Mais

    Compras online e pandemia: qual a melhor forma de pagamento?

    Publicidade

    Brasileiro tem feito mais compras online

    Desde 2020, com o início do isolamento social a nível global, quase metade dos brasileiros entendeu que, sempre que possível, seria interessante priorizar fazer suas compras de forma online, à distância.

    Hoje aumentou o número de compras feitas pela internet comparado a antes da pandemia e nós, brasileiros, somos responsáveis por grande parte desse aumento.

    Meios de pagamento

    Publicidade

    Compras feitas de forma online, assim como as compras feitas em loja física, te oferecem diferentes formas de pagamento. Hoje em dia já são várias disponíveis, e cada uma delas apresenta vantagens. Confira mais abaixo.

    Cartão de crédito

    O cartão de crédito é uma das formas mais fáceis e práticas que se tem para pagamento de compras – principalmente as feitas via online. Além disso, é possível solicitar um cartão de crédito online, o que oferece uma enorme praticidade.

    Com ele, é possível parcelar o valor total da compra, amenizando o impacto imediato da compra no seu bolso. Só é preciso acompanhar sempre a fatura para não cair no cheque especial e contrair uma dívida.

    Outra vantagem é que, quando você faz a compra através do cartão de crédito, o pagamento vai ser feito somente na data pré-definida da fatura.

    Publicidade

    Isto é vantagem até mesmo para contas à vista, pois você pode escolher a data de vencimento da fatura para pagar somente em data após receber o salário, por exemplo.

    Digamos que você faça uma compra no dia 21 do mês, mas seu salário só entra no dia 5 do mês seguinte. Se o vencimento da fatura é no dia 10 do mês seguinte, você consegue efetuar hoje a compra e pagar só numa data que será depois de já ter recebido o salário.

    Boleto

    É uma outra forma de pagamento ainda muito utilizada inclusive para compras online. Sendo um meio de pagamento mais antigo, é um pouco menos prática e menos ágil do que pagar com cartão de crédito, por exemplo.

    Uma boa vantagem desta forma de pagamento é que dá pra você fazer a compra mesmo não tendo um cartão de crédito – em lojas que aceitam esta forma de pagamento.

    Existem algumas pessoas que evitam comprar online por medo de fraudes envolvendo cartão de crédito. Utilizar boleto evita alguns riscos por não expor seu número de cartão de crédito na internet.

    O boleto é uma opção inclusive para quem não tem ou não quer utilizar o app do internet banking no computador ou celular.

    Tem duas principais formas de pagar o boleto: ou via aplicativo no celular, ou imprimindo o boleto em papel e indo até a sua agência bancária para efetuar o pagamento.

    PIX

    O Pix é um novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Foi criado para ser uma alternativa ao TED e DOC – já bem conhecidos e utilizados no Brasil.

    Agora, as pessoas e empresas conseguem fazer pagamentos e transferências em até 10 segundos, em qualquer horário, utilizando apenas o celular – enquanto que compras via cartão ou boleto só podem ser processadas dentro de um determinado horário útil. Em geral, lojas e empresas em geral aceitam o Pix como forma de pagamento.

    Diferentemente de compras via cartão de crédito, que pode demorar até 24 horas o processamento da compra, e 3 dias úteis no caso de boleto, no Pix este tempo é reduzido para 10 segundos.

    Uma vez que a compra é aprovada mais rapidamente, você recebe muito mais rapidamente o produto que comprou – uma vez que só é despachado para transporte depois de o pagamento ter sido aprovado.

    Transferência

    Transferência bancária geralmente é utilizada quando você quer enviar dinheiro da sua conta bancária para uma outra conta bancária – podendo a outra conta bancária ser no seu próprio nome ou não.

    Você pode fazer através do caixa eletrônico, pedir pessoalmente ao gerente de sua conta dentro da agência bancária, ou fazer via aplicativo online (computador ou celular). Essa opção é pouco comum para pagamento de compras feitas de forma online. Além disso, há dois tipos de operação financeira de transferência que você pode fazer: TED e DOC.

    TED (Transferência eletrônica direta): você pode enviar dinheiro para outra conta bancária em dias úteis, geralmente até 17:00 horas (consulte em seu banco o horário). Se fizer após o horário limite, a transação será finalizada somente no próximo dia útil.

    Também é preciso ficar atento, pois muitos bancos costumam cobrar taxas para realizar este tipo de operação.

    DOC (Documento de Ordem de Crédito): é similar à TED, mas você pode enviar apenas até R$ 4.999,99 no dia. A efetivação da transação costuma demorar mais que a TED. Também é cobrado tarifa bancária para efetuar a operação.

    Afinal, existe a melhor opção?

    Cada modalidade de pagamento disponível no mercado oferece vantagens e desvantagens. Você deve escolher, dentre as que a loja te oferece, a que melhor você se adapta.

    Com o cartão de crédito, por exemplo, você pode também ganhar benefícios como participação em programas de milhas ou cashbacks, a depender do cartão que utiliza.

    Já com o PIX você tem toda a praticidade e agilidade de realizar compras com poucos cliques, usando apenas seu celular.

    Cuidados ao realizar compras online

    É recomendável que você tenha alguns cuidados adicionais de segurança – para se proteger de eventuais crimes e fraudes que são cometidos via internet. No caso do PIX, você pode gerar uma chave aleatória para cada compra que for pagar.

    No caso de compras online com cartão de crédito, separamos para você algumas recomendações de cuidado com sua segurança bancária:

    Compre apenas em sites seguros

    Tenha sempre cuidado com ofertas com preço muito diferente do que geralmente é praticado! Embora realmente as compras via loja online custam mais barato, desconfie de preços demasiadamente fora da realidade usualmente praticada no mercado. Prefira comprar em lojas que você já conheça e tenha maior confiança na marca.

    Verifique, na URL de endereço do site da loja, se a conexão é HTTPS – bem como ícone de cadeado ou demais certificados de segurança digital e jamais envie por e-mail informações de cartão de crédito.

    Priorize o uso de cartão de crédito virtual

    Criado para se fazer compras online, ele oferece mais segurança no sentido de evitar fraudes. Ele é gerado a partir do seu cartão de crédito – você, via app do internet banking, solicita um cartão virtual.

    Código de segurança e numeração de verificação do cartão virtual são temporários – ou seja, tem data de validade e expira. Quando você gera um cartão virtual, tem uma janela de tempo onde ele fica ativo para você fazer compras. Depois disso, ele expira e deixa de existir.

    Para fazer uma nova compra utilizando este recurso, você precisa solicitar um novo cartão virtual via app do internet banking de seu banco. Você utilizar este recurso faz dificultar a ocorrência de golpes onde o fraudador precise dos seus dados de cartão de crédito.

    Considerações finais

    Mesmo antes do isolamento social global decretado em 2020, muitas pessoas já usufruíram das vantagens de se fazer compras online ao invés de em loja física.

    Devido à necessidade imposta pela circunstância do momento, a demanda por compras online aumentou ainda mais.

    Com os devidos cuidados de segurança, você tem mais praticidade, encontra uma quantia maior de produtos e até mesmo paga preços melhores pelos produtos.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui