segunda-feira , 15 abril 2024
Ínicio Noticias Curitibanos criam solução para lojas de carros usados e expandem atuação para todo o Brasil
Noticias

Curitibanos criam solução para lojas de carros usados e expandem atuação para todo o Brasil

1k
Compartilhe

Nasceu em Curitiba, e está localizada às margens da Rodovia do Café, no bairro Santo Inácio, uma empresa que desenvolveu uma solução tecnológica que está revolucionando a gestão de lojas de carros usados e seminovos. Fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Dal Bello, Silvan Dal Bello e Ernesto W. Filho, a Autoconf conta hoje com 186 clientes – sendo 36 deles no Paraná e outros 150 espalhados pelo Brasil.

Em 2021, a empresa duplicou o faturamento e espera aumentá-lo em três vezes, em 2022. Ainda para o ano novo, a meta é duplicar o número de clientes (que já cresceu 150% em 2021) e também ampliar em duas vezes o quadro de colaboradores.

A solução desenvolvida? Uma plataforma, acessível pelo celular, que cuida de todas as etapas do processo de comercialização de um veículo usado ou seminovo: da prospecção e chegada à loja, passando pela avaliação do carro, culminando com a revenda propriamente dita. A criação do sistema surgiu a partir de uma inquietação de Rodrigo Dal Bello. Desde os 14 anos de idade trabalhando com revenda de carros, não se conformava com falhas corriqueiras nesses trâmites.

“Problemas que iam de erro de avaliação do veículo a ser comercializado até a super dependência das redes sociais externas, para divulgação. Era comum na avaliação achar que se gastaria R$ 1 mil para deixar o carro em ordem para por à venda, e depois serem necessários R$ 2 mil. Problemas que estavam na condução dos processos, sempre muito verbalizados, pouco sistematizados e precisos”, conta o fundador e atual CEO da Autoconf.

Assim, a ferramenta foi concebida para realizar uma avaliação 360º de cada veículo que chega para ser revendido. O diagnóstico é projetado em um simulador, para indicar o valor real de cada carro, e dessa forma permitir que o lojista defina o preço que melhor atenda a suas necessidades.

A plataforma é ainda integrada ao site da loja, e também converge com portais de anúncios de veículos usados e de geração de leads (oportunidades de vendas). Com essa funcionalidade, explica o CEO da Autoconf, a vitrine e os processos de venda ficam baseados no site.

As redes sociais digitais e outras mídias funcionam como meios auxiliares. Desse modo, pontua Dal Bello, o site se torna a principal ferramenta, rompendo com a dependência de mídias externas, que têm suas regras próprias. Tais mídias são importantes, observa o CEO, mas não podem ser a centralidade do negócio.

A mais de 3 mil quilômetros da Rodovia do Café, a Life Car, em Fortaleza, é uma das 150 lojas clientes da Autoconf situadas fora do Paraná. O gestor da revenda, Leonardo Girão, conta que conheceu o sistema no começo de 2020. Iniciou as tratativas para aquisição da solução em maio daquele ano e, no mês seguinte, implementou a plataforma curitibana.

Os resultados logo apareceram. Girão lembra como o sistema deu nova organização ao estoque. Ressalta ainda a precisão da avaliação 360° feita pela ferramenta. “Passei a ter clareza sobre quanto, de fato, o carro deveria custar.”

A objetividade do sistema – “dá todo o passo a passo” – e a rapidez igualmente são mencionadas pelo empresário cearense como pontos fortes. “Ganha-se em tempo. E isso significa ganho financeiro, porque tempo é dinheiro, é o principal ativo hoje”, afirma o gestor da Life Car.

No interior de São Paulo, mais precisamente em Bauru, os irmãos Henrique Ikeahara e Gilberto Ikehara são proprietários da Seiko Automóveis. Tomaram conhecimento da Autoconf por meio de “lives” promovidas por Rodrigo Dal Bello, no início da pandemia. Sentiram que o desenvolvedor entendia do riscado.

Resolveram, então, incorporar a solução na Seiko. Foi necessária uma fase inicial de adaptação, porém logo perceberam melhorias nos processos. “Hoje, tudo funciona como uma orquestra”, comparam. A avaliação 360° dos carros é também destacada. “Passamos a cuidar essencialmente da parte estratégica do negócio.”

Voltando a Rodrigo Dal Bello, em Curitiba, o empresário acrescenta que, no momento de se decidir por criar a Autoconf, estava no norte estabelecer um negócio “escalável e rentável”. Que representasse solução para o segmento de revenda de carros usados e seminovos, no qual tinha quase 30 anos de experiência, e que, no âmbito pessoal, garantisse qualidade de vida. “Um negócio que permitisse aproveitar mais a minha vida, minha família, sem exigir 100% de mim.”

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...

Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

*Leandro Viegas Hora é chuva demais, hora é seca demais. Os últimos...