Como se destacar no mercado?

Dicas essenciais para você progredir na sua vida profissional

0
As mulheres estão tomando cada vez mais espaço no mercado de trabalho

Conseguir destaque no mercado é o sonho de muitos profissionais, mas é necessário a aplicação de alguns fatores na sua vida.

Para isso a empresária, gestora e coach Madalena Feliciano explicita esses fatores indispensáveis para seu sucesso e progressão profissional.

Para iniciarmos, é importante destacar que para qualquer sucesso ou destaque profissional que você procura é de suma importância que você tenha amor e uma sincera paixão por aquilo que faz, tudo vai partir desse lugar. “As empresas querem pessoas que façam coisas com amor e com paixão” diz a empresária. Se o seu ambiente de trabalho não está de acordo com seus objetivos profissionais é recomendável que se procure um emprego na sua área ou fazer com que aquele ambiente se torne adequado para o que você está procurando e sim isso é possível, pois muitas vezes você vai descobrindo coisas que nem imaginava mas se alinham com seu propósito. Então vamos aos fatores

Seja proativo:

Ser proativo é não esperar cobrança, mas se posicionar e agir nas situações desafiadoras. É essencial que você, não seja um profissional que fique apenas esperando os comandos, mas que se posicione, se mexa, que conteste (de forma respeitosa é claro) e que traga coisas novas.

Seja flexível:

Isso mostra um grande diferencial do profissional, podemos ver isso através do momento de isolamento que estamos vivendo, em que a flexibilidade se tornou indispensável  para se utilizar do home office mas continuar sendo produtivo e ativo em suas funções, buscando novas formas de ver o mercado nesse momento tão desafiador.

Desenvolvimento e uso da inteligência emocional:

Ter e /ou desenvolver inteligência emocional acima da média, a capacidade de lidar com os problemas quando se está com medo, nervoso ou receoso é indispensável pois isso afeta de forma direta as pessoas envolta de você no ambiente de trabalho. Estar motivado preparado e seguro. Conhecer suas emoções controlar suas reações diante de desafios, e também, compreender os sentimentos dos outros. Um dos aspectos mais importantes dentro do meio corporativo.

Saiba se comunicar:

A comunicação é necessária para que você seja bem compreendido e compreenda o outro. Assim você consegue se desenvolver dentro da empresa, tendo uma comunicação assertiva baseada no seu perfil, deste modo, será fácil transmitir suas ideias e seus talentos. Junto a esse fator, temos também o saber escutar e compreender o outro. Como em uma empresa normalmente se trabalha em grupo, você possuir a sensibilidade de compreender o perfil comunicativo de seus colegas, só potencializa as suas chances de destaque profissional. Estes fatores em conjunto são importantíssimos, visto que a maior parte de desligamentos ocorrem por uma falha comportamental, resultado de uma comunicação incompreendida, sendo necessário o desenvolvimento das soft skills.

Saber trabalhar em equipe:

A maior parte das empresas vão exigir de você, desenvolvimento de um bom trabalho em equipe, dispor-se como um todo, um desenvolvimento da empresa. Para isso é essencial possuir empatia, característica muito falada (mas raramente encontrada), Integração é a palavra-chave. O quanto você está disposto a se integrar, crescer e pensar como time?

Fazer seu marketing pessoal:

Marketing pessoal é se promover, compartilhar de seus méritos, falar de seus resultados e conquistas, obviamente evitando tom de arrogância. Faz total diferença para ser reconhecido. “Gênio sem marketing pessoal é gênio desconhecido” diz a coach. Mesmo se você for tímido, a falta de posicionamento com relação a seu marketing pessoal pode levar a um desligamento indesejado.

Ambição profissional e propósito:

Ter ambição, um profissional que está atrás dos seus objetivos, está sempre se reciclando, buscando ousar, inovar e trazer novas oportunidades para dentro da empresa. A Coach Madalena ressalta “O profissional que quer crescer, não fica apenas em sua zona de conforto, ele tem que ser um profissional que surpreende”. É importante dar mais que seu 100%, torna-se essencial que seu trabalho tenha metas maiores de 120%. Ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma. Ter motivação interna, sem depender dos outros para isso, não se martirizar. Se não tivermos um propósito a gente se perde.

Há alguns fatores adicionais a se destacar aqui, como: possuir autonomia, responsabilidade sobre suas ações para não ficar se martirizando, buscar constantemente se qualificar e ir atrás de habilidades que façam você se destacar, como aprender um novo idioma, e sempre trazendo coisas novas para sua empresa se mostrando necessário naquele local.

Tomando as atitudes certas, buscando autoconhecimento e a aplicação desses fatores será possível ter muito sucesso tanto na área profissional quanto na área pessoal de sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui