quinta-feira , 25 abril 2024
Ínicio Celulares Como formatar seu celular para as configurações de fábrica?
Celulares

Como formatar seu celular para as configurações de fábrica?

859
Compartilhe

Cedo ou tarde, você pode se deparar com a necessidade de formatar seu smartphone. Seja por falta de espaço no armazenamento interno ou em caso de venda, resetar o aparelho para as configurações de fábrica é uma forma simples e eficaz de deixar o sistema como novo. O processo está incluso dentro das funções do telefone, e apaga de uma vez todos os arquivos e as informações pessoais presentes na memória, fazendo com que volte ao estado que estava quando foi ligado pela primeira vez.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o que foi apagado não pode mais ser recuperado, então, independentemente de qual for o motivo da formatação, não se esqueça de fazer um backup dos arquivos. Hoje em dia, isso é bem fácil, devido aos diversos serviços de armazenamento em nuvem disponíveis para assinatura, mas também é possível ligar o smartphone a um computador via cabo USB e transferir tudo que desejar para o HD do seu PC.

O método de formatação varia de acordo com o sistema operacional, que pode ser Android ou iOS, mas o processo também sofre algumas alterações, de acordo com a marca do celular. Em dispositivos Android, a opção sempre estará nas Configurações, mas o passo a passo se diferencia de fabricante para fabricante. Por exemplo, em smartphones da Samsung, você deve ir em “Gerenciamento Geral” e, depois, em “Restaurar”, para iniciar o processo; já na Motorola a opção “Fazer backup e redefinir” fica nas próprias Configurações, sem a necessidade de abrir outro menu.

Em celulares da Xiaomi, o processo é um pouco mais extenso: nas Configurações, existe um menu chamado “Sistema e Dispositivo”; lá, existe outra opção intitulada “Configurações adicionais”, onde está a opção de restauração. O processo em iPhones, que utilizam o sistema iOS, não é muito diferente: em “Ajustes”, selecione “Geral”, depois “Redefinir” e, por fim, “Apagar Conteúdo e Ajustes”. Ambos os sistemas também oferecem recursos de formatação a distância, através de suas ferramentas de localização (Find my Phone), o que é muito útil em caso de roubo ou furto do aparelho.

Para quem está se preparando para a Black Friday e se desfazendo do seu smartphone para adquirir um novo, basta seguir o passo a passo específico da marca do seu aparelho para formatá-lo sem dificuldades. Lembre-se que a formatação é indispensável em caso de revenda; caso contrário, seus dados e arquivos pessoais ficarão expostos e vulneráveis.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novos Motorola Edge trazem câmera profissional, Moto AI e novidades do Google Fotos

A Motorola anuncia os novos motorola edge 50 ultra, o motorola edge 50 pro e o...

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Para que os usuários aproveitem ao máximo todas as atividades do dia...

Smartphones mais aguardados para 2024

As principais fabricantes de celulares do mundo, como Apple, Samsung, Motorola e...