É normal ficarmos nervosos quando estamos frente à uma situação tão importante como conseguir um novo emprego. Pensando nisso,  Madalena Feliciano, gestora de carreira e hipnóloga, chegou com dicas para lhe ajudar a se dar bem nas entrevistas.

  • Se prepare com antecedência: A primeira coisa a se fazer é estruturar bem seu currículo, com todos os dados e atribuições para torná-lo atraente e em linguagem comercial. Depois, pesquise sobre a empresa que deseja trabalhar, formulando respostas sobre o porquê você deve estar naquele cargo, como sua visão condiz com a do local e pode ajudar esta a crescer. Conhecimento nunca é demais!
  • Mostre-se confiante e comunicativo: Muitas vezes pode parecer difícil para os tímidos, mas passar confiança e falar com desenvoltura é muito importante. Para isso, você pode treinar com perguntas comuns nessas situações e conversar consigo mesmo. Se possível, grave, quando ouvir, poderá perceber se está sendo redundante ou se cometeu erros de português. A prática cria a perfeição!
  • Explique sua experiência profissional sem torná-la entediante: Planeje! Quando estiver se preparando, separe os pontos fortes de sua experiência e preste atenção no tempo para que o recrutador não durma. Também é importante gravar esta parte, assim você fica a par de como está se mostrando para a pessoa que pode lhe contratar. Uma boa maneira é contar histórias, ressaltando os pontos interessantes que podem ficar marcados na memória de quem as ouviu.
  • Demonstre autoconhecimento, determinação e força de vontade: Se é o seu primeiro emprego, mostre que apesar de estar começando, está disposto a aprender e que sabe o que quer. O mesmo vale para quem já está no ramo há anos, afinal, cada nova empresa tem suas peculiaridades. Fale sobre como está disposto e entusiasmado com a chance de poder trabalhar naquele local.

Todas as dicas são preciosas e você pode treinar sozinho, mas para ir além, precisamos de ajuda profissional, afinal ninguém cresce sem investir. A Outliers Careers conta com quem entende do assunto para te colocar no caminho certo, como: orientação profissional, mapeamento de mercado, simulação de entrevistas, avaliação comportamental, reestruturação de currículo, identificação de pontos a serem melhorados, transição de carreira, orientação para plano B ou nova carreira, realocação e auxílio para todos que desejam dar a melhorprimeira boa impressão de si mesmo.

“Não permita que seu piloto automático seja responsável pelos seus sonhos. Você tem muito mais a oferecer do que imagina!”, finaliza Madalena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui