Como desenvolver uma comunicação empresarial?

0

A comunicação empresarial, ou comunicação corporativa, pode ser um grande desafio para as organizações. Afinal, para que qualquer relação funcione, é necessário que as partes envolvidas tenham uma boa comunicação.

Sem isso, não é possível entender a necessidade do outro e chegar a uma solução. No mundo corporativo, isso é ainda mais importante, uma vez que existem muitos aspectos em jogo.

A comunicação empresarial une as pessoas dentro da companhia, independentemente de elas fazerem ou não parte de uma mesma equipe.

Então, se a corporação não cuida da sua comunicação e não sabe estruturá-la de modo estratégico, pode acabar enfrentando problemas no alinhamento do discurso interno e externo.

No fim das contas, os resultados e a eficiência dos processos podem ser impactados de maneira negativa, o que certamente desencadeia outras consequências.

Pensando por esse lado, se você ainda não parou para refletir sobre a comunicação empresarial do seu negócio, precisa repensar essa situação. É pensando nisso que desenvolvemos este artigo.

Aqui, vamos explicar o conceito de comunicação empresarial, como desenvolvê-la do jeito certo e quais vantagens ela traz para as companhias. Então, se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia este texto até o final.

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é um conjunto de ações estratégicas, processos e esforços que visam promover a interação entre os colaboradores de uma organização.

Ela reforça a imagem da empresa no ambiente de negócios, além de aumentar sua confiabilidade com funcionários e clientes.

Trata-se de um processo que inclui o gerenciamento e integração das mensagens, comunicações e informações dentro da companhia e fora dela, quando direcionado ao seu público externo.

Pode ser usada por uma fabricante de tag personalizada para laços como ferramenta estratégica para cuidar de sua reputação, aumentar a credibilidade e se destacar como referência no que faz.

Essa ferramenta também ajuda a melhorar a convivência e o relacionamento entre o público interno, o que evita desgaste entre as equipes.

A comunicação empresarial, então, é uma estratégia alinhada à comunicação corporativa, que leva em conta todas as variáveis do mercado e da própria companhia.

Trata-se de uma prática fundamental para as empresas transmitirem uma imagem mais profissional em seu mercado de atuação.

Para isso, é necessário gerir, planejar e administrar o relacionamento interno e externo, tanto entre as equipes quanto entre os clientes. O objetivo é um só: manter uma imagem positiva e uma boa reputação.

Desenvolvendo uma boa comunicação corporativa

Existem alguns procedimentos importantes para desenvolver uma boa comunicação empresarial, para que ela seja efetiva. Dentre eles:

1 – Conhecer a marca

O primeiro passo é compreender a fundo a identidade da marca para saber como ela deve se posicionar. 

Por exemplo, seja uma organização que oferece serviços de vigilante para empresa ou um escritório de contabilidade, é fundamental explorar o seu histórico, incluindo pontos relevantes, desde o momento em que foi fundada.

Liste suas atividades, quantos colaboradores possui e seu segmento de atuação. Saiba quais são os diferenciais, sua missão, visão, valores e se existe um propósito claro. É com esses pontos que a imagem da marca é constituída.

Compreendê-la ajuda a criar ações alinhadas aos seus objetivos e propostas, tal como o logotipo e as cores devem ser pensados de acordo com a mensagem que se pretende transmitir.

A empresa deve estar alinhada à comunicação, e desenvolver um manual de comunicação é uma boa saída.

Ele precisa conter todas as estratégias detalhadamente, estilo comunicacional, objetivos do conteúdo e público que se pretende atingir.

2 – Definir o propósito do plano

A comunicação empresarial de uma fabricante de uniforme de limpeza masculino pode ter resultados porque ela definiu suas metas. Para estabelecer as metas do seu negócio, considere seus objetivos e resultados que deseja alcançar em curto, médio e longo prazo.

É possível usar algumas ferramentas de gestão, como a Matriz SWOT, que ajuda a identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças.

O plano de comunicação deve se basear no resultado de uma avaliação inicial, então, todas as ações devem ser alinhadas a um diagnóstico e às estratégias da empresa, o que ajuda a trazer resultados ainda mais positivos.

Esse alinhamento também é fundamental para transmitir a mensagem de modo organizado, trazendo sentido à missão, visão e valores da companhia.

3 – Analisar o mercado

É sempre válido ressaltar que a comunicação empresarial leva em conta aspectos como:

  • Valores internos;
  • Ações já realizadas;
  • Público-alvo do negócio;
  • Objetivos da empresa.

Contudo, é necessário considerar as ações bem-sucedidas por negócios do mesmo segmento que o seu. Para isso, compreenda a estratégia comunicacional que está sendo realizada pelas outras corporações.

Analise os formatos de conteúdo que adotam e as ações que têm mais aceitação no mercado. Essa análise pode ser usada para entender os concorrentes, o tipo de estratégia adotada e saber como se destacar no segmento.

4 – Planejar ações estratégicas

Independentemente de qual seja o objetivo de uma empresa que faz manutenção relógio de ponto henry, seja atrair mais pessoas, gerar vendas, fidelizar clientes, dentre outras, é necessário contar com uma boa estratégia.

Se você definiu o objetivo do seu negócio, torna-se mais simples saber o que precisa fazer para alcançá-lo, determinando algumas metas. Defina os recursos necessários, os responsáveis pelas ações e os meios que serão usados.

As metas precisam ser claras, realistas e mensuráveis, além de ser necessário entender os desafios que a companhia vai precisar enfrentar.

Quando definimos o objetivo da comunicação empresarial, entendemos quais são os caminhos que ajudam a obter sucesso.

Por isso, ao elaborar o planejamento estratégico em uma sala reunião pequena, também procure especificar quais canais serão utilizados, ferramentas, indicadores-chave e orçamento disponível.

5 – Determinar mensagens e conteúdos

Estabeleça o que a empresa vai divulgar para o público, mas, antes disso, entenda como as empresas veem a sua marca, como ela consegue impactar o emocional e como a mensagem vai refleti-la.

Verifique quais conteúdos geram mais interação e engajamento, e a partir disso, determine as informações que precisam ser evidentes para o público-alvo.

A mensagem pode convidar para o teste de um novo produto ou até mesmo incentivar o cliente a comprar novamente.

Empresas como uma de locação de impressora de carteirinhas pvc também precisam estar sempre atentas à linguagem que utilizam, escolhendo se a comunicação será mais formal ou informal.

Afinal, ela pode variar de acordo com o público e também com o canal de comunicação que está sendo usado.

Agora que você já sabe como elaborar a comunicação empresarial do seu negócio, no próximo tópico, vamos falar um pouco sobre as suas vantagens.

Quais são as principais vantagens?

Existem muitos benefícios em investir nessa estratégia, e uma delas é o fato de que ela fortalece a cultura organizacional do negócio.

Isso acontece porque fica mais fácil difundir os valores, códigos, normas e outros elementos que fazem parte da cultura da empresa.

Com isso, uma companhia de entrega de jornal com moto, por exemplo, consegue reforçar hábitos e comportamentos favoráveis em seu ambiente.

Elementos que desgastam a atmosfera e geram uma cultura ruim são desestimulados, reduzidos e eliminados, como fofocas, isolamentos, formação de panelinhas, dentre outros.

Outra vantagem é que a cultura organizacional faz com que a empresa tenha colaboradores mais alinhados aos seus propósitos e integrados aos processos internos.

Isso garante um trabalho em sintonia, em que um respeita o outro e todo o trabalho entra em conformidade com aquilo que a companhia espera.

Essa vantagem só é possível porque a comunicação corporativa dissemina e reforça os propósitos da companhia, fazendo com que os colaboradores se mantenham focados no mesmo objetivo.

Por se tratar de uma comunicação mais direta e transparente, a corporação se torna mais interessante e atraente para se trabalhar e construir uma carreira sólida.

Os colaboradores se sentem mais valorizados e aceitos, o que reforça seu sentimento de pertencimento, retendo talentos que fazem a diferença para o crescimento, a produtividade e os resultados da companhia.

Além disso, uma boa comunicação consegue construir times mais coesos e sincronizados, o que favorece relações de trabalho de médio e longo prazo.

Logo, a comunicação empresarial dentro de uma gráfica com foco em impressão de cartazes grandes, consegue engajar os colaboradores e faz com que eles sempre busquem mais eficiência e aumentem sua produtividade.

Em outras palavras, os resultados individuais são melhorados, e mesmo quando eles estão fora da empresa, costumam falar bem dela, o que ajuda na divulgação de seus produtos e serviços.

Profissionais mais motivados buscam formas de melhorar o desempenho, para alcançar novas posições, o que interfere de maneira positiva nos resultados da companhia.

Conclusão

A comunicação é fundamental em nosso dia a dia para as mais variadas áreas, inclusive, dentro do nosso ambiente de trabalho.

Em vista disso, é papel das organizações garantir que a comunicação empresarial seja fluida e positiva, pois assim todos os processos internos são melhorados, e tanto os colaboradores quanto os consumidores passam a ter uma visão mais positiva da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui