Conheça 5 vantagens do Marketing de Conteúdo para um e-commerce

Publicidade

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para divulgar um e-commerce ao mesmo tempo em que cria uma leva de seguidores em redes sociais.

Sendo isso, um sinal de alta relevância e importância de um negócio nos dias atuais, onde a tecnologia prevalece.

Quanto maior o conhecimento nessa ferramenta, em suas vantagens e nas principais estratégias dentro do marketing de conteúdo, maiores serão os resultados que uma empresa alcançará, em diferentes formas e maneiras desejadas.

Publicidade

Ao longo do texto abaixo você entenderá mais sobre como essa estratégia pode mudar os rumos da sua empresa, e de fato, trazer o público desejado para comprar online e colocar seu empreendimento no ranking das maiores plataformas de e-commerce do Brasil.

O que é marketing de conteúdo?

De uma forma direta, podemos dizer que marketing de conteúdo é uma ferramenta onde a empresa utiliza meios digitais para criar um relacionamento com seus clientes, providenciando uma troca capaz de gerar uma relação duradoura e fiel.

Antes de mais nada, é preciso entender que com as tecnologias de informação e suas originárias, como o caso das redes sociais.

A interação com o público pelo meio digital passou a ser cada vez mais essencial, principalmente se a empresa mantém entregas rápidas, por exemplo.

Os principais canais para esse tipo de divulgação são:

  • Redes Sociais;
  • E-mail marketing;
  • Blogs;
  • Anúncios.

Hoje em dia, os negócios precisam estar nos lugares onde seus clientes estão, e plataformas digitais e redes sociais são os melhores espaços para a construção dessa relação, que tem início com a produção de conteúdos por parte da companhia.

Um exemplo de conteúdo interessante são postagens nas redes, em especial no Instagram e Facebook.

Falando mais sobre os produtos dessa corporação de maneira cada vez mais humanizada e real, deixando para os clientes uma imagem de proximidade com o dia a dia.

No caso de um site de itens de esporte, que vende kimono Adidas judô, conteúdos nas redes sociais sobre clientes utilizando essa peça podem ser interessantes para chamar atenção do público, de uma forma que parece totalmente natural e particular.

Outra questão que é importante dentro do marketing de conteúdo é o entendimento sobre a linguagem e as preferências do público-alvo.

Visto que, para cada negócio existe um consumidor certo, com seus gostos, comportamentos e preferências.

Dentro da elaboração dessa estratégia de conteúdo é preciso ter em mente que os conteúdos vão guiar o cliente para a compra, seja no site ou direto das redes sociais, e por isso deve manter peças e gatilhos essenciais para o interesse imediato por aquilo.

Por exemplo, uma marca de creme para rosto tem como público-alvo mulheres com mais de 50 anos que geralmente trabalham fora, mas focam pelo menos uma vez por semana nos cuidados da pele e do corpo em geral, ficando por dentro de tudo pelo Instagram.

Para auxiliar essa cliente ideal a ir ao site de compra ou solicitar por atendimento pela própria rede, é preciso fazer com que ela se sinta satisfeita com uma publicação, e mais importante, que ela se reconheça naquela postagem e no conteúdo no geral.

Quais seus benefícios?

O marketing de conteúdo apresenta inúmeros benefícios para as empresas, alguns deles sendo essenciais para propiciar o crescimento desses empreendimentos.

Visto que, altera fortemente a visibilidade da empresa para números cada vez mais elevados.

Com a vantagem evidente da visibilidade, entra em jogo o início de uma maior interação entre empresa e cliente.

Fazendo com que uma relação de confiança e fidelidade se inicie, tornando assim a empresa cada vez mais compartilhada e divulgada entre amigos.

Um bom exemplo disso são lojas de camiseta dry fit amarela, que a partir do momento em que se conectam com um grande público em uma determinada cidade, passam a divulgar ainda mais seus produtos e conquistar maiores números de ganhos financeiros.

O conteúdo feito por meios estratégicos favorece, ainda, a experiência do cliente pós-compra, visto que grande parte das interações em redes acontecem por meio do compartilhamento de experiências sobre compra que empresas criam.

Um bom exemplo e que concede excelentes resultados, é quando a empresa reposta uma foto de um cliente utilizando um produto, bem como um bolo de aniversário masculino

Além de identificação, isso cria um laço de confiança e fidelidade maior do que o comum.

Vantagens para e-commerce

Se para uma empresa, no geral, o marketing de conteúdo é um excelente negócio para melhorar a relação com clientes e possibilitar maiores compras, para e-commerces essa realidade é ainda maior e cada vez mais impactante.

Isso porque, produzindo o conteúdo certo, para o público específico, uma loja online pode garantir não apenas mais compras, mas também potencializar seu encontro por meio de buscadores, dentre muitas outras vantagens. 

Entenda mais sobre elas a seguir:

  1. Transforma visitantes em clientes

Quando um conteúdo é criado em algum canal de comunicação com clientes, a indução para o acesso da plataforma pode rapidamente transformar essas pessoas em clientes, algo que depende diretamente das concepção da comunicação interna.

Por exemplo, no momento em que um cliente é guiado por uma rede social para entrar no site de vendas e ver a nova coleção de creme para cabelo cacheado, os fatores visuais e até mesmo a relevância do produto podem prender a pessoa até o momento da compra.

Dessa forma, podemos entender que quanto melhor as estratégias de comunicação forem executadas, tanto dentro das plataformas, quanto nas redes sociais, mas o marketing de conteúdo poderá levar à compra, de forma direta e com o mínimo de erros.

  1. Faz publicidade gratuita

Por meio de postagens nas redes, uma loja pode fazer uma forma de publicidade gratuita da sua, acelerando o interesse de acesso da plataforma por clientes e pessoas que ainda estão conhecendo a empresa, como lojas de lembrancinha de chocolate.

Em outros casos, como publicidades tradicionais, seria preciso pagar valores altos para que a divulgação fosse feita.

Por meio de uma boa produção de conteúdo, então, é possível economizar ou até mesmo investir em anúncios com maior custo-benefício.

  1. Compartilhamento gera mais vendas

Imagine que uma postagem de uma loja no Instagram, com link que leva direto para o site da empresa, é compartilhada por clientes na rede privada de cada um. 

Nesse caso, teremos como resultado uma ampla divulgação, em potenciais grupos alvos.

Induzir isso por meio de conteúdos interessantes e cada vez mais próximos da realidade dos clientes é algo a se pensar em empresas que focam em mais visitantes em um site, assim como o investimento em motoboy urgente para entregas de produtos.

  1. Melhora sua otimização

Quanto mais um site é acessado, ainda mais por meio do impulsionamento de bons conteúdos nas redes sociais, mas ele é lido por buscadores como interessante, o que faz com que ele esteja nos primeiros lugares quando alguém faz uma pesquisa.

O mais interessante disso é saber que tudo acontece como um efeito dominó, que pode começar por meio de postagens em uma rede sociais, como o Twitter ou até mesmo por um E-mail marketing bem produzido, algo que mostra importância para as empresas.

Além disso, quanto mais uma empresa otimiza seus conteúdos com as palavras-chaves certas, mas elas são encontradas online por pessoas que de fato estão procurando esses produtos ou soluções, sendo então uma forma eficiente de conteúdo.

  1. Foca no público já segmentado

Uma boa estratégia concedida por meio das redes sociais de uma empresa é a possibilidade dela divulgar seus conteúdos e propiciar entradas no site por clientes cada vez mais segmentados, deixando para trás a luta pelo alcance por meio apenas da internet.

Em outras palavras, para uma empresa aparecer para seu público-alvo por meio de postagens que levam ao site é muito mais fácil do que se a procura iniciasse pelos sites, encontrados nos principais buscadores, como o Google.

Isso mostra, então, que a produção de conteúdo e divulgação de e-commerce pelo meio social agrega uma maior facilidade para produtores de conteúdo e para empresas divulgarem os conteúdos de seus negócios, sendo uma ótima ferramenta de venda.

Considerações finais

Começar uma estratégia de marketing de conteúdo com foco na maior visualização de um e-commerce é uma das estratégias mais eficientes utilizadas atualmente.

Visto que, concede resultados cada vez maiores a partir do aumento da popularidade dos canais de relação.

Utilizando as estratégias certas, e entendendo o público-alvo e suas particularidades, fica mais fácil para uma empresa sair na frente de suas concorrentes e se tornar referência não apenas no ramo, mas em todo o meio digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui