Como funciona a gestão ativa na hora de investir

0

Para compor um bom portfólio, selecionar os ativos certos é fundamental – Diego Siqueira, CEO da TG Core, explica as vantagens da modalidade

O objetivo da maioria dos investidores é buscar rendimentos acima da média, fator que também os expõem a maiores riscos, daí a importância de fazer boas escolhas. Na gestão ativa – ligada diretamente aos riscos e rentabilidade de um fundo de investimento – a performance da carteira do fundo está diretamente ligada às ações do gestor. “Com liberdade para escolher entre diversos ativos, é imprescindível pesar o gerenciamento de risco e as oportunidades de ganho”, analisa Diego Siqueira, CEO da TG Core.

Apesar da maioria dos fundos estar na modalidade passiva, onde há pouca intervenção dos gestores, esse tipo de ativo tende a proporcionar uma rentabilidade menor. “Ainda que os riscos sejam mais altos, a gestão ativa tem a vantagem de destacar escolhas mais assertivas por parte do fundo, afinal, o gestor analisará com cautela cada um dos títulos e ativos que podem ser adquiridos e vai realizar a aplicação com o capital dos cotistas”, explica Diego.

Como o gestor consegue entender as nuances de mercado e agir de acordo com o cenário, a possibilidade de retornos acima do benchmark, ou seja, dos indicadores de referência para saber se a rentabilidade do fundo está adequada ao mercado, é maior. “Por outro lado, as taxas de administração e performance são maiores, pois os gestores costumam cobrar mais caro para atuar em um fundo de investimento de forma integral”, afirma o CEO.

Antes da aquisição das cotas, é passado ao investidor quais são os fundos que possuem gestão ativa, assim, depois que ele fizer o aporte, será necessário avaliar com cautela os relatórios gerados pela administração do fundo. “Esses documentos devem ser utilizados pelo investidor para entender se as ações tomadas pelo gestor proporcionaram os resultados esperados”, ensina Diego Siqueira. Para quem busca um investimento com maiores chances de alto rendimento, ainda que com certos riscos, a gestão ativa é uma opção a ser considerada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui