contexto da sua área de atuação.

As organizações empresariais têm concorrentes com quem disputam segmento de mercado. Algumas têm maior ou menor grau de participação, e o market share ajuda a entender qual é a fatia de cada uma delas considerando o todo. 

Publicidade

Você quer entender melhor o conceito do market share, sua importância e como calculá-lo? Então continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto. Confira a seguir! 

O que é market share?

O market share pode ser definido como a participação de mercado de uma empresa, ou seja, a quantidade de vendas que ela realiza em relação à quantidade vendida pelos concorrentes.

Podemos dizer, dessa forma, que o market share permite identificar a fração do mercado que é controlada por uma determinada empresa. Aqui, é importante ter em mente que no ambiente digital esse conceito é um pouco diferente e nem sempre está relacionado apenas às vendas.

Uma rede social, como o Facebook, por exemplo, tem como principal serviço algo que é gratuito. Assim, o seu market share não pode ser medido pelas vendas. Claro que a empresa também oferece produtos pagos, como os anúncios, mas eles estão inseridos no mercado de publicidade online e não especificamente de rede social, que é o seu serviço principal.

Por isso, quando se fala em market share de negócios online, além das vendas, é preciso levar em consideração aspectos como tráfego e usuários ativos, por exemplo. Aqui, o importante é avaliar o contexto de cada negócio e ter consciência de que a participação no mercado vai sofrer oscilações, por isso, o acompanhamento deve ser constante. 

Como calcular o market share?

Bem, você já entendeu que o market share pode ser calculado a partir do total de vendas, mas que podem ser utilizadas outras métricas, tanto no contexto do mercado online quanto no mercado offline.

Confira a seguir as formas mais conhecidas e disseminadas de calcular o market share no ambiente digital:

  • participação de mercado com base no total de vendas realizadas;
  • participação de mercado baseada em clientes — neste caso, é preciso saber o número total de clientes em seu mercado;
  • participações de mercado dos principais players do seu segmento de atuação; 
  • participação no mercado a partir da análise de tráfego nas suas plataformas digitais. 

A fórmula do market share

A seguir, vamos mostrar como aplicar a fórmula básica do market share a partir das vendas realizadas. Para isso, primeiro você precisa saber quais foram os valores totais obtidos em vendas pelo seu negócio.

Com essa informação em mãos, o próximo passo é dividir o número pela receita total da empresa durante o mesmo período. O resultado deverá ser multiplicado por 100% para que você obtenha o percentual.

O mesmo cálculo pode ser realizado com base nos clientes, basta aplicar a mesma lógica do exemplo anterior trocando o valor das vendas pelo número de clientes atendidos pela sua empresa.

Existe ainda outra maneira de ter uma estimativa do market share do seu negócio. Por meio de uma pesquisa de mercado realizada diretamente com os clientes, é possível descobrir informações relevantes — e estratégicas — que vão ajudar a empresa a ter uma noção a respeito da sua participação no mercado.

Essas perguntas podem incluir informações a respeito das marcas e produtos que os consumidores preferem, quais eles não consomem, o motivo, o quanto costumam gastar nas compras… Enfim, as perguntas devem ser direcionadas para dados e informações que permitam ao gestor compreender qual é a sua participação no mercado. 

Como analisar o market share?

O market share é um número, uma estatística que vai muito além de um dado matemático e que precisa ser analisado. Por isso, após avaliar o market share do seu negócio no ambiente digital, o próximo passo é observar algumas particularidades e aspectos que ajudam a trazer esse número para o contexto — e realidade — da empresa.

Confira a seguir algumas questões que podem ajudar a trazer esse número para a realidade da sua empresa e mercado e contribuir para conclusões que contribuam para a estratégia de crescimento do seu negócio.

  • Avalie se o resultado do market share é a nível nacional ou regional e busque entender em quais regiões seu público está concentrado;
  • colete informações sobre negócios parecidos com o seu que compartilham o mesmo público e entenda o impacto do seu market share com relação a esses concorrentes;
  • tenha em mente que para saber se o seu percentual contempla uma liderança de mercado você precisa ter uma visão comparativa com relação aos números e ao desempenho dos seus concorrentes. 

Além de ter informações sobre o market share da empresa é fundamental conhecer o mercado e a concorrência, e basear as suas decisões em dados concretos. Lembre-se de ouvir os seus consumidores e estar atento às mudanças de comportamentos, expectativas e perspectivas com relação aos produtos/serviços que você desenvolve.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui