Mais

    Confira 5 dicas para gastar o prêmio das loterias com responsabilidade financeira

    Publicidade

    Todo mundo que aposta nas loterias sonha em ser milionário, mas já pensou no que fazer depois de ter o dinheiro, de fato, em mãos? As possibilidades para movimentar uma fortuna são diversas: investir, empreender, aplicar, adquirir bens e muito mais. Mas o especialista, Thiago Dias, CEO da Intersena, alerta que tornar-se milionário exige trabalho intenso de administração e é importante colocar a responsabilidade financeira em prática.

    Talvez a primeira opção seja comprar o que tem vontade e realizar sonhos de consumo, mas é necessário ter discernimento tanto com o sigilo quanto  com gastos. “O brasileiro não possui educação financeira e é algo que precisa ser implementado no cotidiano. Esse hábito pode fazer falta quando a pessoa fica rica em um curto período, como no caso de ganhar na loteria, pois aprender sobre controle, rentabilidade, investimento e lucro na prática e de uma hora para outra, vai ser sempre mais difícil e pode gerar prejuízos”, conta Thiago.

    Publicidade

    Confira 5 dicas de como aplicar o dinheiro com inteligência para os novos ganhadores de prêmios de loterias:

         1. Planejamento financeiro

    O primeiro passo para administrar sua nova fortuna é ter um planejamento financeiro. Isso não quer dizer que você não vai gastar com o que quiser e que tudo precisa ser milimetricamente controlado, mas sim que você pode ter metas e propósitos para gastar com o que julga necessário e, ainda assim, ter noção do que passa na sua vida financeira, sem surpresas ao abrir a conta bancária.

    A dica que pode ser seguida em alguns passos é:

    • Reavalie seus hábitos de consumo, para ter um maior controle do seu dinheiro;
    • Crie metas financeiras, seja investir, aplicar, empreender etc.;
    • Estude sobre o que pretende fazer com seu capital e tenha cautela em suas ações;
    • Obtenha saúde financeira e isso não quer dizer apenas ter dinheiro, mas saber usá-lo de forma inteligente;
    • Estabeleça um padrão de vida financeira, sabendo os gastos mensais, sendo eles fixos e variáveis.
    Publicidade

         2. Pague suas dívidas

    Dentro do planejamento financeiro já é possível traçar todos os débitos, valores em aberto e quitá-los. Esse é o primeiro passo para poder usar o resto da sua fortuna com tranquilidade, sem esperar que alguma empresa faça um protesto em seu nome ou bloqueie seus bens. Evite desgastes!

    “Não faz parte da nossa cultura essa organização e responsabilidade financeira. O espírito capitalista fala mais alto quando se trata de uma grande oportunidade de ganhar dinheiro, de certa forma, fácil. E a vontade é realmente de gastar e realizar sonhos, mas há riscos, então é bom fazer a lição de casa antes”, conta Thiago.

         3. Fazer uma reserva de emergência

    Quando se lê isso até parece besteira, mas temos histórias de muitos milionários que utilizaram sua fortuna e não se preocuparam com o futuro. Então, garantir sua reserva nunca vai ser um fator de risco, mas sim de precaução e responsabilidade.

         4. Investir

    Estude o mercado financeiro e caso a aplicação seja sua opção para fazer seu dinheiro render, lembre-se que essa ação deve seguir três pilares: segurança, liquidez e baixa oscilação de mercado.

         5. Empreender

    Se você sempre teve o sonho de empreender, essa é sua oportunidade. Aproveite o momento, invista com responsabilidade e seja feliz. Muitos aprendizados farão parte desse processo de empreender, mas traçando um bom planejamento financeiro, os riscos diminuem.

    O que você faria caso se tornasse milionário da noite para o dia?

    O fato é que ninguém se torna milionário da noite para o dia sem insistir e arriscar, principalmente, quando se trata de jogos de loteria. Uma das maiores e mais aguardadas oportunidades de tornar esse sonho realidade está se aproximando, que é a Mega-Sena da Virada 2022. Conhecida por entregar prêmios exorbitantes,  já está disponível para apostas com a Intersena, para quem prefere apostar com antecedência e tranquilidade.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui