Em abertura do Cyber Security Summit Brasil, coronel Arthur Sabbat falou sobre a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética

Uma das maiores conferências de segurança cibernética, a Cyber Security Summit Brasil 2020, teve início nesta terça-feira (29) com uma palestra do Diretor do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Arthur Sabbat, que começou falando sobre a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber).

Segundo Sabbat, a estratégia reflete uma característica da nossa sociedade que já foi percebida por institutos internacionais que fazem pesquisa, que é a reduzida maturidade em segurança cibernética em nosso país.

“No corpo da estratégia nós utilizamos uma série de ações que devem ser tomadas na área da educação porque não há outro meio de se incorporar os ensinamentos, os princípios, os ditames de segurança cibernética, sem que se atue na educação, sem que essa educação se torne depois algo que afeta a cultura do brasileiro e aí você consegue obter maturidade”, comentou Sabbat.

O Coronel chamou a atenção para o fato de que a E-Ciber não é voltada apenas para a cibersegurança dos órgãos públicos, uma vez que ela também indica uma série de ações que podem ser adotadas no cotidiano do cidadão.

Ao final da palestra, Arthur Sabbat falou sobre o projeto de continuidade e evolução da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, que está em análise no GSI para ser publicado como decreto o  Plano Nacional de Gestão a Incidentes Cibernéticos.

“Esse plano tem como finalidade elevar a resiliência contra ataques cibernéticos, a resiliências de todos os órgãos públicos da administração pública federal e ele também serve como modelo, como subsídio para outras associações. Esse plano é um passo significativo para o aumento da resiliência, para aumento da proteção, dos sistemas, para o aumento da segurança cibernética”, explicou o Diretor do GSI-PR.

De acordo com as informações divulgadas, o plano cria um sistema federal de gestão de incidentes cibernéticos para compartilhar informações, tendências, ferramentas de segurança, tendências de ameaças cibernéticas, lições aprendidas, especialistas na área de segurança cibernética, prevenção, tratamento e respostas a incidentes cibernéticos.

Sabbat terminou a palestra no Cyber Security Summit Brasil 2020 dizendo que acredita que o Plano Nacional de Gestão a Incidentes Cibernéticos é um passo assertivo que o Brasil precisa adotar na direção da segurança cibernética nacional para reduzir os números de sucessos de fraudes contra cidadãos e instituições que estão tendo enormes prejuízos por conta de ataques cibernéticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui