Confira empresas que possuem processos seletivos exclusivos para mulheres!

Publicidade

Diversos problemas podem causar absenteísmo, ou seja, a ausência dos colaboradores e a falta de diversidade, políticas internas que não engajam pessoas e a inexistência de estratégias são pontos que influenciam nessa questão.

Quando falamos em diversidade dizemos sobre gêneros, raça, idade, orientação sexual e muitas outras questões são importantes e cada vez mais olhadas dentro dos negócios.

Historicamente, a participação de mulheres no mercado de trabalho é menor do que a dos homens e segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, referente ao último trimestre de 2020, o percentual de mulheres que estavam trabalhando no período era de 45,8%, o mais baixo desde 1990.

Publicidade

Para promover equidade de gênero e incentivar a participação da mulher no ambiente de trabalho, muitas empresas têm investido em processos seletivos exclusivos para mulheres e alguns programas estão se destacando no mercado.

Você conhece empresas que possuem processos exclusivos para mulheres? Reunimos algumas delas, acompanhe!

Accenture

A Accenture tem o programa “Come Together Awake”, com foco em contratar mulheres para a empresa. A campanha para o público feminino busca a trajetória real de profissionais em seus diferentes momentos da vida.

Além dessa ação, a empesa conta também com o “Reprograma”, iniciativa de impacto social que visa ensinar programação para mulheres cis e trans que são capacitadas em Front End e Back End.

A empresa promove a orientação padrão da organização, em que as mulheres realizam uma experiência diferenciada e recebem capacitação com o intuito de aprendizado e troca de experiências.

Entre os anos de 2018 e 2021, mais de 300 mulheres foram formadas, com uma taxa de empregabilidade de 80%.

Leoa

A fintech Leoa, plataforma online para declaração de Imposto de Renda e antecipação da restituição, promove processos seletivos para mulheres contadoras, mães e gestantes do país que querem se recolocar no mercado de trabalho.

A empresa focou no aumento do home office e na flexibilidade possível de acordo com os atendimentos realizados na plataforma.

Banco BV

O Banco BV reformulou o seu Programa de Estágio 2021 e agora ele é focado no recrutamento exclusivo de mulheres. O programa quer criar uma rede forte de empoderamento, experiências inovadoras e desenvolvimento contínuo.

Para o programa basta se identificar com o gênero feminino e ter curso de graduação com encerramento entre junho de 2022 e julho de 2023.

Gerdau

A Gerdau conta com o G.Future, o programa de trainees elaborado para profissionais que querem se preparar para novas oportunidades de carreira e que tenham energia para ajudar a transformar a Gerdau.

Na busca por formar uma equipe cada vez mais diversa, a Gerdau irá contratar apenas mulheres para os 18 meses do programa de desenvolvimento, com formação em temas como negócio, segurança, liderança, gestão de rotina, projetos e pessoas.

Getnet

A Getnet, empresa de tecnologia do Santander especializada em meios de pagamento, conta com o projeto “Get.Talentosas”, exclusivo para mulheres na área de tecnologia, sejam estudantes ou profissionais do mercado.

As vagas oferecidas pelo programa são para Product Owner, Agile Master, Planejamento e Estratégia de TI e Segurança da Informação. Durante nove meses de programa, as candidatas selecionadas passarão por um processo de imersão na cultura da empresa, com direito a treinamento em metodologia ágil, mentoria com gestores e plano individual de desenvolvimento.

Vale

A Vale também conta com processo exclusivo para o gênero feminino com níveis gerenciais ou staff (analistas, engenheiras sênior, master e especialista) e são oferecidas para diversos estados no país.

A empresa busca profissionais com formação em engenharia para diversos setores dentro do negócio e conta com processos seletivos 100% online para buscar profissionais alinhadas aos propósitos e valores do negócio.

Segundo a organização, comportamentos que enfatizem o diálogo e a diversidade, priorizando soluções sustentáveis e decisões nas quais a segurança das pessoas estejam em primeiro lugar são importantíssimos.

Processos seletivos exclusivos para mulheres são importantes para que o mercado de trabalho seja cada vez mais igualitário e valorize mulheres. Empresas que olham para isso se destacam no mercado e se colocam passo à frente em suas estratégias.

Você já conhecia essas iniciativas? Fique de olho nelas e não perca boas oportunidades!

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui