Confira ferramentas que aumentam a proteção de dados na sua empresa

0

O relatório da Fortinet aponta que entre janeiro e setembro de 2020, aconteceram mais de 3,4 bilhões de ataques cibernéticos no Brasil. Além de digitalizar o RH, as empresas precisam se preocupar com o nível de segurança que elas oferecem, para proteger os dados de clientes e sigilosos do negócio. 

Os dados do terceiro trimestre do relatório da Fortinet também mostram os ataques de DoublePulsar, quando os criminosos se aproveitam das vulnerabilidades de softwares e aplicações para realizar os ataques. Isso confirma que a utilização de softwares sem atualização e bastante vulneráveis pelas empresas ainda é comum no país. 

Pensando nisso, fizemos uma lista com as principais ferramentas e dicas que podem ajudar a aumentar a proteção dos dados nas empresas. Confira as dicas abaixo:

Firewall é requisito básico 

O uso de firewall é requisito básico de segurança e deve estar presente nos computadores de todas as empresas. Essa ferramenta desenvolve um papel fundamental para a proteção de uma rede de computadores. 

O Firewall permite proteger informações, monitorando e restringindo IPs maliciosos que tentem se comunicar com a rede. A ferramenta também consegue impedir que usuários da rede acessem endereços duvidosos na web. 

Mude a senha com frequência e use a autenticação de dois fatores 

Um dos tipos de ataques mais comuns contra softwares e servidores são os chamados ataques de “força bruta”, que consistem em tentar adivinhar a senha de usuários para invadir sistemas. A primeira dica para não abrir essa brecha para criminosos é trocar de senha com frequência e sempre escolher senhas fortes, que sejam difíceis de serem descobertas. 

Outra dica bastante eficaz é utilizar a ferramenta de autenticação de dois fatores. Dessa forma, além da senha, o usuário registra um token que pode ser enviado por e-mail ou outro sistema para conseguir entrar na rede. 

Assim, caso criminosos façam um ataque “força bruta” contra a sua empresa, eles podem até quebrar a senha, mas ainda assim precisarão do token para acessar a rede. Essa ferramenta é muito eficaz para conter esse tipo de ataque, tornando-o praticamente impossível. 

Use a criptografia 

A criptografia é uma ferramenta muito utilizada em sites e aplicativos para reforçar o nível de proteção de dados. Essa ferramenta cria uma barreira para impedir o acesso de criminosos aos dados, embaralhando as informações e dificultando bastante o acesso a dados sigilosos. 

 É possível utilizar a criptografia de dados armazenados em bancos de dados, na nuvem, na comunicação em formulários web, em checkout e até em mídias físicas como HDs, por exemplo. Essa é mais uma forma bastante eficaz de proteger os dados da empresa. 

Mantenha os softwares atualizados 

Os criminosos virtuais acabam se utilizando de vulnerabilidades em softwares para invadir a segurança das aplicações na internet. Por isso, é muito importante sempre manter os softwares atualizados. 

Essa é uma forma de prevenir possíveis ataques virtuais. Todo software que você utiliza, dos mais simples aos mais importantes para o negócio, deve estar sempre atualizado. As empresas que não atualizam suas aplicações com frequências correm um grande risco de terem seus sistemas invadidos. 

Faça o backup de dados com frequência 

O backup é uma cópia de segurança dos dados da sua empresa. Essa ferramenta deve ser usada com frequência para diminuir os prejuízos, caso sua empresa sofra algum ataque. É importante entender que ao sofrer um ataque virtual, sua empresa sofrerá bastante com os dados expostos, correndo o risco de perder ou ter informações adulteradas. 

Dessa maneira, utilizar o backup de dados é essencial para proteger os dados da sua empresa. Então, tenha uma estratégia de backup estruturada e automatizada para que os seus dados mais recentes estejam sempre salvos em outro local. Assim, você pode otimizar a restauração de dados, caso sofra algum ataque, tendo cópias atualizadas das informações do seu negócio.

Sistema de Gerenciamento de acesso à internet 

Outra excelente ferramenta para proteger os dados da sua empresa é utilizar um sistema de gerenciamento do acesso à internet. Esses recursos são essenciais para implementar uma política de segurança na rede de computadores, aumentando a segurança aos dados da empresa. 

Além de oferecer camadas de proteção contra vírus, malwares e sites maliciosos, o sistema de gerenciamento também facilita a tarefa de gestores de controlar e bloquear o acesso de usuários a sites de risco. 

Dessa maneira, a sua rede de computadores se mantém mais segura. Com o sistema de gerenciamento ativo, um usuário não poderá entrar em sites considerados maliciosos e receberá avisos sempre que houver uma ameaça em algum site não bloqueado ou aplicativo. 

Essas são excelentes ferramentas para aumentarem o nível de proteção aos dados da sua empresa. Com os ataques virtuais crescendo no país, é cada vez mais essencial encontrar ferramentas que reforcem a proteção dos dados de suas aplicações. As empresas lidam com muitos dados sensíveis e é preciso protegê-los com ferramentas eficientes. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui