Cosméticos sustentáveis: conheça as evoluções no setor para tornar a área mais verde

Publicidade

Atualmente, com o avanço dos recursos tecnológicos, o mercado tem apostado em inovação para o desenvolvimento de novos produtos, principalmente utilizando desta sabedoria para produzir novas linhas voltadas à sustentabilidade. E as empresas de cosméticos não ficariam de fora dessa; afinal, é um dos ramos que mais crescem no Brasil. Somente no primeiro quadrimestre do ano de 2021 houve um crescimento de 5,7% nas vendas de cosméticos – esses dados foram avaliados pelo Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC.

A mudança de comportamento do consumidor despertou o interesse pela compra de produtos sustentáveis e a diminuição de produtos revestidos por plásticos e à base de petróleo, que afetam o meio ambiente. Para dar início à produção dessas linhas, chamadas de beleza “verde”, as empresas utilizaram a tecnologia para alcançar os seus objetivos, com foco na sustentabilidade. Por exemplo, utilizar óleos naturais (de palma ou de coco), extração de substâncias, através de plantas agrícolas, para a produção de óleo à base de milho ou de soja, além de outro recurso que obteve muito sucesso e que foi desenvolvido na França: a produção de uma bactéria chamada Deinococcus, que tem como função dar pigmento e aroma aos cosméticos.

Publicidade

Outras empresas de cosméticos adotaram a tecnologia de inteligência artificial a favor do cliente, tais como a MAC, que desenvolveu um sistema em seu site para que o consumidor veja como fica um produto em sua pele antes de efetuar a compra. Dessa forma, o cliente consegue decidir o melhor cosmético para a sua pele e a empresa evita a produção de mostruários físicos.

Microempreendedores Individuais (MEIs) viram uma oportunidade no ramo de cosméticos sustentáveis e também embarcaram nessa empreitada. Afinal, existem vários benefícios em produzir cosméticos verdes. A alta qualidade do produto é uma das vantagens, pois o risco de o consumidor se intoxicar é muito baixo. Comprometimento com a sustentabilidade mostra o conceito da empresa aos seus consumidores e a responsabilidade perante ao meio ambiente, e a tendência do futuro é buscar alternativas para um mundo melhor.  Mas, caso queira abrir uma empresa em qualquer ramo, o primeiro passo é consultar o CPF, para saber se está tudo correto e evitar surpresas negativas.

Portanto, vale a pena investir em comprar e vender cosméticos naturais, pois é um mercado promissor e que cresce a cada ano. O crescimento desse ramo tem sido em torno de 15% anualmente, e o mercado mostra que os consumidores estão dispostos a pagar valores maiores por produtos sustentáveis.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui