segunda-feira , 20 maio 2024
Ínicio Noticias Dicas para vender bem pelo Instagram
NoticiasRedes Sociais

Dicas para vender bem pelo Instagram

603

Em 2010 surgia um dos recursos de entretenimento que revolucionou o jeito de as pessoas se comunicarem na rede social: o Instagram.

A plataforma, que já alcançou 2 bilhões de pessoas ativas, chegou ao público de uma maneira diferente das demais mídias de sucesso no país. Ao invés de muitos textos e poucas imagens, menos palavras e mais recursos visuais.

Outro ganho do Instagram foram as publicações em vídeos. O Reels, por exemplo, é um dos recursos lançados em 2020 para criar vídeos curtos e educacionais ou divertidos.

Aos poucos tudo o que foi projetado para diversão se tornou um meio de impulsionar as vendas de produtos e/ou serviços das empresas. Mas, como se sobressair diante de tantas funcionalidades?

Uma das dicas básicas é ter um perfil comercial no Instagram for Business, modalidade da plataforma própria para perfis empresariais. Com a página, as empresas conseguem pensar em estratégias para o seu perfil de público. Elas também podem criar anúncios pagos e aproveitar as funcionalidades que a rede social dispõe, como as métricas que indicam se as vendas estão sendo alcançadas, quais os pontos de melhorias e no que é necessário evoluir.

“Com essas métricas é possível monitorar a performance e utilizar os dados como guias para tomadas de decisões eficazes que auxiliam na jornada do cliente”, defende Alberto Filho, CEO da Poli, startup de automação e integração de canais digitais de atendimento.

Para ter mais solidez e reputação no mercado, a empresa precisa postar conteúdo. Os clientes que se identificam com o serviço ou produto da marca e a seguem esperam posts de lançamentos e promoções, mas também aguardam outros tipos de conteúdo que possam criar laços mais duradouros com a marca. Neste sentido, uma das dicas é postar bastidores e como um produto pode ser utilizado de várias formas.

Leia também: 

“A empresa precisa criar conteúdo que entretenha, mas também que ensine. Uma loja de roupas pode, por exemplo, ensinar como utilizar uma mesma peça de roupa em combinações diferentes. É com esse olhar atento que se conquista o consumidor”, diz Alberto.

Foco em vídeos

Em 2022, o Instagram estava voltado a combater o crescimento do TikTok e, por isso, voltou seus esforços em vídeos. Em razão disso, para a marca ser mais visada e chegar aos clientes e leads, as estratégias de social media precisam contemplar esse formato.

“Se a rede social está entregando para os seguidores mais vídeos do que imagens ou conteúdos estáticos, o caminho é focar em vídeos. Mas eles não precisam ter grandes produções. Os vídeos devem, acima de tudo, passar uma mensagem, encantar pessoas e capturar a atenção”, avalia o especialista da Poli.

Para maior engajamento, a empresa pode fazer parceria com influencers, desde que o profissional se identifique com a marca. Outra opção é fazer postagens unificadas com parceiros. Isso possibilita o aumento da interação e visibilidade da marca, eleva as vendas e melhora os resultados da empresa.

Tecnologia como aliada

Para ampliar o alcance do público-alvo e criar mais impacto no mercado, uma das soluções para as empresas é o uso de ferramentas que agilizam o relacionamento com os clientes, bem como que centralizam todas as atividades da rede social (anúncios, atendimento, venda, monitoramento, cobrança).

É o caso da Poli. A plataforma permite que micros e pequenas empresas façam a integração do Instagram e demais redes sociais do negócio, como WhatsApp, Facebook Messenger e o site da empresa. Assim, a empresa otimiza tempo, diminui gastos e melhora a experiência de compra do consumidor. “A empresa não precisa ficar visitando cada rede social para saber quem comentou, quem perguntou, curtiu ou fez críticas. Com a ferramenta da Poli, as informações ficam centralizadas e, com isso, fica mais fácil e ágil monitorar o engajamento, as campanhas que deram ou não certo, facilitando a criação de conteúdos assertivos para atrair mais pessoas que se identificam com a marca”, sublinha o CEO. Em 2023, a Poli projeta atingir algo próximo à incrível marca de 1 bilhão de mensagens trocadas na sua plataforma e seguir expandindo os canais, sempre com foco na experiência e na solução de problemas.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Saiba quais são as rotinas fiscais que tiram o sono das PMEs e como evitar os riscos

Conhecido por sua complexidade e burocracia, o sistema tributário brasileiro será reformado...

SERES Auto apresenta nova plataforma focada em carros de luxo inteligentes

A SERES Auto, principal empresa chinesa de veículos de novas fontes de...

Especialistas que compartilham conhecimento fortalecem sua autoridade e combatem a desinformação

Com a popularização das redes sociais dos últimos anos, a disseminação  de fake...

IAS anuncia Election Lab para orientar gestão de campanhas digitais às vésperas das eleições de 2024

A Integral Ad Science (IAS), plataforma líder global em medição e otimização...