quinta-feira , 28 março 2024
Ínicio Carreira Empregos Confira 10 vantagens de trabalhar um coworking
Empregos

Confira 10 vantagens de trabalhar um coworking

1.1k
Compartilhe

Redução de custos, flexibilidade, alta da performance e networking, são alguns dos benefícios e conveniências de trabalhar em escritórios do tipo coworking

Modelo de negócio que teve início no final da década de 90 e, no Brasil, vem crescendo anualmente desde 2005, o coworking é um formato de trabalho que entrega aos empresários – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte – diversas conveniências em um só ambiente que vão da flexibilidade contratual, até a possibilidade de ampliar as conexões.

Desde março deste ano por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas foram obrigadas a rever a dinâmica de trabalho de seus colaboradores que do dia para a noite passaram a trabalhar em um formato home office, inicialmente, imaginado como algo temporário e visto como positivo em termos de produtividade. Entretanto, a realidade que se estendeu fez com que muitas organizações percebessem a médio prazo uma queda na performance dos colaboradores – trabalhado em casa, muitas vezes sem condições ideais do que se espera de neste formato – e aliaram a necessidade por rever diversos pontos em seus negócios, adotando o trabalho híbrido nos conhecidos coworkings, para trazer de volta à rotina das empresas a interação entre seus funcionários.

Em São Paulo, algumas empresas de coworking vem sentindo desde de junho este movimento cada vez maior, comprovando o crescimento da área mesmo em um ano tão difícil para a economia. “Percebemos a necessidade das empresas em reduzir custos fixos e se desligar de contratos tradicionais de locação pouco flexíveis que, em uma situação como a de pandemia, fizeram com que tivessem que arcar com multas altíssimas de quebra de contrato. No nosso contrato, por exemplo, a flexibilidade é clara. Se o cliente precisar aumentar ou diminuir de tamanho de um dia para o outro, nós conseguimos atender a demanda dele”, explica Patrícia Coelho, Diretora de Operações do Club Coworking.

Falando em colaboradores, a vantagem se mostra em ter um ambiente funcional com todas as conveniências (desde internet sempre funcionando até o café fresquinho a toda hora), seguro (com todos os protocolos de segurança e assepsia) e que preza por uma só preocupação, o rendimento de trabalho.  “A necessidade de implementar o trabalho em formato hibrido, no qual o funcionário vem ao coworking de 2 a 3 vezes por semana, voltou da ideia de inserir à rotina do colaborador a troca de ideias interpessoal e o networking que o home office não consegue proporcionar. A partir daí, o aumento do rendimento torna-se consequência”, completa Patrícia.

Diferentes tipos de planos, endereços privilegiados e não ter que se preocupar com questões burocráticas do dia a dia de um escritório, também são mencionadas como vantagens no formato de negócio. “Quando abrimos a empresa até pensamos na possibilidade de ter um escritório próprio, só que ao fazer as contas, percebemos que não era viável. O escritório compartilhado acabou sendo muito mais vantajoso, além de não precisarmos nos preocupar com a burocracia e sim focar em gerar negócios, também temos uma ótima localização e oportunidade de crescimento dentro do Club Coworking”, afirma João Paulo, empresário e cliente do Club Coworking.

Confira as 10 principais vantagens e faça suas contas.

1 – REDUÇÃO DE CUSTOS

Todo empreendedor deseja poder diminuir os gastos em seu negócio. E em tempos de pandemia e fechamento de muitas empresas, a redução de custos se tornou vital para manter os negócios em atividade e garantir a sobrevivência da organização.

Portanto, quando uma empresa opta por migrar para um espaço de escritórios compartilhados, alguns gastos deixam de existir, como água, luz, telefone, impostos, limpeza, internet e entre outros. Isso porque, os coworkings, especialistas em logísticas, ficam responsáveis por tudo. O empresário precisa pagar somente a mensalidade, ou escolher uma forma de contrato que melhor se adeque ao seu negócio, que é significativamente mais barata do que a soma de todos os custos de um escritório convencional.

2 – FLEXIBILIZAÇÃO DE CONTRATOS

“A vantagem além da redução de custos é a flexibilidade. O que as empresas estão mais buscando é a flexibilidade, que principalmente hoje na pandemia muitas organizações se viram amarradas em contratos de espaços convencionais muito inflexíveis, então elas estão buscando o coworking para ter essa flexibilidade de crescer ou diminuir de tamanho ou até cancelar um contrato de escritório quando quiserem. No coworking elas têm essa possibilidade”, afirma Patrícia.

As empresas podem escolher o plano que melhor se encaixa ao seu perfil, além de optar por um pacote diário, semanal, mensal ou semestral, por exemplo.

3 – NETWORKING

O networking é uma chave importante no ramo dos negócios e são em lugares como os coworkings que os profissionais podem encontrar pessoas de diversas áreas para trocar ideias, até mesmo fazer novos negócios e encontrar parceiros para o empreendimento. O Club Coworking, por exemplo, oferece ajuda para os clientes com o serviço de Customer Success, com atendimento personalizado para gerar relacionamento entre os clientes, o que torna a empresa a única no segmento de coworkings a oferecer esse tipo de serviço.

4 – CONVIVÊNCIA COM PRIVACIDADE

A solução para quem busca privacidade no coworking é identificar empresas que contam não só com o “coworking tradicional”, mas também com espaços reservados e salas privativas para uso individual ou em grupo de colaboradores. É o caso do Club Coworking, que possui tratamento acústico com vidro duplo que isolam totalmente o som em todas as salas, garantindo privacidade no dia a dia dos negócios, com espaço reservado e seguro.

5 – SERVIÇOS DIFERENCIADOS

Os escritórios compartilhados oferecem serviços que não podem faltar de forma alguma em um local de trabalho, além de possuírem opções diferenciadas e que tornam o ambiente de trabalho mais sociável e familiar. “No Club Coworking oferecemos diversas opções de serviços que ajudam os clientes a trabalharem com mais energia e satisfação, além de espaços descontraídos para que os frequentadores se sintam à vontade, criativos e possam compartilhar conhecimentos. A nossa estrutura proporciona serviços como áreas de convivência em todos os andares com café; salas de descompressão; salas de reuniões com acesso por biometria e capacidade para 3 a 16 pessoas; lounge  de convivência; auditório de eventos automatizado com capacidade para até 50 pessoas; recepcionista bilíngue; cozinha equipada; APP Club Coworking (para facilitar reservas de salas de reunião, auditório e impressões); gestão de correspondência; endereço comercial e endereço fiscal e entre outros”, conta Patrícia.

6 – AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Preparar um ambiente de trabalho motivacional não é uma tarefa fácil, mas o coworking oferece estrutura completa, com custo muito acessível, e sem as mesmas distrações que trabalhar em casa oferece. Isso gera mais foco e mais produtividade. A equipe se conecta com outros profissionais e com o tempo vão percebendo que todos ali têm o mesmo objetivo: empreender. Diariamente os funcionários trocam ideias sobre negócios; ferramentas de trabalho; notícias; eventos; entre outros assuntos. O clima é de profissionalismo e isso faz com que os profissionais que começam a utilizar o espaço tenham o mesmo comportamento.

 7 – PLANOS FÍSICOS E VIRTUAIS

No Club Coworking existe planos com opções físicas e virtuais, que atendem desde a demanda por um endereço comercial e fiscal, até o mais completo pacote com sala exclusiva, acesso ao aplicativo Club Coworking, funcionamento 24/7 incluindo 4h em salas de reunião, e alguns outros serviços como endereço comercial, gestão de correspondência e atendimento telefônico personalizado feito por secretárias trilíngues. Seja qual for o plano escolhido, todos os clientes podem utilizar as áreas comuns de qualquer unidade física para trabalhar.

8 –NÃO PRECISA SER ALGO PERMANENTE

Um dos benefícios do Coworking é que não precisa ter um vínculo com o lugar, podendo usá-lo só quando precisar. Desse modo, é possível ter um “escritório” profissional disponível sob demanda. Assim, profissionais que precisam de um espaço para uma reunião com potenciais clientes, estão viajando e precisam trabalhar ou qualquer outra necessidade repentina, pode usar o Coworking para isso.

9 – O CLIENTE E O COWORKING POSSUEM UM ENDEREÇO COMERCIAL

Trabalhando em um espaço de coworking o cliente pode referenciar o espaço de coworking como o seu endereço comercial e assim, seus clientes podem conhecer sua empresa em um ambiente totalmente profissional. O endereço serve justamente para separar as atividades pessoais do negócio, permitindo uma maior organização empresarial. Com o serviço de endereço comercial, é possível fixar uma sede para recepção, atendimento e divulgação da sua empresa.

10 – LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Por terem muitos residentes, uma grande estrutura e contratos mais longos de locação do espaço, os escritórios compartilhados conseguem uma ótima negociação de preço do aluguel em localizações privilegiadas. Assim, o empresário pode ter um escritório no melhor lugar da cidade e pagar bem menos por isso.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Startup mira na Geração Z, emprega jovens em todo Brasil e está com vagas abertas

Uma pesquisa inédita sobre a empregabilidade de jovens no país, realizada pela...

Desprezar a tecnologia hoje pode deixar você sem emprego em um futuro próximo

A inteligência artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no...

É possível ser feliz no trabalho? Pesquisa revela que 71% dos funcionários estão desengajados

No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade....

Sinais de que você está se autossabotando durante as entrevistas de emprego

 O Brasil fechou 2023 com saldo de 1,48 milhão de empregos formais...