Conhecimento técnico se ensina, liderança se pratica

Publicidade

*Por Joel Backschat

Liderança é um assunto delicado. Por mais que você faça treinamentos ou leia livros, ainda precisará aprender muito. É uma questão de posicionamento: ou você é líder ou não é. Um líder deve motivar e inspirar sua equipe.

Entramos agora nos desafios técnicos. Como você vai ensinar algo para alguém se não souber fazer? Vamos inverter a situação: você aceitaria ser liderado por uma pessoa que não sabe fazer o que você faz? Quando se está aprendendo, os professores são fontes de inspiração. Como inspirar uma pessoa quando seu conhecimento técnico no assunto é menor do que o dela?

Publicidade

O conhecimento técnico pesa na liderança da TI. Buscamos aprender e fazer com quem sabe. Se seu gestor, ou líder, tiver um déficit de conhecimento, você irá procurar outro alguém para se espelhar. Os cargos de diretoria dos hospitais, por exemplo, são ocupados por médicos na maioria das vezes – por melhor que possa ser um administrador de empresas, ele não tem a expertise e a visão do profissional da saúde. E não significa que o conhecimento e a experiência de um médico se apliquem na gestão de uma empresa de alimentos, por exemplo. A equação é simples.

Por meio de cursos e livros você passa a suprir a defasagem do conhecimento, mas não necessariamente vai se tornar uma pessoa que inspira e faz outras terem vontade de seguir seus passos. Antes de querer se tornar inspirador, torne-se o melhor. A admiração e inspiração da equipe e dos colegas de profissão virá organicamente.

*Joel Backschat é CTO na FCamara – [email protected]

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui