Mais

    Dicas para crescer e ser promovido na área de tecnologia

    Publicidade

    *Por Álvaro Oliveira

    A área da Tecnologia da Informação (TI) vive um dos melhores cenários no mercado de trabalho. Até setembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) registrou 123.544 novos empregos no segmento. Esses dados mostram que há uma tendência que permeia por todo o mundo, despertando o interesse de cada vez mais jovens que desejam escolher uma profissão.

    Publicidade

    Entretanto, há quem diga que se desenvolver na tecnologia é simples e acontece naturalmente, mas não é bem assim. Antes de qualquer coisa, é imprescindível buscar especialização e conhecimento, afinal, este é um setor que engloba diversas funções técnicas que exigem experiência e, inclusive, persistência. O setor de tecnologia recebe atualizações em uma grande velocidade, logo, o profissional de TI não pode deixar de estudar as ferramentas e os recursos atuais, bem como as tendências que surgem constantemente, pois o mercado valoriza bastante as certificações de especialização.

    Embora manter os estudos na rotina seja uma das dicas mais valiosas e compartilhadas entre os gestores e líderes do mercado, há ainda algumas outras que devem ser mencionadas e que contribuem amplamente no desenvolvimento da carreira.

    1. Comunicação e curiosidade

    O primeiro passo para um tecnólogo se destacar é entender todo o funcionamento dos projetos em que está inserido, explorando os panoramas e suas vertentes. Isso permite descobrir coisas novas e oferece a oportunidade de testar insights que surgem por meio da curiosidade e do acesso a colegas com ideia semelhantes. Desse modo, é essencial manter a comunicação em equipe sempre em dia – quando há falta de comunicação entre membros de um projeto, aumenta também o risco de não o desenvolver adequadamente, acarretando uma pesquisa incompleta ou a criação de um aplicativo ou produto incorreto, por exemplo.

    Publicidade

    2. Construção de networking

    Da mesma forma que desperta a curiosidade, a comunicação possibilita a construção de um bom networking, ou seja, uma rede de conexões com colegas e aliados de profissão. Assim como em qualquer outro segmento, mantenha sua rede de contatos atualizada e, assim, quem tiver uma boa percepção e referência do seu trabalho poderá indicá-lo em mais projetos. Essa propaganda boca a boca contribui para ser promovido de forma mais rápida.

    3. Inovação e boa liderança

    Apresentar inovação e proatividade é mais uma dica indispensável para quem não deseja ficar estagnado na carreira. Dito isso, a prática acaba se tornando uma grande aliada para quem deseja ser promovido, afinal, um dos perfis mais buscados atualmente é aquele que sabe encontrar os melhores caminhos para chegar em um determinado objetivo, além de demonstrar maleabilidade e um bom gerenciamento de equipe. Assim, mesmo que você esteja em uma posição de colaborador no desenvolvimento de um projeto, você se destaca ao se concentrar na solução e mostrar sua liderança ou senioridade ajudando seus colegas a enxergar de que forma a alcançar.

    Para ser promovido na área de tecnologia, é inegável que o profissional precisa estar sempre conectado com as atualizações e novidades que surgem diariamente no mercado. Contudo, é cada vez mais valorizado o perfil que busca apresentar possíveis soluções para os constantes problemas.

    O espírito de equipe, a proatividade e o bom gerenciamento de pessoas são fatores fundamentais para se destacar e encarar novas possibilidades. Na Andela, os profissionais dispõem de uma comunidade de aprendizagem em que podem ajudar quem está iniciando sua jornada profissional por meio de oportunidades de mentoria, repassando o seu conhecimento para aumentar seu círculo de influência como líder de pensamento e expandir o seu reconhecimento no mercado.

    *Álvaro Oliveira é EVP & GM Talent Solutions na Andela.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui