Mais

    Como o diagnóstico financeiro pode equilibrar suas contas

    Publicidade

    Saber cuidar da saúde financeira é essencial para manter o bom fluxo de pagamento das contas, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Afinal, a saúde financeira funciona exatamente como a saúde física: se você não realizar cuidados diários com a alimentação, com hidratação e check-ups periódicos, em algum momento, pode surgir um problema – e um problema que poderia ter sido resolvido lá atrás.

    Desta maneira, fica claro que cuidar das suas finanças é crucial para que não haja prejuízos severos no futuro.

    Publicidade

    Mas, afinal, como cuidar da saúde financeira?

    Uma boa maneira de você manter a saúde financeira em dia é fazer um diagnóstico financeiro. Basicamente, o diagnóstico financeiro tem o objetivo de fazer um raio-x do seu orçamento e das suas contas a pagar. É o momento de saber se você está gastando mais do que ganha, ou se está poupando muito e investindo pouco.

    No diagnóstico financeiro, você conseguirá saber quais são as taxas e os serviços que você está pagando e não tem dado tanta importância, e, desta maneira, consegue de fato começar a replanejar todo o seu orçamento pessoal ou mesmo empresarial. Este, na realidade, é o principal benefício do diagnóstico financeiro: começar imediatamente a replanejar os seus gastos e já cortar o que não é necessário.

    Publicidade

    Benefícios de fazer um diagnóstico financeiro

    Para que consiga fazer um diagnóstico das suas finanças, o ideal é que você comece a fazer um levantamento do seu orçamento, controle financeiro (mapear todas as contas, inclusive o que é guardado na poupança), e aí, então, realizar o diagnóstico, que é comparar os pontos anteriores.

    Sobre o orçamento, primeiro ponto do levantamento, é crucial dividi-lo em dois: contas fixas e contas eventuais. Esta última, em especial, é a que você deve dar mais atenção: por ser imprevisível, é muito importante tentar controlar esses gastos para não prejudicar ainda mais a saúde financeira.

    Outro ponto importante é que, sabendo aproximadamente o que pode acontecer durante o seu mês ou em um determinado período de contas, você consegue manter todas as despesas pagas em dia, e, além disso, você mantém o seu score de crédito positivo. O score é o sistema utilizado pela Serasa para medir a relação de um consumidor com o mercado.

    As contas em dia, um bom histórico de dívidas quitadas e o bom relacionamento com empresas são pontos que elevam o score, e que são colocados em pauta na hora de planejar o diagnóstico financeiro.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui