A comunicação empresarial, ou comunicação corporativa, pode ser um grande desafio para as organizações. Afinal, para que qualquer relação funcione, é necessário que as partes envolvidas tenham uma boa comunicação.
Sem isso, não é possível entender a necessidade do outro e chegar a uma solução. No mundo corporativo, isso é ainda mais importante, uma vez que existem muitos aspectos em jogo.
A comunicação empresarial une as pessoas dentro da companhia, independentemente de elas fazerem ou não parte de uma mesma equipe.
Então, se a corporação não cuida da sua comunicação e não sabe estruturá-la de modo estratégico, pode acabar enfrentando problemas no alinhamento do discurso interno e externo.
No fim das contas, os resultados e a eficiência dos processos podem ser impactados de maneira negativa, o que certamente desencadeia outras consequências.
Pensando por esse lado, se você ainda não parou para refletir sobre a comunicação empresarial do seu negócio, precisa repensar essa situação. É pensando nisso que desenvolvemos este artigo.
Aqui, vamos explicar o conceito de comunicação empresarial, como desenvolvê-la do jeito certo e quais vantagens ela traz para as companhias. Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia este texto até o final.
O que é comunicação empresarial?
A comunicação empresarial é um conjunto de ações estratégicas, processos e esforços que visam promover a interação entre os colaboradores de uma organização.
Ela reforça a imagem da empresa no ambiente de negócios, além de aumentar sua confiabilidade com funcionários e clientes.
Trata-se de um processo que inclui o gerenciamento e integração das mensagens, comunicações e informações dentro da companhia e fora dela, quando direcionado ao seu público externo.
Pode ser usada por uma fabricante de tag personalizada para laços como ferramenta estratégica para cuidar de sua reputação, aumentar a credibilidade e se destacar como referência no que faz.
Essa ferramenta também ajuda a melhorar a convivência e o relacionamento entre o público interno, o que evita desgaste entre as equipes.
A comunicação empresarial, então, é uma estratégia alinhada à comunicação corporativa, que leva em conta todas as variáveis do mercado e da própria companhia.
Trata-se de uma prática fundamental para as empresas transmitirem uma imagem mais profissional em seu mercado de atuação.
Para isso, é necessário gerir, planejar e administrar o relacionamento interno e externo, tanto entre as equipes quanto entre os clientes. O objetivo é um só: manter uma imagem positiva e uma boa reputação.
Desenvolvendo uma boa comunicação corporativa
Existem alguns procedimentos importantes para desenvolver uma boa comunicação empresarial, para que ela seja efetiva. Dentre eles:
1 – Conhecer a marca
O primeiro passo é compreender a fundo a identidade da marca para saber como ela deve se posicionar.
Por exemplo, seja uma organização que oferece serviços de vigilante para empresa ou um escritório de contabilidade, é fundamental explorar o seu histórico, incluindo pontos relevantes, desde o momento em que foi fundada.
Liste suas atividades, quantos colaboradores possui e seu segmento de atuação. Saiba quais são os diferenciais, sua missão, visão, valores e se existe um propósito claro. É com esses pontos que a imagem da marca é constituída.
Compreendê-la ajuda a criar ações alinhadas aos seus objetivos e propostas, tal como o logotipo e as cores devem ser pensados de acordo com a mensagem que se pretende transmitir.
A empresa deve estar alinhada à comunicação, e desenvolver um manual de comunicação é uma boa saída.
Ele precisa conter todas as estratégias detalhadamente, estilo comunicacional, objetivos do conteúdo e público que se pretende atingir.
2 – Definir o propósito do plano
A comunicação empresarial de uma fabricante de uniforme de limpeza masculino pode ter resultados porque ela definiu suas metas. Para estabelecer as metas do seu negócio, considere seus objetivos e resultados que deseja alcançar em curto, médio e longo prazo.
É possível usar algumas ferramentas de gestão, como a Matriz SWOT, que ajuda a identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças.
O plano de comunicação deve se basear no resultado de uma avaliação inicial, então, todas as ações devem ser alinhadas a um diagnóstico e às estratégias da empresa, o que ajuda a trazer resultados ainda mais positivos.
Esse alinhamento também é fundamental para transmitir a mensagem de modo organizado, trazendo sentido à missão, visão e valores da companhia.
3 – Analisar o mercado
É sempre válido ressaltar que a comunicação empresarial leva em conta aspectos como:
- Valores internos;
- Ações já realizadas;
- Público-alvo do negócio;
- Objetivos da empresa.
Contudo, é necessário considerar as ações bem-sucedidas por negócios do mesmo segmento que o seu. Para isso, compreenda a estratégia comunicacional que está sendo realizada pelas outras corporações.
Analise os formatos de conteúdo que adotam e as ações que têm mais aceitação no mercado. Essa análise pode ser usada para entender os concorrentes, o tipo de estratégia adotada e saber como se destacar no segmento.
4 – Planejar ações estratégicas
Independentemente de qual seja o objetivo de uma empresa que faz manutenção relógio de ponto henry, seja atrair mais pessoas, gerar vendas, fidelizar clientes, dentre outras, é necessário contar com uma boa estratégia.
Se você definiu o objetivo do seu negócio, torna-se mais simples saber o que precisa fazer para alcançá-lo, determinando algumas metas. Defina os recursos necessários, os responsáveis pelas ações e os meios que serão usados.
As metas precisam ser claras, realistas e mensuráveis, além de ser necessário entender os desafios que a companhia vai precisar enfrentar.
Quando definimos o objetivo da comunicação empresarial, entendemos quais são os caminhos que ajudam a obter sucesso.
Por isso, ao elaborar o planejamento estratégico em uma sala reunião pequena, também procure especificar quais canais serão utilizados, ferramentas, indicadores-chave e orçamento disponível.
5 – Determinar mensagens e conteúdos
Estabeleça o que a empresa vai divulgar para o público, mas, antes disso, entenda como as empresas veem a sua marca, como ela consegue impactar o emocional e como a mensagem vai refleti-la.
Verifique quais conteúdos geram mais interação e engajamento, e a partir disso, determine as informações que precisam ser evidentes para o público-alvo.
A mensagem pode convidar para o teste de um novo produto ou até mesmo incentivar o cliente a comprar novamente.
Empresas como uma de locação de impressora de carteirinhas pvc também precisam estar sempre atentas à linguagem que utilizam, escolhendo se a comunicação será mais formal ou informal.
Afinal, ela pode variar de acordo com o público e também com o canal de comunicação que está sendo usado.
Agora que você já sabe como elaborar a comunicação empresarial do seu negócio, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre as suas vantagens.
Quais são as principais vantagens?
Existem muitos benefícios em investir nessa estratégia, e uma delas é o fato de que ela fortalece a cultura organizacional do negócio.
Isso acontece porque fica mais fácil difundir os valores, códigos, normas e outros elementos que fazem parte da cultura da empresa.
Com isso, uma companhia de entrega de jornal com moto, por exemplo, consegue reforçar hábitos e comportamentos favoráveis em seu ambiente.
Elementos que desgastam a atmosfera e geram uma cultura ruim são desestimulados, reduzidos e eliminados, como fofocas, isolamentos, formação de panelinhas, dentre outros.
Outra vantagem é que a cultura organizacional faz com que a empresa tenha colaboradores mais alinhados aos seus propósitos e integrados aos processos internos.
Isso garante um trabalho em sintonia, em que um respeita o outro e todo o trabalho entra em conformidade com aquilo que a companhia espera.
Essa vantagem só é possível porque a comunicação corporativa dissemina e reforça os propósitos da companhia, fazendo com que os colaboradores se mantenham focados no mesmo objetivo.
Por se tratar de uma comunicação mais direta e transparente, a corporação se torna mais interessante e atraente para se trabalhar e construir uma carreira sólida.
Os colaboradores se sentem mais valorizados e aceitos, o que reforça seu sentimento de pertencimento, retendo talentos que fazem a diferença para o crescimento, a produtividade e os resultados da companhia.
Além disso, uma boa comunicação consegue construir times mais coesos e sincronizados, o que favorece relações de trabalho de médio e longo prazo.
Logo, a comunicação empresarial dentro de uma gráfica com foco em impressão de cartazes grandes, consegue engajar os colaboradores e faz com que eles sempre busquem mais eficiência e aumentem sua produtividade.
Em outras palavras, os resultados individuais são melhorados, e mesmo quando eles estão fora da empresa, costumam falar bem dela, o que ajuda na divulgação de seus produtos e serviços.
Profissionais mais motivados buscam formas de melhorar o desempenho, para alcançar novas posições, o que interfere de maneira positiva nos resultados da companhia.
Conclusão
A comunicação é fundamental em nosso dia a dia para as mais variadas áreas, inclusive, dentro do nosso ambiente de trabalho.
Em vista disso, é papel das organizações garantir que a comunicação empresarial seja fluida e positiva, pois assim todos os processos internos são melhorados, e tanto os colaboradores quanto os consumidores passam a ter uma visão mais positiva da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.