Mais

    Conheça o mercado de trabalho da profissão do futuro

    Publicidade

    O desenvolvimento acelerado da tecnologia nos últimos anos tem demandado cada vez mais novos profissionais para essa área, que, assim como toda atividade voltada para o futuro, se mostra bastante promissora. Estudantes que se dedicarem à especialização e atualização constante do conhecimento terão diferentes oportunidades de carreira nos mais variados setores e tipos de empresa.

    Um estudo realizado pela empresa The Bridge, uma rede global de conexões profissionais, em agosto do ano passado, afirma que as principais áreas de contratação para os profissionais da tecnologia estão nos segmentos que mais se beneficiam com a inovação ou que já nasceram na era digital. São eles: 35% software, 20% fintechs, 14% seguradoras, 14% varejo e 9% saúde.

    Publicidade

    A pesquisa também revela que Agile Coach, Desenvolvedores BackEnd e FrontEnd, PO, Product Manager e Scrum Master são os cargos que possuem maiores chances de contratação pelas empresas. Além disso, 80% das empresas buscam profissionais que possuem experiência nas linguagens JAVA, C# e React para a área de desenvolvimento.

    Outras linguagens também possuem espaço, cada uma para sua aplicação; afinal, o desenvolvimento de um software para uma empresa não demanda os mesmos recursos que a linguagem para produzir um game é capaz de oferecer. Por isso, existem maneiras diferentes de codar (desenvolver códigos) para Android, web, softwares, games e plataformas integradas.

    PHP é a principal linguagem para a web, enquanto JAVA é a preferência quando o assunto é Android. JavaScript e Python têm boa adaptabilidade para diferentes plataformas, e Ruby tem se tornado uma das principais para softwares. Já a C++ é bastante utilizada em produtos mais complexos, como o desenvolvimento de games.

    Publicidade

    Além da programação, outras áreas da tecnologia, como cloud computing, business analytics e mobilidade, oferecem novas ferramentas potencializadoras cada vez mais essenciais, para que empresas como o varejo possam evoluir o atendimento ao cliente, com estratégias baseadas em dados e resultados.

    Um levantamento da plataforma de recrutamento Gupy mostra que, para as fintechs que contrataram pelo site, por exemplo, a tecnologia foi a área com o maior número de vagas (33% do total, seguida do comercial, com 21%), além de produto e inovação (7%). Além de estarem a todo vapor, existem oportunidades no setor também com bastante flexibilidade no regime de contratação, como CLT ou MEI, e nas habilidades técnicas e comportamentais.

    Algumas das hard skills fundamentais para o sucesso no setor são a experiência com sistemas e softwares de serviço, nível intermediário ou superior em práticas de API, segurança da informação e linguagens de programação, domínio do inglês técnico, conhecimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e soft skills que contribuam para um bom trabalho em equipe.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui