quinta-feira , 25 abril 2024
Ínicio Empreendedorismo Do assistencialismo ao empreendedorismo: DMCard comprova tendência com patrocínio ao Fundo Educar Transforma
EmpreendedorismoNoticias

Do assistencialismo ao empreendedorismo: DMCard comprova tendência com patrocínio ao Fundo Educar Transforma

1.1k
Compartilhe

No início da pandemia, a iniciativa privada assumiu um importante papel na solidariedade atendendo demandas que o governo e o terceiro setor sozinhos não conseguiriam absorver. Devido a situação emergencial e urgente, o formato adotado foi o assistencial que, após um ano de pandemia, começa a dar espaço a ações mais voltadas à geração de renda. Um exemplo de como tem funcionado esse ciclo são as iniciativas da DMCard que tiveram início com apoio a distribuição de cestas básicas e abertura de novos leitos de UTI e, agora, ao se tornar patrocinadora oficial do Fundo Educar Transforma.

Uma forma de explicar essa nova tendência das iniciativas sociais é retomando aquela expressão chinesa (atribuída a Lao-Tsé, importante filósofo da China antiga).  “Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e ele se alimentará por toda a vida”. A frase está mais atual do que nunca, principalmente no mundo corporativo.

Aporte de R$ 2 milhões

A DMCard, administradora de cartões de crédito, já vem como parceira do Transforma Brasil em iniciativas durante a pandemia, movimento que tem como objetivo estimular o voluntariado e o engajamento cívico no país. Para esta nova fase e como patrocinadora oficial da segunda fase do Fundo Transforma Brasil – O Educar Transforma –  entra com um aporte de R$ 2 milhões. Esse dinheiro será destinado ao microcrédito para os microempreendedores de baixa renda e a estruturação de capital de giro.

O apoio da DMCard é fundamental, pois irá promover um programa educacional que fomenta o desenvolvimento econômico e social de pessoas em situação de vulnerabilidade, através da empregabilidade e empreendedorismo, já que durante a crise provocada pelo Covid-19, cerca de 8 milhões de vagas de emprego foram fechadas em todo o país.

“A visão de futuro da DMCard vai ao encontro das ações do Transforma Brasil e do programa Educar Transforma, desenvolvido em três pilares: capacitação, incubação e aceleração”, diz Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard. “Vamos acompanhar com o Transforma Brasil a execução do projeto para orientar os participantes e entender se os objetivos desses empreendedores estão sendo alcançados”, completa a executiva que é responsável pela gestão das iniciativas sociais da instituição financeira.

Fundo Educar Transforma quer impactar um milhão de pessoas

Os beneficiários são pessoas de baixa renda com até três salários mínimos e/ou em situação de vulnerabilidade social. A meta é impactar um milhão de pessoas, mentorar 100 mil e acelerar 50 mil.

Com foco na qualificação com conteúdo digital, mentoria e acompanhamento com projetos e iniciativas sociais e acesso a recursos financeiros e/ou materiais a Educar Transforma contempla: ambiente virtual para capacitação e mentoria, mentores especialistas por área oriundos de instituições da rede Transforma Brasil (organizações da sociedade civil e empresas), kits de aceleração, microcrédito, definição das premissas para avanço nas fases do programa e acesso ao networking do ecossistema (parceiros, possíveis empregadores/empresas e investidores).

O auxílio será viabilizado por meio da rede composta por mais de quatro mil Ongs parceiras do Transforma Brasil. São elas que vão intermediar o acesso ao benefício às famílias assistidas pelas instituições.

Empreendedorismo no Brasil

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com apoio do IBQP e Sebrae, em 2018, a taxa de empreendedorismo no Brasil é de 38% entre a população de 18 a 64 anos, o que equivale a aproximadamente 51,972 milhões de pessoas. Ao analisar toda a população do país, que está em torno de 210 milhões, 24,76% empreendem, ou seja, quase um em cada quatro pessoas. Mesmo ainda enfrentando algumas dificuldades, o empreendedorismo vem sendo uma oportunidade para aqueles que desejam ter seu próprio negócio. Além de ter um reflexo considerável no PIB do país e ajudando no crescimento das micro e pequenas empresas.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia

O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás...

Dívidas milionárias impulsionam a trajetória de uma empreendedora que mudou as regras do jogo

Em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, uma jovem enfrentava...

App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus na Agrishow

A Agrishow se consolidou como uma das maiores vitrines de tecnologia agrícola...

O Melhor de ‘Sociedade da Virtude’ chega à Max dia 3 de maio

A animação brasileira de super-heróis que conquistou o canal [adult swim], SOCIEDADE DA...