Por Clemilda Thomé*

 
 

Eu costumo dizer que ninguém atinge o sucesso com facilidade, mas, para chegarem lá, é preciso performar com a visão de um campeão. O segredo de grandes empresários e empreendedores para alcançarem o topo é foco, inteligência emocional e alta produtividade. Em um ano atípico como 2020, onde pessoas perderam seus empregos, autoestima e muitos, inclusive, as pessoas que amavam, uso minha história como exemplo, para inspirar outras pessoas a usarem a suas como motivação para chegar ao topo.

Sou a 14ª filha de uma família de 15 filhos, vivia em uma cidade pequena, na zona rural, e após minha família perder tudo o que tinha em um incêndio, precisei me mudar pra Curitiba. Comecei a trabalhar muito jovem, saia sozinha pela cidade, ainda criança, buscando auxiliar minha família e para garantir o meu sustento, por isso, eu digo com certeza de quem passou pela experiência, de que a diferença está naquele que levanta da cadeira todos os dias para sonhar e lutar. Eu não me vitimizo pela minha história, pelo contrário, tenho muito orgulho. Vencer é um desenvolvimento humano, além disso, é preciso ser responsável pela sua riqueza e fazer da frase “Eu termino tudo o que eu faço. Eu vou até o final. Eu não desisto nunca”, um mantra diário.

Muitas vezes não nascemos bom em algo, mas podemos nos esforçar, nos dedicar e passar a ser até melhor do que imaginamos. Ter foco também é algo fundamental. Eu mesma tinha como sonho ser médica cirurgiã, mas ao longo do tempo percebi que meu sucesso estava na odontologia, e foi por meio dessa profissão que conquistei a prosperidade profissional e financeira.

Há anos eu mantenho uma rotina rígida em minha vida, e não digo que as pessoas devem fazer exatamente igual, mas é preciso adotar um comportamento que te eleve fisicamente e espiritualmente. Todos os dias eu acordo às 04h30 e a primeira coisa que faço é agradecer. A gratidão é algo que precisa ser presente e constante em nossas vidas. E antes que você me pergunte se eu agradeço pelos dias difíceis também? Eu digo: claro que sim.

Na vida, passamos por momentos complicados e obstáculos que nos impedem de alcançar nosso objetivo, e é aí que ter foco faz toda a diferença. Traçar metas, objetivos e ter determinação são fundamentais para criar uma história que com certeza te levará ao topo. Somente ultrapassando obstáculos enxergamos as oportunidades ou ao menos crescemos com eles e nos tornamos pessoas mais preparados para o próximo passo. Lembre-se: você pode e merece tudo aquilo que almeja para sua vida. Basta acreditar e lutar por isso.

Digo com alegria que tenho uma ótima relação com meus colaboradores e sempre digo para conhecerem um pouco mais sobre aquilo que querem, antes de qualquer decisão. Assim, frente a qualquer situação, eles procuram conhecer e entender todos os lados envolvidos. Isso serve para qualquer situação de nossas vidas. E aí fica uma dúvida: só gratidão é o segredo para resolver todas as equações da vida? Não somente, mas principalmente.

No entanto, uma outra dica que dou é ter seriedade com os compromissos financeiros. Saber controlar seus pagamentos para evitar acúmulos de dívidas é imprescindível para alcançar a prosperidade financeira. Outro fator é tratar a todos com respeito. Em todas as empresas, trabalhamos como uma grande família e respondo a cada um dos colaboradores com muita atenção, me preocupo com eles e cumpro de forma efetiva a legislação trabalhista e normas de segurança do trabalho.

Para concluir, gosto de falar em ética, pois esse é o ponto mais importante e que faz com que eu tenha colaboradores com mais de 20 anos de trabalho nas empresas. As minhas atitudes como pessoa e presidente do grupo, são pautadas em integridade e isso traz segurança e orgulho para todos nós. Tenho certeza de que a proteção divina sempre esteve em minha vida e faz com que eu seja uma pessoa iluminada, verdadeira e bem sucedida. E vale lembrar: o topo não é o mais importante, pois o que vai ditar o seu sucesso é o caminho e a forma como você o trilhou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui